Como utilizar o Whatsapp através do Nativefier

whatsapp 2Bnativefier

Teoricamente, o Whatsapp deveria funcionar pelo nativefier com o comando padrão, porém, as vezes é possível se deparar com uma mensagem de erro dizendo que o Whatsapp funciona com Google Chrome 49 ou superior.  

whatsapp error

Para resolvermos este problema, é necessário injetar um código javascript no momento da criação do webapp, que será responsável por burlar este erro e inicializar o aplicativo mesmo assim.   Para isso, primeiramente temos que criar um arquivo com a extensão .js e dentro inserir o seguinte código:  

if (document.body.innerText.replace(/n/g, ' ').search(/o whatsapp funciona com.*para utilizar o whatsapp.*atualize/i) !== -1)navigator.serviceWorker.getRegistration().then(function (r) { r.unregister(); document.location.reload() });   

O que este código faz é procurar pela mensagem de erro, e caso seja encontrado, ele atualiza a página pulando o service worker, fazendo o aplicativo funcionar normalmente.   O nome do arquivo pode ser qualquer um, mas para facilitar o procedimento deste tutorial, irei nomeá-lo de fix.js.  

Feito isso, basta abrir o terminal na pasta onde você quer armazenar os arquivos do webapp, e inserir o seguinte comando:  

nativefier --name “Whatsapp Web” --inject “caminho para o arquivo fix.js” https://web.whatsapp.com

Dentro do parâmetro –name você pode alterar para o nome que preferir, e no parâmetro –inject é necessário colocar o caminho completo de onde está o arquivo. Uma maneira mais simples de fazer isso é simplesmente arrastar o arquivo fix.js para dentro do terminal.  

E pronto! O seu Whatsapp Web estará funcionando normalmente.   

Veja também um vídeo do Dionatan onde ele mostra mais sobre o funcionamento do Nativefier:  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Crossover 20 disponível para Chrome OS
Continue lendo

Crossover 20 disponível para Chrome OS

O Crossover é uma aplicação capaz de rodar aplicativos Windows de forma “nativa” em sistemas Unix like. A versão 20 chegou trazendo suporte ao Chrome OS e pretende ajudar vários usuários deste sistema.
Como usar o Evernote no Linux
Continue lendo

Como usar o Evernote no Linux

O Evernote é um dos aplicativos mais populares quando se fala de anotações, porém ele não tem originalmente um cliente desktop para Linux, muitas pessoas utilizam a versão feita pela comunidade para ele chamada de Everpad, mas a minha solução para o caso de hoje é diferente.