Editorial

Qual o melhor antivírus para você? Dicas para melhorar sua segurança digital

Seja no ambiente escolar, nas empresas ou em nossos computadores de uso diário, estamos bastante habituados a antivírus, programas que detectam, bloqueiam e removem vírus, worms, cavalos de troia e outros tipos de malware. É praticamente um consenso de que eles são necessários em equipamentos que utilizem qualquer versão do Windows.

Infelizmente, notícias reportando ataques e brechas de segurança que exploram ambientes baseados em Linux também estão se tornando corriqueiras.

Com as distribuições Linux ganhando cada vez mais mercado, com desktops, consoles e dispositivos inteligentes utilizando esta tecnologia como parte de suas soluções.

Fica a dúvida, será que este cenário indica que os usuários precisam começar a se preocupar com ferramentas como antivírus em seus equipamentos? Neste artigo, daremos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o melhor antivírus para seu computador. Abordaremos os principais recursos que um bom antivírus deve ter, bem como as diferenças entre algumas soluções gratuitas e pagas.

Por que é importante ter um bom antivírus?

Há diversas ameaças que rondam a internet, para se proteger contra elas, além de boas práticas de segurança e hábitos saudáveis online, é cada vez mais importante ter um bom antivírus instalado no seu computador, independente de qual sistema operacional você esteja utilizando. Sem um programa de segurança adequado, você pode acabar sendo vítima de um ataque cibernético ou de outros problemas graves.

Os antivírus são programas essenciais para a segurança dos computadores, eles conseguem detectar e eliminar ameaças que podem causar diversos problemas. Além disso, dependendo da solução escolhida, também oferecem proteção contra outras ameaças, como spywares, adwares e phishing.

melhor antivirus - informacoes smartphone
Proteger os dados contidos nos smartphones é essencial para sua segurança digital.

Por isso, é muito importante escolher um bom antivírus para proteger o seu computador. Existem diversos programas disponíveis no mercado e é importante comparar quais os recursos oferecidos por eles e como eles podem ser adicionados em sua rotina. Além disso, também é importante ficar atento às atualizações do software, elas garantem que o programa esteja sempre funcionando da melhor forma possível.

O que considerar na hora de escolher um antivírus?

Existem vários fatores a serem considerados na hora de escolher um antivírus. Primeiro, é importante saber quais recursos que você precisa de um antivírus.

Se você navega na internet, faz compras online ou tem um computador com conexão direta à internet, é importante ter um programa antivírus capaz de te proteger não apenas contra vírus e outros malware. É importante considerar outros riscos aos quais você pode estar exposto e procurar uma ferramenta capaz de oferecer proteção de webcams, microfones, extensões para navegador, anexos de e-mail, ataques de phishing e uma grande variedade de possíveis ameaças.

Se você utiliza um equipamento móvel como chromebooks ou notebooks, é interessante considerar algumas camadas extras de segurança como criptografia de discos e armazenamento seguro de senhas.

Qual o melhor antivírus para Linux?

As distribuições Linux são sistemas operacionais muito seguros em geral. Mas, com a evolução recente dos ataques, não sabemos por quanto tempo utilizar antivírus será considerado um luxo quase sem sentido em desktops.

Apesar de existirem algumas soluções focadas em ambientes corporativos e servidores de arquivos, existem poucas opções de antivírus comerciais para desktops Linux, felizmente isso não significa que você ficará sem um bom antivírus. O ClamAV é um antivírus distribuído como software livre, está disponível em Linux, Windows, macOS e sistemas *Nix de forma geral.

Com diversas opções de interfaces gráficas e uma biblioteca de detecção de malware bastante completa, o ClamAV é uma excelente opção de software antivírus para Linux no ambiente desktop. Ele é open source e gratuito, pode ser facilmente instalado através do repositório de qualquer distribuição Linux.

melhor antivirus - clamav ui - clamtk
ClamTK – interface gráfica para o antivírus de código livre ClamAV.

Ele possui uma base de dados atualizada de vírus e malware, e pode ser configurado para verificar automaticamente os arquivos baixados para o seu sistema. E também pode ser integrado a outros programas como o clientes de e-mail, para garantir que todos os arquivos em seu sistema estejam sempre protegidos.

