Nossa vida digital evoluiu bastante e de alguns anos para cá temos acesso a diversos serviços online como redes sociais, e-mails, contas bancárias e plataformas de trabalho através de dispositivos como celulares e computadores.

Mesmo com essa evolução no número de serviços que podem ser consumidos online, as senhas continuam sendo relevantes e utilizar uma boa senha pode te livrar de um possível vazamento de dados ou de hackearem suas contas.

O problema é que criar senhas fortes para diversos sites diferentes e memorizá-las, é uma tarefa bastante trabalhosa. Para simplificar nossa vida, podemos contar com a ajuda de gerenciadores de senhas como o Bitwarden.

O que é o Bitwarden

O Bitwarden é um gerenciador de senhas baseado na nuvem, que possui a capacidade de criar senhas, cadastrar logins de sites e auto-preencher o usuário e senha em diversos sites, para que você não precise digitar ou até mesmo copiar e colar suas senhas.

Ele é um projeto de código livre bastante confiável, que possui versões para Linux, Windows, macOS, Android e iOS, além de contar com acesso web através do site oficial e extensões para navegador.

image 24

Site do Bitwarden – Dados pessoais como e-mail e logins de banco apagados

Além de poder criar e gerenciar senhas, ele também permite aos usuários guardar cartões bancários, notas de texto e documentos que podem ser adicionados de forma rápida em sites para que tais dados não necessitem ficar salvos nestes serviços.

Como ele funciona?

Após criar sua conta no Bitwarden, você poderá criar credenciais, onde ficarão armazenados os dados como usuário e senha, além da URL de login, caso você queira automatizar esta tarefa.

image 23

Feito isso, você apenas precisará se lembrar de sua senha do Bitwarden, chamada senha mestra, que será a responsável por abrir o seu “cofre” de senhas, por isso, pense em uma senha que seja forte e que você não irá se esquecer.

Com a extensão do software instalada em seu navegador, ou o aplicativo instalado em seu celular, basta destrancar o Bitwarden para ele poder realizar o login em seu site ou o aplicativo.

image 7

Por que usar o Bitwarden?

Bem, você deve estar se perguntando porque usar um gerenciador de senhas como o Bitwarden em seu dia-a-dia, dentre os principais motivos temos:

  • Segurança: você nunca precisará utilizar a mesma senha em diversos sites, o que trará mais segurança para seus dados e evita que várias contas de usuário criadas por você sejam invadidas.
  • Gerar senhas fortes: com o Bitwarden, você pode escolher o tamanho da senha, que tipo de caracteres deverão ser utilizados, podendo criar senhas fortes sempre que precisar.
  • Conveniência: com o Bitwarden, você possui acesso a todas as suas senhas em diversos dispositivos, chega de anotar senhas em um caderninho.
  • Facilidade: o Bitwarden é prático de se utilizar, além de ser simples e intuitivo, fazendo com que o usuário não necessite de conhecimentos avançados.

Além disso, o Bitwarden é um software gratuito e ilimitado, mas, caso você queira alguns recursos extras como autenticação em dois fatores integrada ao aplicativo, relatórios de segurança e recursos empresariais, ele possui alguns planos pagos com valores entre US$ 1,00 e US$ 5,00 (valor em dólares americanos), um pequeno preço em prol de sua segurança digital, não?

Como instalar o Bitwarden?

Caso você queira testar o Bitwarden como seu gerenciador de senhas padrão, instalá-lo em seu computador é um ótimo primeiro passo e para isso, você pode:

Instalar a extensão do Bitwarden para navegador

Utilizar a extensão do Bitwarden para navegador irá aumentar a comodidade no uso do aplicativo, ele conseguirá autopreencher seus dados em sites, além de mostrar uma notificação perguntando se você deseja salvar uma senha em seu banco de dados.

Para realizar a instalação da extensão, basta procurar por Bitwarden na loja de extensões de seu navegador de internet preferido, como o Google Chrome, Firefox, e vários outros que possuam suporte a este recurso.

image 22

Instalando o Bitwarden em sua distribuição

O Bitwarden possui versões compatíveis com todos os sistemas operacionais baseados em Linux, através de AppImage, Snap e Flatpak.

Caso você queira utilizar o Bitwarden em AppImage, basta acessar o site oficial do projeto e realizar o download do executável, logo após isso, certifique-se que ele possua permissões de execução e dê um duplo clique.

image 6

Caso você queira utilizar as versões em Snap ou Flatpak do aplicativo, basta procurar por elas na loja de aplicativos de seu sistema operacional ou utilizar um dos seguintes comandos.

Para instalar a versão Snap do Bitwarden:

sudo snap install bitwarden

Instalar a versão Flatpak do Bitwarden:

flatpak install flathub com.bitwarden.desktop

Aplicativos para dispositivos móveis

Para ter ainda mais comodidade com suas senhas, instalar o Bitwarden em seus dispositivos móveis é uma ótima pedida, para isso, navegue até a loja de aplicativos (Play Store ou App Store) de seu telefone e procure por Bitwarden.

Após realizar a instalação, basta logar com sua conta e conceder as permissões que o aplicativo pedir, para que as funções de autopreenchimento sejam ativadas.

image 5

Você utiliza o Bitwarden? O que acha deste software? 

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
RawTherapee: editor de fotos raw de código aberto
Continue lendo

RawTherapee: editor de fotos raw de código aberto

Embora o Adobe Lightroom seja um dos mais conhecidos softwares de pós-produção fotográfica, existem opções ótimas para substituí-lo e o RawTherapee é uma delas, venha conhecer mais este software.
Como usar o Photopea a alternativa online ao Photoshop
Continue lendo

Como usar o Photopea a alternativa online ao Photoshop

O Adobe Photoshop é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de manipulação de imagens, mas no artigo de hoje, você conhecerá o Photopea, uma alternativa gratuita e online a solução da Adobe.
Pacote GIMP oficial aterriza na Microsoft Store
Continue lendo

Pacote GIMP oficial aterriza na Microsoft Store

O GIMP é um poderoso software de manipulação de imagens multiplataforma e recentemente, eles anunciaram um pacote oficial para realizar a instalação do software no Windows.