Desde a invenção da escrita, o homem tem procurado formas de automatizar a produção de textos. A máquina de escrever foi uma das primeiras invenções nesse sentido, seguida pelos computadores. Agora, com a inteligência artificial, os geradores de textos estão cada vez mais sofisticados e capazes de produzir conteúdos cada vez mais complexos.
Neste artigo, vamos ver como os geradores de textos com inteligência artificial vão transformar a vida dos copywriters. Vamos ver como eles já estão sendo utilizados para produzir conteúdo e quais as perspectivas para o futuro.
Se te contássemos que esses dois primeiros parágrafos foram escritos por uma inteligência artificial, você acreditaria? Pois, é verdade!
O gerador de texto automático da Infinity Copy, plataforma brasileira com foco em inteligência artificial para copywriting, é treinado totalmente em português. Isso faz com que os textos sejam gerados de forma coerente, adequados ortograficamente e com linguagem natural, ou seja, assemelhando-se à maneira como nós escrevemos.
Com o cruzamento de referência e análise de dados, a plataforma cria conteúdos 100% originais e é ensinada com milhares de exemplos para ser um gerador de copy capaz de elaborar textos com objetivo de venda, engajamento e até mesmo com foco institucional.
Eis mais uma tecnologia que vem para agregar escala, velocidade e inteligência de mercado para o setor de marketing digital, especialmente para os redatores, copywriters e produtores de conteúdo.
Relação entre Inteligência Artificial e o aumento dos investimentos no marketing digital
Assim como diversos outros profissionais da área já trabalham com o auxílio de softwares avançados de edição e criação de imagens, como Illustrator, Photoshop, Lightroom; sistemas integrados de gestão de redes sociais como Hootsuite, MLabs; ferramentas de automação de marketing como RD Station, Hubspot, MailChimp; e sistemas intuitivos de criação de sites como WIX, WordPress e Square Space.
Chegou a hora do gerador de textos deixar de ser uma previsão futurista e começar a fazer parte do presente. Aliás, é de se espantar que ainda não houvesse nenhum tipo de ferramenta eficiente para tornar o ofício dos copywriters mais rápido, automatizado e menos estressante.
Quem trabalha com escrita sabe que o processo envolve técnica e também muita inspiração, criatividade e certo nível de abstração para atingir resultados realmente impactantes.
Por esses motivos que quanto mais partes desse processo puderem ser facilitadas, como pesquisa de referências, sugestões de parágrafos de introdução, conclusão, conteúdo já otimizado para SEO, sugestões de palavras-chave e até brainstorm de ideias de conteúdo, são comodidades muito bem-vindas na era em que tempo é o ativo mais valioso das pessoas e dos negócios.
Falando sobre negócios, já faz tempo que não é mais uma opção e sim, obrigação de qualquer empresa comprometida com melhores resultados, ter posicionamento digital e um trabalho de produção de conteúdo que gere conexão e conversão, de forma constante e consistente.
Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” divulgada este ano, 94% das empresas entrevistadas investem em ações de comunicação digital em busca de crescimento e consolidação de marca.
Segundo o CENP-Meios, entidade de autorregulação do mercado publicitário, somente no ano passado houve um aumento de 74,2% no investimento em marketing digital pelas empresas do país, em relação aos dados de 2020 e 2019.
Sabemos que hoje em dia, produção de conteúdo não é mais privilégio de grandes companhias. Essa prática é adotada por profissionais autônomos, micro e pequenos empreendedores de negócios físicos e digitais.
Agências de todos os portes e profissionais de marketing de todas as áreas. A consciência sobre o papel fundamental da produção de conteúdo online para aumentar o lucro e o crescimento da empresa ganha diariamente mais força.
Os números refletem o movimento exponencial dos negócios em direção ao marketing digital e consequentemente um oceano azul de oportunidades para copywriters e redatores.
Para que esses profissionais consigam assumir o alto volume de demandas e possam direcionar sua atuação mais para a estratégia e menos para o operacional, é que o gerador de texto da Infinity Copy vem como um aliado imprescindível para aumentar a produtividade, economizar tempo, dinheiro e resolver problemas comuns na hora de escrever.
Como o gerador de texto online da Infinity Copy ajuda nos desafios da produção de conteúdo
Sentar na frente do computador, ficar horas encarando a barra de texto piscando no vazio e nenhuma ideia na cabeça sobre como começar a escrever é uma cena frequentemente vivida por copywriters.
