Umas das mais importantes ferramentas de quem faz tutoriais para a internet ou lives (transmissões ao vivo) em sites como o YouTube, Twitch, Facebook ou qualquer outra plataforma de streaming, ganhou um grande update. Estamos falamos do OBS Studio.
Em muitos tutoriais e lives feitas pelo Diolinux ou por mim (CanalOCaraDoTI), utilizamos o OBS Studio para podermos gravar a tela ou para fazermos as nossas transmissões.
NOVIDADES
Desde o lançamento da versão 25, houveram algumas correções adicionais, chegando até o presente momento na versão 25.0.3. Algumas delas, que merecem um destaque maior estão listadas abaixo. As restantes você pode conferir aqui.
- Adicionada a capacidade de capturar jogos baseados no Vulkan com captura de jogos. (Recurso enviado pela Ubisoft Montreal e em primeiro momento só funcionando no Windows);
- Corrigido um problema em que o NVENC não estava aparecendo para usuários no Linux (desculpas pedida pela dev Jim);
- Corrigido lagging (atraso) na escolha da fonte de vídeo no Linux e também corrigidos crashs quando acessava o “Opções” e congelamentos;
- Corrigidas duas falhas com o plugin Browser Source (Navegador);
- Novo método para a função “captura de janelas”, que agora permite capturar navegadores, janelas baseadas em navegador e programas da Microsoft Store (UWP).
- Na coluna “Cenas”, agora é possível mudar para a opção “Grades”, deixando com botões para gerenciar as Cenas criadas;
- Adicionada a opção de arrastar e soltar URLs para todas as plataformas, assim facilitando a inserção de alertas de sites como o Streamlabs, StreamElements e afins.
- Foi adicionado a possibilidade de você “travar” o controle de volume no Mixer de Áudio, bastando clicar com o botão direito em cima da barra de controle de volume e selecionar a opção “Travar volume”.
INSTALANDO O OBS Studio
A forma de instalar o OBS Studio suportada pelos desenvolvedores, é via PPA e vamos mostrar como é simples de se fazer. Existem versões em Snap e Flatpak feitas pela comunidade, mas não tem suporte direto dos desenvolvedores, sendo a utilização por conta e risco dos usuários. Se a sua distro não tem suporte nativo ao Snap e ao Flatpak, temos esses dois tutoriais (aqui e aqui) para lhe ajudar. Se preferir, pode escolher o método de instalação que melhor for adequada para a sua distro, seguindo a Wiki do OBS Studio. Mas vamos lá, para a instalação do OBS Studio na base Ubuntu.
Abra o terminal e digite ou cole o seguinte comando:
sudo apt-get install ffmpeg -y && sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio -y && sudo apt-get update && sudo apt install obs-studio -y
Pronto, agora é só esperar o processo de instalação terminar e você vai poder usufruir o OBS Studio ✌😀✌ .
Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!