Já faz algum tempo que a equipe do Ubuntu anunciou um novo instalador baseado em Flutter para substituir o Ubiquity, deixando o sistema operacional ainda mais moderno e intuitivo, principalmente nesse primeiro passo para o uso do sistema.

Prometido para ser o instalador padrão do Ubuntu 21.10, o novo instalador não ficou pronto em tempo do lançamento mais recente do sistema, porém, já é possível testá-lo e a Canonical precisa de seu feedback para saber onde melhorar.

Modernizando o sistema

Baseado no SDK Flutter, o novo instalador do Ubuntu possui um visual moderno e totalmente baseado no tema Yaru que está sendo desenvolvido com o sistema desde sua mudança da interface gráfica Unity para GNOME.

Ele será um tanto quanto diferente do clássico Ubiquity, porém, continuará oferecendo todas as funções existentes nele, além de trazer recursos como opções de recuperação de sistema através da Live ISO.

Temos um artigo no blog falando mais sobre o novo instalador e as mudanças que o acompanham.

Testando o novo instalador do Ubuntu

O novo instalador ainda não foi integrado a versão 21.10 do sistema, masa Canonical o adicionou no canal Canary do Ubuntu 22.04 LTS chamado Jammy Jellyfish.

Vale dizer que o canal Canary serve apenas para o teste de novas funcionalidades, portanto, existe uma grande possibilidade do novo instalador não chegar a ser utilizado até o próximo lançamento beta do Ubuntu.

image 2

A versão Canary do Ubuntu Jammy Jellyfish pode ser baixada através do site oficial do sistema. Esta ISO possui pacotes muito atuais e instáveis, ela NÃO deve ser utilizada em produção.

Fornecendo seu feedback

Após testar o instalador do sistema em uma máquina virtual ou real que não seja utilizada para produção e tirar suas conclusões, você pode relatar sua experiência para os desenvolvedores do sistema, contando como foi o processo de instalação e citar eventuais bugs que ocorreram.

“Adoraríamos ouvir seus comentários sobre o novo fluxo do instalador e, como sempre, nos beneficiaríamos com o máximo de testes possível.”

Oliver Smith, gerente de produto do Ubuntu Desktop e Raspberry Pi

Os feedbacks podem ser enviados através de um tópico no fórum do Ubuntu e quanto mais detalhes você conseguir oferecer, mais a comunidade pode se beneficiar com eventuais melhorias que surjam.

Lembre-se que este é apenas o início do teste e muitas coisas provavelmente ainda não estão em seu devido lugar.

Você utiliza o Ubuntu? Já testou o novo instalador? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
onlyoffice 7.0
Continue lendo

OnlyOffice 7.0 chega repleto de novos recursos

A suíte de escritório de código aberto OnlyOffice, chega em sua versão 7.0 trazendo diversas novidades como a criação de documentos com campos preenchíveis, proteção de planilhas e pastas de trabalho com senha.