O alto nível de estresse e pressão por prazos de entrega cada vez menores contribuem para que o famoso bloqueio criativo apareça nos momentos mais inadequados. Criatividade e inspiração dissipam-se no ar e parecem habilidades nunca vistas.
O oposto também acontece. Ideias demais e pensamentos frenéticos conseguem transformar a escrita em uma missão frustrante e contraproducente, já que se torna quase impossível organizar tudo que está na cabeça e transpor para o papel.
Sem mencionar que depois de enfim, conseguir começar um texto, é normal que um copywriter leve entre 4h a 8h para finalizar um artigo com cerca de 1.500 palavras. O que significa que tanto faturamento quanto produção, ficam totalmente limitados ao tempo possível de desempenho humano.
Esses fatores só confirmam como o gerador de texto automático vem para mudar definitivamente a realidade de copywriters. É importante ressaltar que o uso do gerador de texto só funciona associado às habilidades humanas. A I.A. não vem para substituir as pessoas, mas para unir as nossas capacidades cognitivas com a tecnologia.
A Infinity Copy foi criada, não só para dar mais agilidade para a produção de conteúdo, como também para potencializar as aptidões dos profissionais de redação e solucionar problemas do dia a dia em poucos cliques.
Além de apresentar uma interface amigável, o gerador de texto oferece mais de 30 modelos que atendem diversos objetivos da produção de conteúdo, como: título de blog post, descrições para SEO, post para redes sociais, frameworks AIDA, PAS e muitos outros.
Os frameworks, por exemplo, são estratégias de copy muito utilizadas por redatores, onde o texto pode ser dividido em Atenção, Interesse, Desejo e Ação – AIDA ou em Problema, Agitação e Solução – PAS.
Para ambas as táticas, basta inserir no gerador de texto da Infinity Copy informações básicas sobre o que é o produto ou serviço, assunto do texto que se deseja escrever, definir um tom de voz, que pode ser criativo, formal ou informal e clicar em gerar conteúdo. Em poucos segundos a inteligência artificial cria algumas sugestões seguindo a estrutura do respectivo framework utilizado.
Na prática, como funciona o gerador de texto da Infinity Copy?
A plataforma possui tecnologias próprias, criadas para entregar um conteúdo mais acurado possível onde a I.A. cruza centenas de milhares de informações da internet, reconhece padrões, contextos e gera resultados estatisticamente plausíveis e totalmente únicos.
Isso mesmo, não existe cópia de nenhum lugar nem compartilhamento de dados entre as contas dos usuários. Todos os conteúdos criados pelo gerador de texto da Infinity passam nos testes de plágio. Com um processo de feedback contínuo e novas integrações de recursos de melhoria, a plataforma está sempre em melhoria contínua da qualidade dos textos.
Se você nunca acessou o gerador de textos automáticos da Infinity, é só entre no site infinitycopy.ai , criar seu login e senha, e testar a ferramenta gratuitamente. Logo que você cadastrar seu usuário, terá acesso imediato à área de trabalho e a todos os modelos. Cada modelo tem uma indicação de uso diferente e solicitações de informações distintas também.
Vamos supor que queremos escrever um conteúdo para post do Instagram sobre como manter a produtividade no home office. Nesse caso devemos selecionar o modelo “Post para Redes Sociais” e definir os campos solicitados.
Em “finalidade da publicação” selecionaremos a opção “engajamento”, o “tom de voz: criativo” e “tamanho da publicação: médio”. Em “sobre o que é a sua postagem?” foi inserido o seguinte texto: “a dificuldade em manter o foco e a produtividade de trabalho no home office” e por último, em “ação desejada para o leitor” a seguinte frase: “marcar um amigo que está precisando dessa dica”.
Selecionando exatamente os itens da forma mencionada e inserindo as frases como escritas acima, esses foram os dois resultados gerados pela Infinity Copy. Não houve nenhuma alteração, correção ou edição do conteúdo. Confira o resultado:
(OPÇÃO 01)
Quem nunca se sentiu tentado a abandonar o trabalho para ligar a TV ou para ir dar uma volta? A produtividade de trabalho em casa é sempre um desafio. Afinal, a privacidade do home office pode facilmente se tornar uma armadilha para a procrastinação. Segundo uma pesquisa da Universidade de Stanford, os trabalhadores que estão em casa têm duas vezes mais chances de se distrair do que os que estão no escritório.
A boa notícia é que é possível vencer esse desafio. Veja algumas dicas:
– Defina horários para trabalhar e cumpra-os.
