Conheça um gerenciador de tarefas para Linux igual ao do Windows!
O Windows é um sistema com muitos acertos, um deles é o gerenciador de tarefas, que apresenta uma interface bastante completa e intuitiva, por onde podemos acompanhar cada processo, além de várias informações sobre o computador e o uso computacional. Será que existe um gerenciador de tarefas para Linux equivalente ao do Windows?
Afinal, no sistema do pinguim, exitem boas alternativas, mas que, em geral, não conseguem reunir beleza com inúmeras funções, como a do Windows. Hoje você conhecerá um programa que chega bem próximo desse objetivo e poderá substituir o monitor do sistema que vem por padrão na sua distro.
Mission Center, um gerenciador de tarefas para Linux
Mission Center é um gerenciador de tarefa para Linux com uma interface muito parecida e quase tão funcional quanto a do Windows. Por ele, você pode acompanhar não apenas cada processo, como também dá para monitorar com gráficos e números o uso de cada componente do computador.
Ele consegue monitorar o CPU, placa de vídeo, cada unidade de armazenamento disponível, memória RAM, uso de rede, tudo com bastante detalhe, e ainda informa há quanto tempo seu computador está ligado.
O programa é feito em GTK 4, com o Libadwaita, Rust, seus gráficos são renderizados via OpenGL e utiliza o NVTOP como base para algumas tarefas. Ele encaixa perfeitamente com o estilo visual do GNOME, mas ainda tem algumas limitações destacadas pelos desenvolvedores:
- A aplicação suporta apenas o monitoramento, ainda não é possível parar algum processo por ela, sendo necessário recorrer ao velho monitor do sistema da sua distro, ou ao terminal;
- A porcentagem do uso de disco pode não ser exata;
- Não consegue monitorar o uso da rede e GPU por processo;
- O suporte a monitoramento da GPU está em estágio experimental, apenas modelos da AMD e NVIDIA são compatíveis e pode ainda apresentar imprecisões.
Dessa forma, apesar de ser uma excelente ferramenta para monitorar o sistema e suas tarefas, ainda precisamos recorrer ao velho monitor do sistema ou ao terminal para encerrar algum processo. O grande diferencial é justamente reunir tantas informações numa interface amigável.
Qual a sua aplicação favorita para monitorar o sistema? Conte para a gente nos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!