Já faz quase um ano que o projeto GNOME começou a trabalhar no GNOME 40 e um rebranding completo na interface, que está sendo gradualmente portada para a libadwaita e GTK 4.
Recentemente, Georges Stavracas, um dos desenvolvedores do projeto, anunciou em seu blog que o aplicativo GNOME Settings, foi portado para as novas tecnologias utilizadas pela interface, deixando a aplicação ainda mais deslumbrante.
Nove meses de muito trabalho
Desde o lançamento da versão 40 em março de 2021, a equipe do GNOME vêm trabalhando em portar todos os elementos da interface gráfica e softwares para as novas tecnologias adotadas pelo projeto e após 9 meses, um dos softwares mais importantes do Desktop Environment foi portado.
Com cerca de 330 arquivos que precisaram de ser reescritos ou ao menos modificados, o GNOME Settings foi uma das maiores aplicações da interface a ser portada, podendo ser lançada ainda na versão 42 do GNOME.
Por utilizar a libadwaita, o novo GNOME Settings conseguirá padronizar linhas e grupos de preferências em painéis diferentes, tornando a interface ainda mais coesa e agradável para os usuários.
Um porte quase completo do GNOME Settings
Embora a maior parte do software esteja adequado as novas diretrizes de interface humana do GNOME e funcione utilizando o GTK 4, os painéis: Usuários, Celular e Contas Online ainda não receberam o porte.
Isso se deve ao fato de que eles possuem diversas dependências que precisam de portabilidade e a equipe concordou em trabalhar nestes painéis mais para a frente.
Em breve no GNOME 42?
Faltam cerca de 3 meses para o lançamento do GNOME 42 e existe uma grande possibilidade de a nova versão do GNOME Settings estar incluída neste grande lançamento.
No momento, a equipe está trabalhando em corrigir bugs e descobrir problemas que estão presentes no aplicativo. Segundo Georges Stavracas, o GNOME Settings está funcionando muito bem para operações rotineiras e ele espera que o software possa amadurecer mais até seu lançamento.