AplicativosNotíciasSistemas operacionaisSoftwares

OBS Studio chega na versão 25 e traz muitas novidades, incluindo para Linux

Umas das mais importantes ferramentas de quem faz tutoriais para a internet ou lives (transmissões ao vivo) em sites como o YouTube, Twitch, Facebook ou qualquer outra plataforma de streaming, ganhou um grande update. Estamos falamos do OBS Studio.

Em muitos tutoriais e lives feitas pelo Diolinux ou por mim (CanalOCaraDoTI), utilizamos o OBS Studio para podermos gravar a tela ou para fazermos as nossas transmissões.

v5yP3fd3oQvy5f1NUl 6EOI OcrWWQ2mH 4EIBq24CRanur8zNRmGAF5tZFW18MUMWBuNx2ozc73B9JHOYzTlT8Maag3RfnNZJ3eTAr54LSyWGNhZTFiwlsG 6UTkmoMkMsS9 2U

NOVIDADES

Desde o lançamento da versão 25, houveram algumas correções adicionais, chegando até o presente momento na versão 25.0.3. Algumas delas, que merecem um destaque maior estão listadas abaixo. As restantes você pode conferir aqui.

  • Adicionada a capacidade de capturar jogos baseados no Vulkan com captura de jogos. (Recurso enviado pela Ubisoft Montreal e em primeiro momento só funcionando no Windows);
  • Corrigido um problema em que o NVENC não estava aparecendo para usuários no Linux (desculpas pedida pela dev Jim);
  • Corrigido lagging (atraso) na escolha da fonte de vídeo no Linux e também corrigidos crashs quando acessava o “Opções” e congelamentos;
  • Corrigidas duas falhas com o plugin Browser Source (Navegador);
  • Novo método para a função “captura de janelas”, que agora permite capturar navegadores, janelas baseadas em navegador e programas da Microsoft Store (UWP).
  • Na coluna “Cenas”, agora é possível mudar para a opção “Grades”, deixando com botões para gerenciar as Cenas criadas;
  • Adicionada a opção de arrastar e soltar URLs para todas as plataformas, assim facilitando a inserção de alertas de sites como o Streamlabs, StreamElements e afins.
CHXx4ET5f038a h5XbWDwFGy2P5uocnjUUFG5u PSc0f6r78UGoI8ZRaxNTqggfTjzkbudDwF9tR0vuOTZ6zjamczYCy9tkgHCJDZwcTUwuEUOkQDZ9wnVy6OsRvRV2CeH 9isWE
  • Foi adicionado a possibilidade de você “travar” o controle de volume no Mixer de Áudio, bastando clicar com o botão direito em cima da barra de controle de volume e selecionar a opção “Travar volume”.

INSTALANDO O OBS Studio

A forma de instalar o OBS Studio suportada pelos desenvolvedores, é via PPA e vamos mostrar como é simples de se fazer. Existem versões em Snap e Flatpak feitas pela comunidade, mas não tem suporte direto dos desenvolvedores, sendo a utilização por conta e risco dos usuários. Se a sua distro não tem suporte nativo ao Snap e ao Flatpak, temos esses dois tutoriais (aqui e aqui) para lhe ajudar. Se preferir, pode escolher o método de instalação que melhor for adequada para a sua distro, seguindo a Wiki do OBS Studio. Mas vamos lá, para a instalação do OBS Studio na base Ubuntu.

Abra o terminal e digite ou cole o seguinte comando:

sudo apt-get install ffmpeg -y && sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio -y && sudo apt-get update && sudo apt install obs-studio -y

Pronto, agora é só esperar o processo de instalação terminar e você vai poder usufruir o OBS Studio ✌😀✌ .

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos