Problemas com NVIDIA e Wayland? A solução está a caminho!
Notícias

Problemas com NVIDIA e Wayland? A solução está a caminho!

Este é o ano em que devemos finalmente ver uma solução para o velho problema entre placas de vídeo NVIDIA e Wayland, o protocolo gráfico que está se tornando o novo padrão para distros Linux. Hoje conheceremos iniciativas feitas por desenvolvedores de peças-chave que estão conduzindo um desfecho para esta longa novela.

O mundo Linux unido para resolver compatibilidade entre NVIDIA e Wayland

No início de abril, noticiamos que um desenvolvedor do KDE publicou o que seria a solução para o problema de compatibilidade entre NVIDIA e Wayland. Em suma, é a implementação de uma tecnologia denominada explicit sync, uma maneira diferente de lidar com o fluxo de dados, desde o processamento do aplicativo em exibição, até a geração de imagem pela placa de vídeo.

O trabalho pelo explicit sync depende não apenas da NVIDIA, mas também dos mantenedores de componentes do sistema operacional. Na verdade, a NVIDIA chegou a declarar que seria mais simples para a empresa esperar os outros componentes trazerem a tecnologia primeiro para conseguir implementar da melhor forma.

GNOME e KDE com explicit sync

A mais nova atualização, o GNOME 46.1, lançado ainda em abril, já trouxe compatibilidade ao explicit sync tanto para o Mutter quanto para o gerenciador do compositor. Ele ainda adiciona diversas correções para quando estiver utilizando a camada de compatibilidade Xwayland.

Enquanto isso, a equipe do KDE lançou a versão beta do Plasma 6.1 com suporte à tecnologia. Outra novidade para o Wayland, estão testando uma forma de “restaurar a sessão”, retornando exatamente os programas que estavam abertos ao ligar o computador. O lançamento final do Plasma 6.1 é esperado para o dia 18 de junho.

Xwayland

O sistema de compatibilidade para programas feitos para o X.Org rodarem no Wayland, recebeu suporte ao explicit sync. Cada distro terá a novidade conforme seu próprio calendário de atualizações, considerando também a interface gráfica que utiliza.

Mesa 24.1

A nova edição da biblioteca de softwares de gerenciamento gráfico para Linux recebeu suporte ao explicit sync para drivers Vulkan, baseando-se, em parte, na implementação pelo Xwayland. Além disso, a partir deste lançamento, o NVK torna-se o driver open source prioritário para placas de vídeo NVIDIA mais atuais.

Driver NVIDIA 555 beta

Com todo o ambiente pronto, só falta a NVIDIA chegar brilhando. Em 21 de maio, lançaram o driver 555 beta, com o explitcit sync implementado via linux-drm-syncobj-v1, o mesmo protocolo adotado pelo KDE Plasma e o GNOME. Ele incluiu um seletor rápido para o usuário alternar entre o driver proprietário e o open soruce. Ainda houve o aumento do requerimento mínimo do kernel 3.10 para o 4.15.

Entretanto, esta edição do driver ainda é inadequada para utilizar no dia a dia, potencialmente apresentando diversos bugs. Recomenda-se esperar o lançamento final, ainda sem uma data prevista divulgada.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!