Google Chrome encerra geração de extensões, dificultando bloqueadores de anúncio
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Google Chrome encerra uma geração de extensões, dificultando bloqueadores de anúncio

Hoje, o Google Chrome começa a encerrar todas as extensões feitas conforme a segunda geração de parâmetros de desenvolvimento, o Manifest V2. Entenda as principais etapas desse procedimento para tornar as extensões mais seguras, que também dificulta a criação de bloqueadores de anúncios.

Uma nova geração de extensões do Google Chrome

O Google Chrome o navegador mais popular do mundo, contendo muitas extensões que ampliam suas funcionalidades. Em 2018, a empresa anunciou a criação do Manifest V3, um conjunto de parâmetros que isolam cada extensão para evitar a captura de dados do usuário.

Extensões criadas sob o Manifest V3 seguem regras, como:

  • Bloqueio ao acesso de dados do usuário por extensões;
  • Restringir conteúdos fora do contexto da extensão;
  • Garantir que as extensões funcionem sempre bem, mesmo com muitas instaladas;
  • Todas devem ser desenvolvidas utilizando tecnologias web;
  • A maioria das funcionalidades deve estar contidas na extensão, evitando acessar servidores remotos.

Além disso, o V3 visa manter a plataforma de extensões do navegador gerando valor aos usuários. Até mesmo o Firefox, um navegador de outra linha de desenvolvimento, aderiu quase completamente ao manifesto para facilitar compatibilizar as extensões.

Entretanto, o V3 gerou polêmica por dificultar a criação de bloqueadores de anúncio, por impedir a leitura da página que está sendo navegada. Ele obrigaria a voltar a trabalhar com o sistema de lista de links para bloquear.

O fim começou

Conforme o cronograma de suporte ao Manifest V2, hoje é o começo do fim definitivo. Usuários de versões pré-lançamento do Google Chrome terão suas extensões V2 desativadas automaticamente, podendo ser, por enquanto, reativada. Esse tipo de extensão não poderá mais ser instalada. Além disso, aplicativos em destaque, mas que estejam conforme a geração anterior, perderão o selo.

Segundo o Google, 85% das extensões disponíveis já estão conforme o Manifest V3, incluindo bloqueadores de anúncio populares. Não sabemos como eles funcionam agora, mas os criadores de um dos mais famosos relata que a nova versão é menos eficiente.

Não há uma data precisa para impedir completamente usuários do Chrome de utilizar extensões desatualizada, segundo a empresa, pode variar conforme os dados que eles coletarem. Usuários empresariais poderão utilizar as extensões por mais um ano antes de fazer a migração.
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