FlatpakAplicativosNotíciasSistemas operacionaisSoftwares

Basemark lança o Basemark GPU 1.2, uma ferramenta avançada de benchmarking

No mundo da tecnologia, ter boas ferramentas para benchmarking (testes comparativos) é algo extremamente importante, e nos ajuda a ter alguns parâmetros na hora da avaliação nos produtos ou apps que escolhemos. Existem várias no mercado e hoje vamos mostrar o Basemark GPU.

Para quem não conhece, o Basemark GPU é desenvolvido pela empresa Basemark Oy, sediada na cidade de Helsinki na Finlândia. A empresa desenvolve também o software Rocksolid Engine, que segundo o site deles, é “uma solução líder mundial em software de computação e gráficos em tempo real para aplicações industriais de missão crítica.”. Com isso, traz muita confiança e credibilidade para a empresa.

MKb

A empresa também diz que o desenvolvimento do Basemark GPU 1.2 é feito com estreita cooperação com as principais fabricantes de processadores e componentes eletrônicos, assim fazendo os testes feitos no app serem não apenas objetivos, mas relevantes. 

As principais características apresentadas pela empresa, em relação ao seu aplicativo de benchmarking, são:

  • Suporte aos seguintes sistemas operacionais: Android, iOS, Linux, MacOS e Windows;
  • Suporte às seguintes API gráficas: DirectX 12, Metal 2, OpenGL 4.5, OpenGL ES 3.1 e Vulkan 1.0;
  • Três modos diferentes: High Quality para desktops de alto rendimento, Medium Quality para laptops, computadores “medianos” e smartphones premium poderosos e Simple Quality para dispositivos embarcados, computadores “simples” e smartphones de nível básico;

Baixando o Basemark GPU

Na página de download, você pode escolher para qual sistema operacional preferir, mas aqui vamos ensinar a como instalar no Linux, que é bem fácil, pois está disponível no formato flatpak. Se o seu sistema ainda não tem suporte, veja esse tutorial. Depois de segui-lo, basta digitar o seguinte comando no terminal:

flatpak install flathub com.basemark.BasemarkGPU

Se preferir, você pode instalá-lo via loja de aplicativos, basta reiniciar o computador depois de adicionar o repositório do flathub, como mostrado no tutorial “linkado” logo acima.

Feito isso é só esperar a instalação terminar e procurar pelo programa no menu da sua distro 😁.

Acho muito legal e bom que programas como esse estejam disponíveis para Linux, além do Windows e macOS, pois assim a galera do pinguim não fica “desamparada” 😅.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos