Você já instalou o seu WordPress, configurou o tema e vem publicando conteúdo com regularidade. Mas, até agora, nada de aparecer na primeira página do Google. Isso pode acontecer por diversos motivos, e neste artigo vamos focar no trabalho necessário no SEO do seu site.

SEO (Search Engine Optimization) ou em português, Otimização para Ferramentas de Pesquisa, é uma estratégia que como o próprio nome diz, serve para otimizar o seu conteúdo para atender aos critérios de ranqueamento necessários para obter bons resultados nos principais buscadores.

Apesar dos conteúdos apresentados neste post serem úteis para todos os públicos, o foco será no público iniciante, e por isso não iremos nos aprofundar demais em cada um dos tópicos.

Acima de tudo, para obter um bom posicionamento nos rankings do buscadores, o seu conteúdo deve ser muito bem escrito, e alinhado com um nicho ou objetivo específico, para que o seu conteúdo atenda as expectativas do público.

Pesquise por palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo

Não adianta você criar um conteúdo respondendo uma pergunta para a qual as pessoas não estão procurando respostas nos buscadores. Por isso, o ideal é realizar uma pesquisa de palavras-chave para focar nas principais dúvidas de um público, aumentando assim a sua chance de ser encontrado e a relevância do seu conteúdo.

Existem diversos serviços que podem te auxiliar neste processo: 

  • Ubersuggest: Esta é uma ferramenta gratuita criada por Neil Patel, um renomado profissional da área de SEO, que vai te ajudar a analisar determinadas palavras-chave, verificando a quantidade de buscas, a dificuldade para rankear, ideias de palavras-chave relacionadas, além de outras ferramentas;
  • Answer The Public: Através deste serviço, você pode definir uma língua e um conteúdo, e será sugerido uma infinidade de termos pesquisados, que podem te dar várias ideias de conteúdo;
  • Google Keyword Planner: Este planejador de palavras-chave é muito bom principalmente por ser comandado pela mesma empresa responsável pelo maior buscador do mundo: o Google. Através desta ferramenta é possível ver a média de pesquisas mensais de uma determinada palavra-chave, além do nível de concorrência e até preço para anunciar através do Google Adwords;
  • Keyword Magic Tool: Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fácil de usar que fornece todas as palavras-chave que você precisa para criar a sua campanha de SEO ou de PPC mais rentável.

Otimize a velocidade do seu site

Velocidade não é a única prioridade para analisar o SEO de um site, mas sem dúvida é uma das mais importantes. Se um site demora para carregar, a probabilidade do leitor sair da página é muito grande, além de influenciar diretamente no ranqueamento nos buscadores. 

Por padrão, o WordPress trabalha com conteúdos dinâmicos, fazendo uma requisição no banco a cada vez que um novo usuário acessa um conteúdo. Além de fazer o seu servidor trabalhar para exibir o mesmo conteúdo repetidamente, isso pode deixar o tempo de carregamento do seu site maior do que deveria.

A solução para isto é utilizar um plugin de cache, que armazena uma versão estática das suas páginas para exibir ao usuário. Existem diversos plugins para isto, como o WP Super Cache, WP Fastest Cache, W3 Total Cache, apenas para citar alguns. Faça seus testes e veja qual se sai melhor na sua hospedagem.

Para que você tenha uma base, seguem algumas ótimas ferramentas para testar o desempenho do seu site: Google PageSpeed Insights, GTmetrix e Pingdom Website Speed Test.

Otimize as imagens do seu site

As imagens do seu site são tão importantes quanto o seu texto. Um conteúdo com imagens de qualidade para ilustrar a mensagem que está sendo transmitida tem muito mais chances de gerar engajamento do que um conteúdo com puro texto.

Um plugin para otimização de imagens como o EWWW Image Optimizer vai te ajudar a diminuir o tamanho das suas imagens, além de convertê-las para formatos mais modernos como o Webp, que são muito mais bem vistos pelo Google e outros buscadores.

Além disso, sempre adicione as palavras-chave do seu conteúdo no nome do arquivo da imagem, descrição e texto alternativos, já que o Google também verifica estes dados.

Utilize uma CDN

O seu site é hospedado em uma localização geográfica específica, e quanto mais longe o seu usuário estiver desta localização, maior será a variação no seu tempo de carregamento. Para garantir que os usuários tenham um acesso rápido independente da posição geográfica no mundo, existe um serviço chamado CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo).

O que uma CDN faz é basicamente replicar cópias estáticas do conteúdo do seu site em servidores espalhados ao redor do mundo, tornando o acesso mais rápido independente de localização. 