– Planeje seu dia e estabeleça metas realistas.
– Organize seu espaço de trabalho de forma a incentivar a produtividade.
– Evite se distrair com redes sociais e outras atividades não relacionadas ao trabalho.
– Mantenha um bom equilíbrio entre trabalho e descanso.
Marque um amigo que está precisando dessa dica.
(OPÇÃO 02)
A produtividade de trabalho é algo que todos nós queremos alcançar, não é mesmo? Mas é preciso ter foco e manter a concentração para conseguir isso. Infelizmente, nem sempre é fácil manter o foco quando estamos trabalhando em casa. Principalmente porque temos diversas distrações à nossa disposição.
Mas, seguindo algumas dicas, é possível manter a produtividade e ter um bom desempenho no home office. Uma delas é estabelecer um horário de trabalho e tentar segui-lo o máximo possível. Outra é evitar se distrair com coisas irrelevantes, focando nos objetivos a serem alcançados.
E, para finalizar, marque um amigo que está precisando dessa dica!
Interessante, né? Vamos testar agora o modelo de “Título de blog post”, que como o próprio nome já diz, ajuda a criar títulos para textos de blog.
No exemplo desse modelo, há apenas um campo que precisa ser preenchido, que é o “tema central do seu blog post”. Imaginemos que o conteúdo produzido será sobre hábitos saudáveis e o texto inserido é: “como manter hábitos saudáveis”. Após clicar em “Gerar conteúdo” foram essas as sugestões que apareceram:
– Como manter hábitos saudáveis: dicas para uma vida mais saudável
– Como ter hábitos saudáveis: os segredos para uma vida mais longa e saudável
– A importância dos hábitos saudáveis: como ter uma vida mais equilibrada
– Como manter os hábitos saudáveis na rotina: dicas práticas para uma vida mais saudável
– Manter hábitos saudáveis: o que fazer para ter uma vida mais equilibrada
Definitivamente,os resultados são impressionantes. Tudo isso ainda, com grande poder de indexação, pois como os textos são originais, a I.A. é treinada para usar as palavras-chave do nicho e entregar um conteúdo otimizado para SEO. Significa que o texto tem mais chances de aparecer nos resultados dos buscadores quando alguém pesquisar pelo tema relacionado ao conteúdo.
A evolução do gerador de texto automático não para
Se o gerador de texto da Infinity Copy já surpreendeu muito até aqui, saibam que ainda tem mais inovação para deixar os copywriters e redatores boquiabertos com tanta facilidade.
Recentemente a plataforma lançou uma nova funcionalidade chamada “Escritor”, que já se tornou um dos recursos mais utilizados pelos usuários e sucesso de feedback. Com o “Escritor” é possível escrever artigos longos, newsletters, e-books, roteiros de vídeos e qualquer conteúdo completo, dentro de uma estrutura que combina os recursos clássicos do Word com os templates automáticos da Infinity.
A ferramenta conduz a criação do conteúdo por um passo a passo intuitivo e com autocomplete dos resultados preferidos pelo usuário, fazendo com que um título, uma introdução e a estrutura de tópicos de um artigo surjam em menos de 30 segundos.
Depois, basta apenas usar os modelos disponíveis para gerar a continuação dos tópicos, a expansão de parágrafos, o melhoramento de conteúdos e o parágrafo de conclusão, conforme o objetivo do seu texto.
O “Escritor” salva automaticamente e em tempo real tudo que é criado no documento. Você ainda pode editar e diagramar o conteúdo como preferir e compartilhá-lo através de um link com qualquer pessoa.
Essa funcionalidade é excelente para quem precisa produzir textos extensos, de até mais de 2.500 palavras e em grande volume. Como em um toque de mágica, a ferramenta fornece um direcionamento efetivo de conteúdo e vai completando o texto à medida que o usuário interage e fornece os comandos para a criação de parágrafos originais.
Isso é só o começo de uma nova realidade que vai evoluir cada vez mais. A Infinity Copy está trazendo esse avanço para o mercado de copywriting e oferecendo uma tecnologia pioneira no Brasil. O nosso futuro é junto com as máquinas e as tecnologias, sabendo como utilizá-las para promover conforto e aumento das potencialidades humanas.
Acesse o site da Infinity Copy AI e experimente a nova realidade do marketing que já faz parte da rotina de centenas de profissionais. Conheça o gerador de texto que veio para ficar e tornar a sua vida mais fácil!