compilação do kernel linux
Notícias

Compilação do kernel Linux pode ficar até 80% mais rápida

Recentemente, Ingo Molnar, desenvolvedor do kernel Linux de longa data, postou um grande conjunto de patches, sendo 2.297 no total, que estão em desenvolvimento desde o final de 2020 e retrabalham completamente a hierarquia de arquivos de cabeçalho do kernel.

Acelerando a compilação do kernel Linux

O objetivo do projeto chamado “Fast Kernel Headers” ou “Cabeçalhos Rápidos do Kernel”, em tradução livre, é acelerar os tempos de compilação do kernel e também limpar um monte de coisas no processo para resolver o que os desenvolvedores chamam Dependency Hell ou “Inferno de Dependências”.

“As most kernel developers know, there’s around ~10,000 main .h headers in the Linux kernel, in the include/ and arch/*/include/ hierarchies. Over the last 30+ years they have grown into a complicated & painful set of cross-dependencies we are affectionately calling ‘Dependency Hell’.”

Ingo Molnar

Em uma tradução livre:

“Como a maioria dos desenvolvedores de kernel sabe, há cerca de aproximadamente 10.000 cabeçalhos .h principais no kernel do Linux, nas hierarquias include / e arch / * / include /. Nos últimos 30 anos, eles se tornaram um conjunto complicado e doloroso de dependências cruzadas que chamamos afetuosamente de ‘Inferno de Dependências’. “

Ingo Molnar

Uma melhoria de 50 a 80% no desempenho

Segundo os números de Molnar, pode haver até 78% mais compilação de kernel por hora com o “Fast Kernel Headers”. Uma melhoria de 50 a 80% no desempenho absoluto de compilação do kernel em arquiteturas suportadas. Este é um grande passo em termos de eficiência e desempenho de compilação do kernel Linux.

image 5

Outras mudanças importantes

A série de patches desacopla muitos cabeçalhos de alto nível de outros, desvinculando funções desnecessárias. Um desacoplamento do tipo e cabeçalhos de API, manipulação automatizada de dependências de arquivos de cabeçalho e uma variedade de outras mudanças.

Um dos maiores patches da história do kernel Linux

O projeto Fast Kernel Headers, é uma série de patches massiva e, provavelmente, o maior recurso único do kernel Linux por tamanho de código.

Esta enorme série de patches foi testada até agora nas arquiteturas x86 / x86_64, SPARC, MIPS e ARM64. Por enquanto, ela está sendo enviada inicialmente como um RFC (request for comments)

Para quem lida com compilação de kernel Linux, a possibilidade de uma compilação mais rápida é sempre bem-vinda.

Um abraço, meus amigos. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 posts

About author
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Articles