A Cloudflare é a empresa mais popular neste segmento, pois disponibiliza uma CDN de qualidade de maneira gratuita. Além da CDN, eles possuem diversos outros serviços, como um SSL gratuito, proteção contra ataques de força bruta e diversas outras funcionalidades.

Por padrão, o WordPress vem com uma estrutura de permalinks onde é inserido o ano, mês e até dia antes do nome do post na URL. Apesar de útil em alguns casos, principalmente quando lidamos com notícias, na maioria das ocasiões esta simplesmente não é a melhor abordagem.

Para obter uma URL mais amigável, vá em Configurações -> Links Permanentes e dentro de Configurações comuns, selecione a opção Nome do post. Isso vai deixar as suas URLs legíveis para humanos e ajudará na aquisição de visitas.

Para melhorar o seu SEO, utilize links amigáveis

Além disso, não se esqueça de configurar um permalink personalizado em cada post que escrever, procurando deixar a URL mais curta e com um foco maior nas palavras-chaves do seu conteúdo.

Utilize um plugin de SEO

Apesar do WordPress ser ótimo de maneira nativa, algumas funções que ajudam muito na estratégia de SEO não são facilmente configuráveis, e por isso instalar um plugin para esta finalidade pode ajudar muito.

Apesar de não afetar diretamente no ranqueamento do seu site, o plugin de SEO vai te ajudar identificar pontos em seus conteúdos para deixá-los mais amigáveis para os buscadores, indicando a quantidade ideal de palavras, subtítulos e repetições de palavras-chave, além de diversas outras dicas.

O plugin de SEO que utilizamos aqui no Diolinux é o Rank Math SEO, por ser bem completo, com uma ótima ferramenta para analisar os textos que escrevemos, além de possuir uma função de redirecionamento de links embutidos, análise completa do site e até suporte para o Google Webmasters.

Outra ótima opção é o Yoast SEO, o maior plugin de SEO do mercado, que possui uma base muito sólida, atualmente completando 10 anos no mercado. Também possui diversas funcionalidades como otimização de palavra-chave, análise de legibilidade e algumas ferramentas a mais na sua versão paga.

Crie um sitemap

O sitemap é uma série de arquivos que informam aos buscadores a estrutura do seu site, além de informar sempre que houver alguma atualização nas páginas, como no caso de um novo post.

Ele é extremamente importante para que os buscadores possam indexar o seu conteúdo de maneira correta, principalmente no caso do seu site possuir muitas páginas, como no caso de e-commerces, portais de notícias ou alguns blogs.

É possível criar um sitemap manualmente através do formato XML, mas a maneira mais recomendada é através de plugins, já que eles serão atualizados automaticamente conforme novas páginas forem surgindo no seu site. Os principais plugins de SEO como o Rank Math SEO e Yoast SEO já contam com esta funcionalidade.

Utilize os serviços do Google

Nada melhor para rankear no buscador do Google, do que utilizar os serviços do mesmo, certo? Apesar de não ser obrigatório, são ótimas ferramentas gratuitas que você não deveria abrir mão.

Através do Google Search Console, você pode verificar diversas métricas do seu site, como facilidade de uso nos dispositivos móveis, links externos, suporte para a tecnologia AMP e adicionar o sitemap gerado pelo plugin de SEO.

Já o Google Analytics serve para analisar os acessos que seu site recebe, e através dele é possível saber exatamente quais páginas são mais acessadas, através de qual dispositivo, sistema operacional e até a origem do usuário.

O link building é uma estratégia de SEO em que se monta estrutura de referências internas e externas (links) para demonstrar aos buscadores que o seu site possui relevância em um determinado assunto. 

Os links externos devem ser feitos de maneira orgânica e natural, pois o Google consegue identificar quando se está abusando dessa estratégia e pode em alguns casos, acabar penalizando o seu ranqueamento.

Sempre adicione links internos em seus conteúdos levando para outros artigos do seu próprio site, desde que ele tenha uma relevância para o conteúdo atual. Não se esqueça de adicionar alguns links externos também, tomando o cuidado de direcionar para fontes de qualidade.

SEO é uma luta diária

Trabalhar com WordPress e SEO requer grande esforço, mas pode ser muito recompensador. Além da plataforma ser extremamente maleável para diversas finalidades, através dela é possível conseguir resultados sensacionais.

Já conhecia essas dicas? Tem alguma estratégia que utiliza para compartilhar? Deixa nos comentários!

Até a próxima!


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