Notícias

GIMP 2.10.30 é lançado com melhor suporte para arquivos do Photoshop

Os desenvolvedores do popular, gratuito e de código aberto editor de imagens GIMP, anunciaram o lançamento da versão 2.10.30 como a atualização estável mais recente do editor de imagens. Contando com correção de bugs, otimizações e trazendo melhor suporte para vários formatos de arquivo, incluindo AVIF, DDS, HEIF, PBM, PSD e RGBE.

2022 01 04 09 53

A exportação de AVIF do GIMP agora favorece o uso do codificador AOM AV1.

A versão 2.10.30 do GIMP, traz melhorias na funcionalidade de exportação para favorecer o codificador AOM (Alliance for Open Media), que usa o formato de codificação de vídeo AV1 (AOMedia Video 1) aberto e livre de royalties.

Suporte para a API Freedesktop

A mais recente atualização do GIMP, adiciona suporte para distribuições Linux mais recentes que usam os portais Freedesktop. 

A API Freedesktop, permitiu aos desenvolvedores implementarem a seleção de cores no display e atualizarem o plug-in “Screenshot” para usar a API Freedesktop preferencialmente, ao invés das APIs específicas do KDE ou GNOME, que aparentemente são restritas por razões de segurança desde o KDE Plasma 5.20 e GNOME 41.

Um melhor suporte ao formato PSD

A nova versão do GIMP, também traz uma boa notícia para aqueles que utilizam o formato de arquivos usado pelo popular editor de imagens da Adobe, o Photoshop.

A versão 2.10.30 GIMP adiciona suporte para carregar mais subcasos de PSD, como máscaras de camada marcadas com dimensões inválidas, CMYK sem alfa, CMYK sem camadas, imagem mesclada de um RGBA de 16 bits por canal que tinha canal alfa opaco.

Outras novidades importantes

Entre outras melhorias interessantes, o GIMP 2.10.30 atualiza o suporte de metadados no núcleo e nos plug-ins, além de corrigir um bug na ferramenta “Texto” para seguir a renderização da fonte de subpixel das configurações do seu sistema.

“Subpixel rendering is for GUI on a screen of a specific type and pixel order and is not suitable for image contents which can be zoomed in or out, showed on various screens or even printed.”

Desenvolvedores do GIMP

Em uma tradução livre:

“A renderização de subpixel é para GUI em uma tela de um tipo e ordem de pixel específicos e não é adequada para conteúdos de imagem que podem ser ampliados ou reduzidos, exibidos em várias telas ou mesmo impressos.”

Desenvolvedores do GIMP

Experimentando a nova versão do GIMP

Você pode fazer o download do GIMP 2.10.30 através do site oficial como um aplicativo Flatpak ou esperar até que a nova versão do editor de imagens chegue no repositório oficial da sua distribuição Linux.

2022 01 04 10 17

Se você tiver curiosidade para saber qual versão do GIMP está instalada no seu sistema, basta abrir o editor de imagens, clicar na opção “Ajuda”, no menu superior, e, em seguida, clicar em “Sobre”.

2022 01 04 10 22

Ou pelo terminal utilizando o comando:

gimp --version
2022 01 04 10 24

E você aí, utiliza o editor de imagens GIMP? O que achou das novidades da nova versão? Um abraço, meus amigos. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Snap Store tem revisão manual de aplicativos

Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!