O Steam Deck da Valve está próximo de ser lançado oficialmente e cada vez mais o público se pergunta quais títulos que rodarão de forma agradável no novo console da empresa.

Para sanar esta dúvida dos usuários, a Valve criou o Deck Verified, um recurso que irá informar com clareza aos usuários quais títulos rodam no dispositivo, classificando-os por categorias.

Tirando a dúvida de vários usuários

O Steam Deck utilizará uma nova versão do Steam OS que é baseado em Arch Linux e embora diversos títulos e anti-cheats rodem através do Proton, nem todos os desenvolvedores conseguirão portar seus jogos para a camada de compatibilidade da Valve.

Pensando nisso, a empresa trouxe uma classificação de quatro categorias para os jogos que serão baseados na performance do mesmo. Estas categorias são:

  • Aprovado;
  • Jogável;
  • Incompatível;
  • Desconhecido.

Vale dizer que você poderá saber a classificação do jogo através de um selo que será exibido na interface.

Como funcionam as categorias do Deck Verified?

A Valve também divulgou como funciona a classificação de um título através do Deck Verified. Um jogo aprovado, por exemplo, deverá rodar de primeira e obedecer aos seguintes critérios:

  • Ser compatível e integrado com os controles do dispositivo;
  • Usar ícones de controles apropriados;
  • Abrir o teclado virtual quando necessário;
  • Não exibir avisos de compatibilidade;
  • Ser compatível com a resolução padrão do Steam Deck (1280×800 ou 1280×720);
  • Ter texto legível e boas configurações gráficas por padrão;
  • Se usar o Proton, o jogo e todos os seus recursos adicionais devem ser compatíveis, incluindo soluções anti-cheat.
image 65

Já os títulos jogáveis, irão funcionar de maneira satisfatória no console, porém, pode ser necessário que o usuário configure alguns controles ou utilize a tela touch para interagir com o jogo.

Os incompatíveis, não funcionam no console de nenhuma forma e em sua grande maioria, serão títulos com exigências específicas, como um anti-cheat ou óculos VR.

Por fim, os títulos desconhecidos ficarão com este selo até que possam ser testados pela equipe da Valve, porém, caso você queira, pode instalar o título e testá-lo por conta própria.

image 64

Mais filtros na Steam

Segundo a Valve, no futuro, o Steam irá ganhar uma aba com filtros específicos para o Steam Deck para fazer que as experiências dos jogadores sejam ainda mais simples e intuitivas, sem forçá-los a mudar as configurações ou o sistema operacional.

Por mais que seja possível utilizar o Windows como sistema operacional, a Valve quer fazer com que o Steam Deck seja utilizado com o próprio Steam OS e todos os jogos funcionando de forma nativa.

A partir de dezembro, os dispositivos comprados serão enviados nos EUA, Canadá, União Europeia e Reino Unido, enquanto outros países irão receber o console ao longo do ano de 2022.

O que você acha do Steam Deck? Pretende adquirir um dos dispositivos da Valve? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste