NotíciasVídeo

Acordo entre OpenAI e Apple preocupa Microsoft

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Temos várias novidades sobre diversos projetos do mundo da tecnologia e do open source, como o aniversário e o futuro do Krita, a Microsoft, que está preocupada com acordo entre OpenAI e Apple, Ubuntu rodando em marte e muito mais!

25 anos de Krita

Sabe quem está fazendo aniversário? O Krita, um software do projeto KDE para fazer desenho e pintura, que está chegando à marca de 25 anos de existência! No início do projeto, ele tinha o nome de KImageShop, mas depois mudou para Krayon, e, então, Krita. O mais curioso, é que o projeto surgiu de um experimento de portar o GIMP para Qt. 

Na época, o projeto não foi bem recebido pela comunidade, mas de lá para cá, mudou muito, e hoje o Krita é muito querido pela comunidade de artistas open source. Já está em desenvolvimento, o Krita 6, com port da ferramenta para o Qt6. Que o Krita tenha mais muitos anos de atualizações e muito sucesso!

Microsoft preocupada com acordo entre OpenAI e Apple

Semana que vem, ocorrerá o WWDC, evento anual da Apple apresentando as novidades de todos os sistemas dela, e uma novidade que já foi confirmada pelo próprio CEO é que terão novidades de IA. Quem está preocupado com isso, é a Microsoft, porque o maior rumor é que parte dessas novidades de IA, serão realizadas em parceria com a OpenAI, e o maior acionista da empresa, é justamente a Microsoft, dona de 49%.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, apresentou preocupação em dois pontos: o primeiro, é que a Apple se tornaria um concorrente direto deles no mercado de IA. O segundo ponto é que a OpenAI também é cliente da Microsoft, utilizando servidores dela para rodar os modelos de IA. E como só entre iPhones existem mais de 1 bilhão de usuários, o nos servidores pode ser além do que eles dão conta.

Mas de qualquer maneira, ainda não sabemos exatamente quais funcionalidades de IA a Apple lançará, e como funcionará, então teremos que esperar até semana que vem para saber.

Novidades no WSL

Ainda falando sobre Microsoft, ela anunciou algumas novidades para o WSL. A interface gráfica para o WSL foi confirmada: será possível acessar um painel de configurações para ajustar o uso de processador, memória e swap que as máquinas do WSL utilizarão, e essas informações serão salvas no arquivo .wslconfig, que já existia, mas até então só era acessível via linha de comando.

Microsoft confirma interface e otimização de memória para o WSL 1

Além disso, o WSL será de fato integrado ao Dev Home, e você poderá criar e gerenciar todas as suas máquinas por uma interface gráfica.

Ubuntu 24.04 chega em Marte

A gente já falou por aqui que o Ubuntu 24.04 está disponível pra computadores, laptops, servidores, e até mesmo no Nintendo Switch, mas agora também outro lugar inusitado: em Marte. Não literalmente no planeta Marte, mas sim no dispositivo “Milk-V Mars”, um computador de placa única, tal qual o Raspberry Pi, mas com um processador RISC-V.

Diferentemente de várias outras arquiteturas de processador, o RISC-V é completamente open source, prescindindo pagar licença ao criar um processador nessa arquitetura. O Milk-V Mars não está disponível oficialmente no Brasil, o revendedor oficial que envia para o mundo todo está completamente esgotado.

Novidades do Linux Mint

Outra distribuição com novidades é o Linux Mint. Seguindo a tradição de mostrar algumas novidades todo início de mês, dessa vez não foi diferente. Agora a equipe está utilizando uma plataforma chamada Datadog para monitorar a rede dos repositórios da distribuição, para conseguir analisar melhor quando o repositório tem algum tipo de gargalo e conseguir resolver de maneira mais assertiva.

Um software que está recebendo modificações é a loja de aplicativos. A primeira novidade é em questão ao desempenho, no próximo lançamento ela deverá carregar mais rápido e a janela principal aparecerá quase instantaneamente. Mas a partir de agora, flatpaks não verificados, são desativados por padrão. Isso quer dizer que você verá menos aplicativos por padrão na loja, uma decisão por motivos de segurança.

Loja de aplicativos do Linux Mint esconderá flatpaks não verificados 2

Se você mesmo assim quiser ter acesso aos flatpaks não verificados, será possível ativar pelas configurações da loja. Assim que você acessar um desses aplicativos na loja, logo abaixo do nome da aplicação, terá uma marcação deixando muito claro que se trata de um software não verificado.

Seguindo a discussão do último mês, o Linux Mint 22 trará de fato o Matrix no lugar do HexChat. A integração já está finalizada, e já existem mais de 600 usuários no espaço do Mint no Matrix.

Ainda não temos data concreta para o lançamento do Mint 22, mas não deve demorar muito, já que eles normalmente lançam uma versão no meio do ano.

Google Chrome encerra extensões

Já faz tempo que o Google quer acabar com o Manifest V2 no Chrome em prol do V3, e esse dia finalmente chegou. O Manifest V3 é um conjunto de parâmetros para os desenvolvedores de extensões para o navegador. Essa nova versão bloqueia o acesso aos dados dos usuários, restringe conteúdos fora do contexto, e algumas outras coisas, que em teoria são boas para a privacidade do usuário, mas tem um grande problema: ela também limita bastante a eficácia dos adblock. E isso tem irritado bastante os usuários.

A questão é que o Google em nenhum momento decidiu retroceder. Inclusive, nessa guerra contra os adblocks, que nunca tem fim, usuários desse tipo de extensão estão alegando que o YouTube, quando identifica que o usuário está usando algum adblock, simplesmente pula o vídeo para o final, impedindo o de consumir o conteúdo.

NVIDIA e Wayland

A dificuldade dos usuários de NVIDIA com Wayland está para ter seu fim decretado, e parece que agora está mais perto do que imaginamos. O GNOME lançou a versão 46.1 da sua interface, que já conta com suporte ao explicit sync, e o KDE Plasma também traz esse suporte no Plasma 6.1, mas esse ainda está em beta.

Também é necessário que o driver da NVIDIA também contenha o suporte para essa tecnologia, e é aqui que temos as melhores notícias: a versão 555 do driver, que está em beta, também traz o suporte! Isso quer dizer que quando a versão estável chegar, o problema oficialmente deverá chegar ao fim!

Jogo em promoção na semana

Que tal jogar os 3 primeiros jogos do Crash Bandicoot diretamente do seu PC? Em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, você reviverá todas as aventuras dos 3 primeiros jogos da franquia, que foram lançados há quase 30 anos no PS1, mas agora totalmente remasterizados em alta resolução.

Acordo entre Open AI e Apple preocupa Microsoft

Esse jogo está disponível no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking Platina no ProtonDB, é só baixar e jogar. Aproveite enquanto está com 60% de desconto no Steam, custando R$ 73,60.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se em nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!