O que é markdown
Tutoriais

O que é o formato Markdown?

O Markdown é uma ferramenta de conversão de texto para HTML pensada para escritores na web. Foi criada em 2004 por John Gruber com colaboração de Aaron Swartz, e estruturada para ser fácil de ler e escrever, transformando em um arquivo XHTML ou HTML válido e estruturado.

Ele surgiu como um script em Perl, sendo uma alternativa ao editor WYSIWYG (What You See Is What You Get, ou em português, O que você vê é o que você recebe), que nem sempre funciona da maneira planejada.

Enquanto no editor WISIWYG os textos são exibidos formatados no momento da escrita, como as suites de escritório, no Markdown a formatação só é realizada no arquivo final gerado.

Totalmente open source, o Markdown pode ser aplicado em qualquer projeto, e você pode ver a licença completa aqui (em inglês). Grandes sites e aplicativos já utilizam o Markdown, como o Github (em seus arquivos README) e o próprio WordPress, no novo editor Gutenberg.

Entre alguns dos exemplos de sintaxes do Markdown estão:

  • “# Este é um título”, utilizando o símbolo “#” para informar ao Markdown que o texto a seguir será transformado em um título;
  • “**esta palavra está em negrito**”, utilizando os dois símbolos “**” para deixar o texto negrito, entre diversos outros.

Você pode verificar uma lista de comandos para ajudar nesta tarefa.

Vantagens do Markdown

  • Facilidade na leitura;
  • Independente de plataforma: É possível migrar um arquivo de texto entre plataformas e serviços sem perder a formatação desejada;
  • Portabilidade: Os arquivos markdown podem ser abertos por qualquer software que suporte este formato aberto;
  • À prova do futuro: Mesmo se o software utilizado no momento pare de funcionar, tendo acesso aos arquivos markdown garante que nada seja perdido.

E você, conhecia o Markdown? Já utilizou em algum serviço? Deixe seu relato aí nos comentários!

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!