Com tantas opções no mercado, qual é a melhor para atender as suas necessidades? Como saber se o preço está adequado para o que você está buscando? Estas e outras dúvidas podem ser facilmente sanadas seguindo o nosso guia completo para escolher um notebook novo.

Há vários modelos de notebooks, desde os mais simples até os mais sofisticados, definir alguns parâmetros e entender o que você espera produzir, assim como as suas reais necessidades, certamente pode te ajudar a fazer uma escolha mais consciente.

Se você for usá-lo para trabalho, é necessário pensar na potência do processador, na memória e no espaço de armazenamento. Já se for para uso doméstico, uma das características que precisa ser considerada é a bateria.

O mercado de notebook novos está complexo, mas repleto de oportunidades

A crise global dos semicondutores fez com que o preço dos dispositivos eletrônicos se elevasse nos últimos anos, dificultando muita na hora de escolher um notebook novo.

Somado a isso, a pandemia do novo coronavírus que afetou todas as pessoas em todos os lugares do mundo, e fez com que o modelo de trabalho e estudo a distância fosse amplamente adotado. Com essa mudança de paradigma, a procura por equipamentos portáteis como notebooks cresceu exponencialmente, o que também elevou os valores praticados no mercado.

Ou seja, se antes bastava conferir alguns reviews para escolher um novo notebook, essa tarefa se tornou um pouco mais difícil, não só pelos valores praticados, mas também pela escassez de opções em algumas regiões.

5 dicas para você escolher o melhor notebook

Agora que você já refletiu sobre o que você realmente precisa e eliminou vários modelos da sua lista, vamos listar algumas dicas relevantes sobre o que considerar na hora de escolher um notebook novo e como colocá-las em prática. 

A ideia destas dicas é te ajudar a focar em escolher notebooks que façam sentido para suas necessidades, afinal é fácil se perder com a quantidade de modelos e opções disponíveis.

Ainda assim, há algumas orientações básicas para você está em busca do melhor notebook, mas ainda não sabe ao certo o que se atentar na hora de escolher um modelo novo, confira abaixo algumas dicas que vão te auxiliar e servir como base na hora da sua escolha:

  1. Inicie pelo seu orçamento – A primeira dica para comprar um notebook novo é estabelecer o quanto você está disposto a investir no equipamento, isso porque existem modelos distintos com os diversos valores;
  2. Considere as suas necessidades – Existem soluções distintas para necessidades diferentes, por isso, foque no que você precisa, seja portabilidade, onde as dimensões e peso do equipamento contam bastante, ou mudanças na configuração; 
  3. Atenção às portas e conectividade – Por vezes, as configurações podem ser atualizadas, no entanto, essa facilidade nem sempre se aplica nas portas e demais conexões dos equipamentos, por isso, considere também essa compatibilidade com os seus periféricos; 
  4. Defasagem em vista – Outro ponto importante diz respeito às novas tecnologias lançadas que tornam as soluções antigas defasadas. Portanto, se atente as novidades que estão sendo amplamente utilizadas, como, por exemplo, a adoção do SSD para armazenamento em substituição dos antigos HDs; 
  5. Dê prioridade ao processador – Por fim, quando chega o momento de dar atenção às configurações de hardware, sempre dê prioridade ao processador, pois o restante é de uma atualização mais simples onde muitas peças podem ser substituídas por alternativas melhores no futuro, algo que nem sempre se aplica a este quesito, além do seu custo ser um dos mais elevados em relação às demais.
escolher um notebook - qual o seu perfil

Qual é o seu perfil?

É muito importante ter objetivos claros ao pesquisar por um notebook novo, isso te ajudará a eliminar várias opções rapidamente e vai te economizar muita dor de cabeça.

Após seguir nossas 5 dicas e definir qual é o valor máximo que você quer investir, também é muito importante lembrar que nem sempre o mais caro é o melhor na hora de  escolher um notebook novo, então, além de pesquisar bastante seja realista sobre o investimento que está fazendo.

Em qualquer setup, atualmente sugiro optar por no mínimo 8 GB de memória RAM e dependendo do caso, adicionar mais conforme a necessidade.

Notebooks para navegação na internet e consumo de streaming

É possível optar por notebooks básicos e com bom custo benefício, mas que possam ser flexíveis. Para este tipo de uso,  um computador equipado com gráficos integrados e processadores das linhas Intel Celeron, AMD Athlon ou AMD série 3000 devem dar conta do recado e se conseguir encaixar um SSD no conjunto, melhor ainda.

Algumas opções extras como conectores para fones de ouvido e conexão bluetooth (ao menos 5.0) são extras que podem fazer a diferença, tornando os equipamentos muito mais versáteis.

Estudantes, trabalho de escritório e uso geral

Se o seu objetivo for um notebook para trabalho de escritório como planilhas e apresentações, pode ser uma boa ideia investir em uma máquina um pouco mais potente.

Para atender esta demanda é possível escolher equipamentos com gráficos integrados e processadores Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3. Além disso, é importante dar atenção ao espaço para armazenamento interno (HD/SSD), sugiro procurar por opções com pelo menos 500 GB disponíveis. Especificamente para estudantes, os chromebooks podem ser uma boa opção, por aliarem ótimos recursos com portabilidade e ótima duração de bateria.

Qual notebook comprar para artes gráficas, design e edição de vídeo?

Este certamente é um dos cenários mais complexos, porque existem muitas variáveis, mas, de forma geral, o ideal é escolher um notebook com uma GPU dedicada e capaz de aguentar tarefas mais pesadas como renderização e codificação de vídeo, ao menos 16 GB de memória RAM é praticamente obrigatório.

Poder de processamento também é importante, então a recomendação fica nas linhas Intel Core i5 ou Core i7 e linhas AMD Ryzen 5 ou Ryzen 7.

A resolução de tela é um fator muito importante para este público, opte por telas full HD e com tamanhos de 14 polegadas ou mais, para ter boa portabilidade e ergonomia visual. Por fim, armazenamento é essencial para este perfil de usuário, então considere adicionar ao menos 1 Tb se couber em seu orçamento.

Agora que você conta com algumas dicas relevantes sobre o que considerar na hora de escolher um notebook novo, basta colocá-las em prática e aguardar por uma promoção interessante.

Boas compras!

Esperamos que este guia tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre os notebooks e qual é o melhor modelo para você. Sabemos que esse tipo de aparelho é cada vez mais utilizado, especialmente em virtude da praticidade e mobilidade que oferecem.

Dessa forma, é importante estar bem informado sobre as características de cada um para poder fazer a escolha certa. Além disso, pesquisar preços e condições de pagamento também é essencial antes de fechar qualquer compra. Queremos que você seja feliz com seu novo notebook!

Se você ainda estiver em dúvida, deixe um comentário neste post e teremos o maior prazer em te ajudar!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?
Continue lendo

Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?

Quando for configurar uma unidade de armazenamento interna ou externa e que precise ser usada em diferentes sistemas, você deve escolher o melhor sistema de arquivos para cada caso. Entenda as diferenças dos sistemas NTFS, FAT32 ou exFAT, os mais usados para interoperabilidade.
licenças para softwares
Continue lendo

Diferentes tipos de licenças para softwares

Conheça alguns dos diferentes tipos de licenças para softwares para evitar “dor de cabeça” no momento de adquirir um software para uso pessoal ou para a sua empresa.