Desde que o GNOME decidiu remover o suporte do Nautilus para área de trabalho ativa, muitos usuários se encontram desfalcados procurando uma solução que pudesse suprir essa falta.
Projetos como o Ubuntu, Pop!_OS e Manjaro traziam uma extensão que visava solucionar esse “problema”, mas nenhuma extensão era tão eficaz quanto uma área de trabalho ativa, ao menos até pouco tempo.
A Desktop Icons Next Generation (DING) pode ser sua próxima extensão de área de trabalho ativa. Quer saber o porquê? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o DING.
Desktop Icons, o original
Para não deixar seus usuários sem uma área de trabalho ativa, o Ubuntu desenvolveu uma extensão chamada de Desktop Icons que possuía a simples função de exibir ícones na área de trabalho.
Além de exibir os ícones, ela permitia aos usuários criar pastas, abrir o terminal e alterar o papel de parede. Mas, recursos importantes como arrastar arquivos para o Nautilus ela não conseguia disponibilizar.
Através desta extensão, vários forks foram surgindo e alguns deles traziam melhorias e recursos para o usuário final, dentre esses forks, temos o DING.
The next generation
Com tantos forks de extensões, surgiu o Desktop Icons NG, que realmente elevou o uso da área de trabalho ativa para uma nova geração.
Além dos poucos recursos que o Desktop Icons do Ubuntu entregava, o DING permite ao usuário arrastar arquivos e pastas do (e para o) Nautilus, acessar as configurações do sistema, e muito mais.
Com um painel de configurações bastante completo, ela é altamente customizável e permite ao usuário ter o controle total, sem precisar de aplicações como o dconf ou de comandos no terminal.
A extensão queridinha das distribuições
Utilizada inicialmente no Manjaro GNOME, a extensão Desktop Icons NG tem feito bastante sucesso entre várias distribuições como o Pop!_OS, Zorin OS e até mesmo o Ubuntu abandonou sua extensão e decidiu migrar para o Desktop Icons NG!
Para usuários que utilizam GNOME e precisam da área de trabalho no dia a dia, essa extensão é fundamental para você ter ainda mais produtividade.
Instalando o Desktop Icons NG
Caso você tenha ficado curioso com a extensão e deseje utilizá-la em seu sistema operacional, saiba que é possível instalá-la através do GNOME Extensions. Ela está disponível para sistemas que utilizem desde o GNOME 3.30 até o GNOME 40.
Caso você queira acompanhar o desenvolvimento da extensão, basta acessar seu GitLab, onde é possível criar forks e sugerir melhorias.
Você já conhecia essa extensão? Pretende testá-la? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!