Governo norte-americano apreende a maior botnet de todos os tempos
Notícias

Governo norte-americano apreende a maior botnet de todos os tempos

O governo norte-americano, em conjunto ao de Singapura, desmantelou o que estão chamando de “a maior botnet de todos os tempos”, numa operação envolvendo três empresas. Chamada de 911 S5, a botnet garantia a criminosos anonimidade durante suas ações e utilizava milhões de celulares de pessoas comuns.

Uma operação internacional

Segundo apurado pelo FBI, o grupo criminoso era composto por três empresas: Spicy Code Company Limited, Tulip Biz Pattaya Group Company Limited, e Lily Suites Company. Elas criaram e distribuíram diversas ferramentas de VPN grátis, alcançando o número de 19 milhões de IPs únicos, dos quais, 600.000 se encontravam nos Estados Unidos.

Três pessoas foram presas e estão sendo julgadas pelo caso, Yunhe Wang, Jingping Liu, e Yanni Zheng. Os serviços da botnet eram alugados por criminosos que utilizavam a infraestrutura de milhões de pessoas conectadas à VPN para se esconder entre elas. Dentre os crimes, os promotores alegam ameaças de bomba pelos EUA. Há indícios de que também foi utilizado para exploração infantil e fraudes de larga escala, incluindo mais de 500 mil pedidos fraudulentos de seguro-desemprego e 47 mil empréstimos, causando bilhões de dólares em prejuízo. 

O portal Bleeping Computer divulgou uma tabela de preços para os serviços oferecidos pelo 911 S5, eles iniciam em 28 dólares, permitindo acesso a até 150 proxies. Com US$ 647, era possível acessar até 9000 proxies.

Yunhe Wang, o suposto líder do esquema, administrava e controlava aproximadamente 150 servidores dedicados pelo mundo, 76 deles, baseados nos Estados Unidos. Segundo o departamento de justiça, utilizando estes servidores, Wang implementou e administrou aplicações para comandar dispositivos infectados, provendo aos seus clientes mal-intencionados, acesso aos IPs. Suspeita-se que a operação faturou cerca de 100 milhões de dólares.

Além da apreensão de imóveis, automóveis e bens de luxo, Wang pode contrair a pena de até 65 anos, se condenado por todos os crimes, incluindo fraude, conspiração e lavagem de dinheiro.

O 911 S5 iniciou em 2011 e dentre os serviços de VPN envolvidos, tem os MaskVPN, DewVPN, PaladinVPN, ProxyGate, ShieldVPN e ShineVPN. Isso reforça a importância de não utilizar este tipo de aplicativo e outros com o potencial de comprometer sua segurança digital, a menos que você tenha alguma noção sobre sua origem.

Quer saber como ficar seguro na internet? Na prática, segurança absoluta não existe, mas com essas 5 dicas, você se aproxima desse ideal.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!