Notícias

Um novo passo para a computação em nuvem com o Windows 365

A computação em nuvem está cada vez mais se tornando uma ferramenta indispensável, especialmente no mundo empresarial. Desde os serviços mais básicos como o Google Docs e o Office 365, até “supercomputadores” completos sendo utilizados remotamente, este parece ser um categoria de serviço que veio para ficar.

Conheça o novo Windows 365

Em julho deste ano (2021) a Microsoft fez o primeiro anúncio oficial do Windows 365, um serviço que permite fazer streaming de um computador rodando o Windows nas versões 10 ou 11 diretamente do seu navegador.

Acesse máquinas rodando Windows diretamente do navegador

Você que é leitor assíduo aqui do nosso blog certamente já ouviu falar do ThinLinc, um serviço que permite utilizar remotamente um PC rodando Linux. Bem, o Windows 365 será basicamente a mesma coisa, só que estará rodando Windows ao invés de uma distribuição Linux.

windows 365

Como as máquinas do Windows 365 podem ser acessadas através do navegador, o serviço pode ser facilmente utilizado a partir de qualquer sistema operacional. Aqueles que desejam utilizar o serviço a partir do próprio Windows ainda poderão fazê-lo através da aplicação Remote Desktop que vem instalada por padrão nos Windows 10 e 11.

Computação em nuvem vale a pena!

Muito utilizado em escritórios, serviços de computação remota podem ser uma “mão na roda” para empresas que possuem funcionários trabalhando em “home office” e precisam utilizar sistemas operacionais e aplicações específicas.

Imagine que você seja o dono de uma empresa que possui toda a sua infraestrutura baseada em sistemas Windows e programas criados especificamente para o seu próprio uso. Seria muito complicado assegurar que todos os seus funcionários trabalhando em casa tenham acesso aos softwares e sistemas corretos nos seus próprios computadores.

Ao fazer uso de um serviço de computação em nuvem, não importa qual sistema operacional os funcionários desta empresa utilizam em casa, já que tudo o que eles precisarão para fazer o seu trabalho é um navegador compatível.

Salve o estado do seu computador remoto

Outra grande vantagem do Windows 365 é a sua função de inicialização instantânea. Esta funcionalidade permite que o usuário acesse o sistema exatamente da mesma forma que o deixou na sua última utilização.

Não importa quantos programas ou abas do navegador estavam abertos na sua máquina remota, ao acessar novamente o sistema, tudo estará exatamente do jeito que você deixou.

Se você já utilizou gerenciadores de máquinas virtuais como o VirtualBox, é basicamente a mesma funcionalidade que pode ser encontrada no recurso de “Salvar o estado da máquina” no virtualizador de sistemas da Oracle.

É difícil implementar e utilizar o Windows 365?

Outra grande vantagem do Windows 365 é que ele é feito para que até os usuários mais leigos possam utilizá-lo. Segundo a Microsoft, até mesmo a implementação do serviço é simples o suficiente para que não seja necessária a contratação de técnicos em virtualização de sistemas.

O novo formato de distribuição de conteúdo

Após o surgimento e sucesso de serviços de streaming como a Netflix, o Spotify e tantos outros nos últimos anos, várias outras áreas aderiram a esta forma de trabalho. Outro bom exemplo é o Diolinux Play, o nosso serviço de streaming de cursos.

A Microsoft não está ficando de fora dessa, já que o Windows 365 funcionará à base de pagamentos mensais.

Preços e hardwares disponíveis

O Windows 365 conta com diversas opções de planos e os preços podem variar de R$137,10 até R$925,50 mensais por usuário.

As máquinas disponibilizadas para o acesso remoto contam com processadores de até 8 núcleos, máximo de 32GB de RAM e 512GB de armazenamento. Naturalmente, apenas assinantes dos planos “Premium” terão acesso a um hardware tão potente.

Aqueles que optarem pelos planos “Basic” e “Padrão” terão acesso a máquinas mais simples, o que pode ser uma excelente opção para usuários que utilizam apenas softwares leves como suítes office.

Posso testar o serviço gratuitamente?

Inicialmente o serviço estava disponível para teste gratuito por um período de 2 meses, porém, a alta demanda fez com que os planos de testes fossem suspensos indefinidamente.

Confira o que disse Scott Manchester, diretor de gerenciamento de programa do serviço:

Nós vimos uma resposta inacreditável ao Windows 365 e precisamos pausar o programa de testes gratuito enquanto providenciamos capacidade adicional. Inscreva-se abaixo para ser notificado quando os testes voltarem ao normal.

O quê você acha de serviços de computação em nuvem, desde os mais básicos como o Google Docs até os mais completos como o ThinLinc e o próprio Windows 365? Conte o seu ponto de vista nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!