Calamares instalador Linux
Tecnologia

Os segredos do instalador Calamares que traz o Linux até você

No mundo das distribuições Linux a possibilidade de customização leva à criação de múltiplas soluções. Mas, uma constante é a adoção do Calamares, sendo o instalador padrão em dezenas de distribuições. Afinal, quais os segredos dele?

O Calamares é um instalador Linux independente, é ele quem guia você pelos seus primeiros passos no mundo Linux: a instalação do sistema operacional. 

Ainda que não pretenda ser um instalador “padrão”, ele é pragmático e fácil de utilizar.

Um pouco da história do Calamares

A ideia de contar com um instalador independente que servisse a várias distribuições, acelerou o seu desenvolvimento, iniciado em maio de 2014 por Teo Mrnjavac e, mais recentemente, por Philip Müller, ambos do projeto Manjaro.

Pouco mais de meio ano depois, a versão 1.0 foi lançada em janeiro de 2015, tornando-se o instalador oficial do Manjaro e da KaOS. Com o apoio da Blue Systems, ainda hoje, a maioria dos desenvolvedores trabalha também no projeto KDE. Para quem conhece o KDE, não vai se surpreender de que ele seja modular e customizável.

O nome “Calamares” é usado em Portugal e no Brasil para alguns moluscos comestíveis, concretamente o choco e a lula. Mas por que virou o nome do aplicativo? Isso a gente nunca soube.

Quais distribuições usam o Calamares como instalador?

Atualmente, cerca de 30 distribuições o adotaram por padrão:

  • Derivadas do Arch Linux: Archcraft, Archman, Arcolinux, Artix, BigLinux, Bluestar, Endeavour, Garuda, Manjaro, Parábola, Salient OS e XeroLinux;
  • Derivadas do Ubuntu: Lubuntu, Feren e KDE Neon;
  • Derivadas do Debian: AIMS, Maui Linux, Neptune, Netrunner, Nitrux, Parrot, Pepermint, Siduction e TeLOS;
  • Derivadas do openSUSE: GeckoLinux e RegataOS;
  • Derivadas do Fedora: Kannolo;
  • Derivadas do Gentoo: Redcore Linux;
  • Derivadas do Funtoo: Sabayon;
  • Independentes: NixOS, OpenMamba, Fedora, KaOS, OpenMandriva e Pisi Linux.
Calamares instalador Arcolinux
Um dos segredos do Calamares está nos módulos e na personalização.

Com relação ao seu código, está escrito principalmente em C++17, e na interface do usuário conta com bibliotecas Qt 5.9 (ou posterior). Seus módulos utilizam scripts em Python 3 e as suas configurações estão em YAML, uma linguagem de sintaxe amigável moderna. 

A versão mais recente do instalador é a 3.2.60, mas os desenvolvedores sugerem que as distribuições utilizem a versão 3.2.59 até que um bug nos idiomas seja corrigido.

Sob o capô do instalador

O projeto permite um nível profundo de personalização, que vai desde o logotipo até a sequência dos passos intermediários no processo de instalação.

Ao preparar os discos de instalação, os responsáveis por cada distribuição escolhem a fonte dos repositórios e quais opções estarão disponíveis aos usuários. O aplicativo também permite o uso de módulos customizados para uma distribuição, por exemplo, o Manjaro e o Debian (este último não o usa como instalador padrão).

Outro recurso interessante no Calamares é a sequência de slides informativos. Enquanto aguarda a instalação da sua distribuição Linux, você pode acompanhar as boas-vindas ao seu futuro computador, os aplicativos pré-instalados, sabe como receber ajuda e como participar da Comunidade ou das redes sociais da sua distribuição.

Calamares instalador Endeavour
O Calamares é o instalador padrão do Endeavour e de mais de 30 distribuições.

Emoção: instalando a sua distribuição Linux

O instalador guia você através das opções básicas de instalação:

  1. Tela de boas-vindas e análise prévia da compatibilidade do sistema com a distribuição: verificação do espaço em disco e da memória RAM disponíveis, bem como da conexão com a internet;
  2. Seleção do idioma do processo de instalação: cerca de 50 línguas são suportadas;
  3. Escolha do idioma do sistema operacional e do teclado: tudo isso pode ser alterado mais tarde, mas já deixa o sistema com a sua cara, incluindo os formatos de hora e moeda. Você também pode testar se escolheu o layout de teclado correto;
  4. Definição do fuso horário: algumas distribuições não incluem os pacotes de geolocalização e o usuário precisa clicar no mapa para escolher;
  5. Criação (e criptografia) das partições e do sistema de arquivos personalizáveis;
  6. Instalação do ambiente gráfico, aplicativos adicionais e outras personalizações (opcional): algumas distribuições oferecem opções avançadas para você instalar outros programas. Tenha em conta que tudo será baixado da internet e pode alongar muito a instalação (passo número 8);
  7. Criação do usuário, senha e escolha dos direitos administrativos: confira se está tudo certo, porque algumas distribuições não oferecem um botão de confirmação;
  8. Instalação propriamente dita: aqui os desenvolvedores costumam adicionar várias informações sobre a distribuição.

A cópia dos arquivos de sistema costuma levar de 5 a 15 minutos. A seguir, o instalador remove tudo o que não for necessário ao sistema final (por exemplo, pacotes de idiomas e drivers não necessários) e configura o carregador de inicialização (geralmente o GRUB ou o Systemd-boot). Ao final, o sistema pergunta se você deseja reiniciar para começar a usar a sua distribuição Linux.

Calamares instalador Arcolinux
O Calamares permite personalizar a sua instalação.

De longe, o passo mais técnico é este, mas o Calamares oferece opções automáticas de particionamento do disco, sugerindo opções para você, mas, se você for um usuário mais experiente, pode fazer tudo manualmente, especialmente se estiver fazendo dual-boot com o Windows. É bom saber que o log completo da instalação é copiado para o arquivo /var/log/installation.log do seu novo sistema.

Curiosidade! Você poderia imaginar que o mantenedor do particionador do Calamares é o brasileiro Caio Jordão Carvalho da UFMG?

Calamares instalador BigLinux
Calamares: instalador do BigLinux

Como você pode contribuir com o projeto Calamares?

O projeto está direcionado aos desenvolvedores e mantenedores das distribuições, com interesse direto no código e nos módulos de instalação. Mas, você pode contribuir com doações, com a tradução da documentação, das wiki ou do site

Desenvolver software é uma aventura que nunca termina e, se você encontrar alguma falha, não deixe de pesquisar e informar aos desenvolvedores.

Você já usou o Calamares? O que você mais gostou?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!