Um dos pontos negativos quando pensamos em proteção de desktops Linux, é que ainda faltam soluções integradas. Devido a natureza do sistema, criado unindo recursos de diversos projetos como interfaces gráficas, diversas camadas de projetos livres e soluções diversas como o UAC, precisariam ser costuradas em um produto entregue para o usuário final capaz de facilitar a configuração destes recursos por usuários com os mais diversos níveis de conhecimento técnico.

Qual o melhor antivírus para Windows?

O Windows ainda é o sistema operacional mais popular do mundo em desktops, essa presença massiva faz com que seja muito atrativo atacar esse ambiente.

Felizmente as versões recentes como o Windows 11 estão conseguindo entregar ambientes bem mais seguros e contam com ferramentas básicas como o Windows Defender, que quando utilizados considerando as boas práticas online e alguns hábitos simples, conseguem nos ajudar a manter uma rotina tranquila de uso e deixar o trabalho pesado de proteção do sistema para uma solução de proteção como um antivírus.

melhor antivirus - windows.jpg
Os sistemas operacionais Windows ainda são o alvo predileto para ataques.

Apesar de existirem diversos antivírus gratuitos, que incluem o próprio ClamAV, elas geralmente oferecem recursos bastante limitados e podem ser bastante intrusivas com os anúncios, tentando de convencer a comprar a versão paga.

Acredito que a melhor opção é investir em uma solução paga e já ficar livre do incômodo das propagandas. Existem muitas opções no mercado, o que dificulta escolher entre os que são considerados os melhores antivírus pagos.

Para ajudar na sua escolha, vou listar alguns recursos que considero importantes em uma solução para Windows:

  • Controle de dispositivos (pendrive, webcam, microfones);
  • Proteção contra phishing e links maliciosos;
  • Extensões para navegador;
  • Cofre para gerenciamentos de senhas;
  • Proteção em redes sociais;
  • Proteção contra anúncios indesejados (pornografia e outros conteúdos sensíveis);
  • Modo Gamer que bloqueia notificações para não atrapalhar nos jogos. 

Outros pontos que eu considero diferenciais é proteção contra ransomware e poder utilizar uma mesma licença em diversos computadores, isso é particularmente útil quando a ferramenta possui versão para smartphones, assim com um único investimento você consegue aumentar a segurança de todos os seus equipamentos.

Dentre a soluções que testei recentemente, o Kaspersky Internet Security se mostrou uma ótima opção de antivírus não apenas para usuários do Windows, mas também para dispositivos Android. Ele oferece todas as camadas de proteção considero importantes e dependendo da licença adquirida, pode ser instalado em até 5 dispositivos diferentes (Windows, Android, macOS ou iOS).

Se você se interessou pelo Kaspersky Internet Security, pode adquirir uma licença com 30% de desconto usando o cupom “DIOLINUX”.

Como anda a sua segurança?

Deixe um comentário e vamos expandir esta discussão para alcançar ainda mais pessoas da nossa comunidade, segundo especialistas, é cada vez mais comum que os vírus sejam transmitidos por meio de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. 

Pensando nisso, é importante que você proteja seus equipamentos com alguma ferramenta de antivírus, como as indicadas aqui. Além disso, é importante tomar cuidado redobrado ao navegar na internet: não abra e-mails suspeitos, não clique em links estranhos e mantenha seu software sempre atualizado.

A utilização de ferramentas antivírus é apenas um dos passos para manter seus equipamentos seguros. É muito importante estar atento às ameaças que rondam a internet e a também sempre manter os sistemas operacionais e programas devidamente atualizados.

Neste artigo nós vimos algumas dos principais riscos que nossos equipamentos estão expostos, você já utiliza alguma ferramenta de antivírus? Como você protege seus equipamentos quando acessa a internet?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
164 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

Entenda a decadência do Mozilla Firefox na última década

VídeoEditorial

Linux é grátis, mas só se você não valoriza o seu tempo?

Editorial

Diocast está voltando! 5 episódios imperdíveis do seu podcast sobre Linux e tecnologia