CloudReady é o futuro do Chrome OS?

CloudReady é o futuro do Chrome OS?

O CloudReady é uma distribuição focada em trabalho em nuvem baseada no sistema operacional Chrome OS do Google, com uma pequena diferença, utiliza o projeto open source Chromium OS como base.

Desenvolvido pela empresa americana Neverware, o CloudReady possui versões comerciais para escolas e empresas, além de uma versão “home” disponibilizada gratuitamente para usuários que querem reviver máquinas antigas e assim, reduzir o lixo eletrônico.

001 cloudready

Durante o final de 2020, tivemos uma mudança significativa, já que o Google comprou a Neverware. Ao que tudo indica, o objetivo dessa aquisição seria facilitar o processo de transformar computadores antigos em Chromebooks.

Prepare sua bebida favorita e vamos discutir um pouco sobre os impactos dessa compra no mercado da tecnologia.

Seria o fim do CloudReady?

Bem, vários usuários do CloudReady, seja em sua versão Home ou Comercial, devem estar se perguntando se o sistema irá “morrer” e a resposta oficial da Neverware para essa pergunta é não.

A versão Home do sistema, que é disponibilizada gratuitamente, porém, sem suporte técnico continua sendo distribuída para os usuários. Em um futuro não tão próximo talvez, poderemos ter ISO’s oficiais do Chrome OS para usuários comuns instalarem em seus computadores.

E quanto a contratos de venda e suporte?

Os contratos já existentes continuam válidos, de acordo com os termos da época da assinatura. Segundo a Neverware, o Google honrará todos os contratos existentes com os clientes do CloudReady (algo que a Red Hat não se preocupou com o CentOS).

Em algum momento, o CloudReady se tornará uma oferta especial do Chrome OS, mas fique tranquilo pois você saberá quando essa mudança ocorrer.

Quanto ao suporte do CloudReady, não haverá nenhuma mudança significativa, já que a Neverware  continuará a oferecê-lo normalmente. Eventualmente algumas das solicitações de suporte que forem enviadas irão direto para o Google, de forma semelhante ao Chrome OS.

002 CR803

Existe alguma mudança significativa no sistema?

Segundo a equipe, não existe nenhuma mudança significativa no projeto ou no sistema operacional. O suporte para hardware com até 13 anos de lançamento continuará e o uso diário do CloudReady não irá mudar em nada.

CloudReady terá suporte a mais apps?

Uma das funções mais interessantes do Chrome OS, é o suporte nativo a aplicações Android por meio de um contêiner, além de possuir suporte a Web Apps, Aplicações Linux e Aplicações Windows via Crossover.

Embora possa parecer animador para os usuários do CloudReady ter o suporte nativo às aplicações Android, a Neverware informou que não é planejada nenhuma mudança na base do sistema, ao menos por enquanto.

Caso existam quaisquer mudanças no sistema, elas continuarão a ser informadas nas notas de lançamento do blog da Neverware.

ISO’s do Chrome OS no futuro?

Uma das principais teorias dos usuários de ambos os sistemas operacionais, se deve ao fato de podermos ter uma ISO de instalação do Chrome OS para computadores comuns, o que seria um passo a mais para a popularização do sistema do Google.

É uma  possibilidade muito interessante e tem potencial para se tornar real no futuro, ainda mais se pararmos para pensar que o próprio Google investiu na startup Neverware durante seu início.

Caso você deseje utilizar o Chrome OS com suporte a Play Store atualmente em um dispositivo que não seja um Chromebook, temos um artigo ensinando como realizar a instalação através do projeto Brunch.

O que você acha da compra da Neverware pela Google? Quais mudanças você gostaria de ver nos projetos? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

Talvez Você Também Goste
Ubuntu 19.10 deve trazer suporte ao poderoso ZFS
Continue lendo

Ubuntu 19.10 deve trazer suporte ao poderoso ZFS

Há muito tempo a Canonical, empresa que desenvolve o Ubuntu, vem trabalhando para trazer suporte ao sistema de arquivos ZFS para o sistema. Atualmente é possível instalar deliberadamente, porém, era praticamente impossível distribuí-lo junto com o Linux por conta de sua licença.
Dell está vendendo Notebooks da linha Gaming com Ubuntu
Continue lendo

Dell está vendendo Notebooks da linha Gaming com Ubuntu

A Dell, conhecida por ser uma das maiores fabricantes de hardware do mundo, está vendendo computadores da linha "GAMING" com Linux pré-instalado, mais especificamente com o Ubuntu 14.04 LTS, tem vários pontos interessantes que eu quero conversar sobre isso com você, vamos lá?