gnome web
Notícias

GNOME Web adotará suporte a WebExtensions

O GNOME Web, navegador oficial do projeto GNOME, em breve receberá o tão aguardado suporte a extensões. Para isso, a aplicação usará a API WebExtensions da Mozilla, a mesma utilizada no Firefox.

Desta forma, à medida que o GNOME Web vai sendo compatibilizado com a nova funcionalidade, a intenção é que o navegador seja compatível com a maioria das extensões disponíveis para o Firefox.

Prazer, GNOME Web

Inicialmente chamado de Epiphany, o GNOME Web é um navegador que há muito chama a atenção dos usuários de distribuições Linux. 

Os pontos fortes e fracos do navegador

O seu design simplista, que se integra perfeitamente ao GNOME Shell, unido à navegação sólida proporcionada pela engine WebKit (mesma utilizada no Safari, da Apple) tornam o GNOME Web uma opção muito atraente para muitas pessoas.

gnome web

Porém, mesmo possuindo vários pontos fortes, a ausência de algumas funcionalidades básicas, como o suporte a extensões e DRM (necessário para reproduzir conteúdo dos serviços de streaming), impede a adoção em massa do navegador.

Felizmente, um desses problemas está prestes a acabar.

O novo suporte a extensões do GNOME Web

O suporte às extensões do Firefox já está sendo implementado no GNOME Web e deverá chegar às prateleiras virtuais com a versão 43 do GNOME Shell, que está prevista para o dia 21 de setembro de 2022.

No momento em que este artigo está sendo escrito o GNOME Web 43 encontra-se em estado de desenvolvimento “alpha” e apesar dos bugs em potencial, já pode ser testado.

Como está o suporte a extensões agora?

No momento, todas as extensões do Firefox já podem ser testadas no GNOME Web e muitas delas já se encontram perfeitamente funcionais.

Testamos duas extensões bastante populares: a BitWarden e a Dark Reader. A primeira sendo um gerenciador de senhas e a segunda para “forçar” o dark mode em páginas que não possuem este recurso.

Resultados do teste da extensão do BitWarden

A extensão do BitWarden funcionaria perfeitamente se não fosse por um detalhe, o recurso de autocompletar. 

No momento, é possível fazer login na sua conta do BitWarden, acessar todas as suas informações, bem como adicionar novos dados e senhas. Porém, ainda não é possível autocompletar as informações de login clicando sobre elas na janela da extensão.

bitwarden extension on gnome web

Isso faz com que seja necessário copiar e colar as informações de login do painel “pop up” da extensão para os campos correspondentes.

Testes do funcionamento da Dark Reader

A extensão Dark Reader pôde ser instalada sem problemas, porém, ocorreram alguns bugs durante os testes que inviabilizaram a sua utilização.

O “modo escuro” aplicado pela extensão aparece de forma “bugada” em alguns sites nos quais a mesma funciona perfeitamente em outros navegadores, tornando textos ilegíveis e imagens mais escuras. Além disso, a partir da segunda vez que clicamos sobre a janela da extensão após ter iniciado o GNOME Web, ela fica apenas carregando e não exibe o seu conteúdo.

Todavia, é importante lembrarmos que os testes foram realizados em uma versão de desenvolvimento do GNOME Web e muitos desses bugs, provavelmente, estarão corrigidos no momento em que a versão estável for lançada.

GNOME Web: o seu novo navegador padrão

A ausência do suporte a extensões foi o principal fator que me fez desistir do GNOME Web no passado. Estou há cerca de uma semana utilizando-o como o meu navegador padrão e mesmo sendo um “alpha”, tem funcionado quase perfeitamente.

Além dos bugs relacionados às extensões que relatei acima, não tive qualquer outro problema com o navegador e a velocidade de navegação é boa o suficiente, lembrando a do Firefox.

Todavia, a falta de suporte a DRM continua sendo um problema que me força a ter outro navegador instalado para poder acessar serviços de streaming como a Netflix e a HBO Max.

Você já deu uma chance ao GNOME Web ou pretende dar quando o suporte a extensões chegar? Conte-nos, nos comentários, quais são as suas impressões em relação ao navegador.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!