GNOME

Testamos o GNOME 43 Beta! 4 coisas que você precisa saber.

O GNOME já está no mercado há 25 anos e durante este tempo, sempre procurou oferecer para os usuários de seus projetos a melhor experiência possível, aliando design e facilidade de uso.

Em seus lançamentos recentes, principalmente os da série 40, a equipe passou a oferecer diversas mudanças na interface, que visam oferecer ainda mais estilo para seu desktop e produtividade para quem curte o modo “GNOME” de trabalhar.

No artigo de hoje, você irá conhecer todas as novidades que chegarão ao GNOME 43, o mais próximo lançamento desta interface que irá solucionar um problema bastante conhecido pela comunidade (e quem sabe criar um).

UI, UX e o modo GNOME de ser

Os termos UI e UX são comumente utilizados no ramo de desenvolvimento front-end, sendo realizados inúmeros estudos de design antes de se criar um produto ou até mesmo fazer um rebranding em algo, isto porque, como diz aquele velho ditado, a primeira impressão é a que fica.

De uns tempos para cá, a equipe do GNOME trabalhou muito para melhorar seu principal produto, a interface GNOME Shell, que serve como o carro chefe de vários projetos famosos do mundo Linux, como o Fedora e o Ubuntu (que embora seja customizado pela Canonical, ainda é o GNOME).

A equipe do GNOME visa oferecer a melhor experiência de design possível para seus usuários, pensando desde as funções que ficam a vista do usuário, os ícones do sistema e até mesmo o grau de contraste dos temas claro e escuro, detalhes que podem parecer bobos, porém, fazem total diferença.

image 7

Nesta edição do GNOME, podemos perceber o quanto a equipe está investindo tempo para solucionar os pequenos problemas de UX e UI que a interface possuía, para entregar um ambiente de trabalho cada vez mais coeso e produtivo.

Um novo painel de ações para a interface

É bastante comum encontrarmos projetos que se inspiram em outros para oferecerem soluções mais completas ou até mesmo visualmente agradáveis para seus usuários e é claro que com o GNOME não seria diferente.

Um dos locais mais acessados pelos usuários da interface GNOME Shell é o painel de ações, que permite selecionar o volume do áudio até desligar o computador, e é claro que uma parte tão importante do sistema iria receber um upgrade em seu design.

O novo painel de ações do GNOME oferece um visual mais simples e coeso, trazendo os recursos anteriormente oferecidos no formato de lista como botões clicáveis que são bastante semelhantes ao que temos no Android 12.

image 8

Bem, se você está sentindo que a lateral esquerda está com algo faltando, posso te dizer que eu também tive o mesmo sentimento, porém, ao utilizar um laptop, as informações da bateria preenchem este espaço deixado pela equipe do GNOME.

image 7
Imagem retirada do blog OMG! Ubuntu

Escolhendo sua saída de áudio em poucos cliques

A utilização de múltiplos dispositivos de saída conectados ao computador no GNOME era um verdadeiro problema, isto porque, para alternar entre eles, era necessário abrir a central de controle do sistema ou realizar o download de uma extensão.

Sem dúvida nenhuma, a extensão “Sound Input/Output Chooser” salvou a vida de diversas pessoas no ambiente GNOME e resgatou um precioso tempo na hora de alternar entre os dispositivos, porém, na mais nova versão do GNOME, diversos usuários poderão aposentá-la.

Após ouvir a comunidade de usuários, os desenvolvedores do GNOME integraram ao painel de ações um seletor de áudio que embora não seja tão poderoso quanto a extensão “Sound Input/Output Chooser”, é a solução que atenderá diversas pessoas que precisam de uma forma simples de alternar entre os dispositivos de áudio.

Ao menos por enquanto, esta função está disponível apenas com os dispositivos de saída de áudio, porém, com o tempo pode ser que ela passe a receber suporte a dispositivos de entrada, como microfones e interfaces de áudio.

Novidades dos apps do GNOME 43

Embora a adição do recurso de seleção de dispositivo de áudio e o novo painel de ações sejam o carro chefe deste lançamento do GNOME, a equipe de desenvolvimento trabalhou em outras novidades para os aplicativos que compõem a interface.

Um Nautilus cada vez mais aprimorado

O gerenciador de arquivos Nautilus é uma das principais aplicações do ambiente GNOME e para este lançamento da interface a equipe finalmente pode dizer que finalizou o porte deste aplicativo para GTK 4, deixando-o ainda mais belo.

Um dos principais aspectos que podemos ver na nova versão do Nautilus é a responsividade da aplicação que agora pode ser utilizada em qualquer tamanho de tela, desde um computador até um dispositivo móvel, além de seu modo de lista, que ficou ainda mais espaçado para uso em telas com suporte a touch.

image 1

A tela de propriedades também mudou e agora apresenta um design mais sofisticado, com itens maiores e mais contrastados.

image 6

Outra mudança que pode agradar a alguns usuários é a “adição” dos itens “Formatar” ao clicar com o botão direito em um disco removível e a opção “Abrir no Console” ao clicar nos 3 pontos da barra de endereços.

Pequenas atualizações na GNOME Software

A GNOME Software também trouxe algumas atualizações para os usuários e agora pode exibir outros aplicativos publicados pelo mesmo desenvolvedor ao final da página do software, de forma semelhante ao que lojas de aplicativos como a Play Store ou App Store.

image 5

Outra mudança em seu design é a posição onde ficam listados os repositórios de softwares de uma aplicação, que anteriormente ficava na barra de título do software.

image 4

Quando chega o GNOME 43?

Atualmente o GNOME 43 está em sua fase beta e seguindo o calendário de lançamento disponibilizado por eles, neste dia 3 de setembro, ele entrará em Release Candidate com lançamento previsto para o dia 21 de setembro.

Ele está previsto para ser incluído na versão 37 do Fedora e 22.10 do Ubuntu. Após o lançamento oficial ele também deve ser incluído nos repositórios de distribuições rolling release, como o Arch Linux, OpenSUSE Tumbleweed e Debian (em sua versão Testing).

Você utiliza o GNOME? O que você achou das novidades que estão no GNOME 43 Beta?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros

    VídeoGNOME

    7 novidades do GNOME 45

    GNOME

    GNOME 45 oferece novo design e refatora extensões