Aplicativos

Microsoft Edge 96 apresenta novo recurso para webapps

A medida que o tempo passa, a tecnologia evolui e cada vez mais vemos novos recursos sendo implementados em softwares que visam deixar nos fazer economizar tempo e deixar nosso workflow ainda melhor.

A utilização de PWAs (Progressive Web Apps) têm se tornado bastante popular para diversos usuários e a Microsoft sabe disso, tanto que na mais nova versão de seu navegador, apresentou um novo recurso visando melhorar a utilização desse formato de aplicação.

Vamos falar um pouco sobre essa novidade e sobre como ela pode impactar a sua produtividade.

Um workflow baseado em web

Hoje em dia não é nada incomum vermos pessoas que precisam apenas de um navegador de internet para trabalhar, tanto que os Chromebooks são dispositivos voltados a navegação na internet, seja para trabalho ou estudo.

chrome os

Durante muito tempo eu adaptei meu workflow e até pouco tempo atrás, tudo o que eu precisava para trabalhar era instalar um navegador de internet em meu sistema operacional e com o passar dos anos, esse tende a ser nosso futuro.

As próprias empresas estão adaptando suas aplicações para que elas funcionem de forma satisfatória na nuvem, para que independente do sistema operacional utilizado, você tenha acesso a ferramentas como o VS Code e o Photoshop.

Utilizado manipuladores de protocolo em aplicações PWA

Os manipuladores de protocolo são muito comuns em aplicações instaladas no sistema que permitem ao usuário ações rápidas como abrir o cliente de email do sistema, ao clicar sobre um link com o protocolo “mailto”, por exemplo.

Pensando em garantir uma maior integração entre as aplicações PWA e o sistema operacional, o Microsoft Edge agora permite que os usuários possam definir algumas aplicações PWA no sistema como um manipulador de protocolo.

Essa mudança poderá impactar positivamente no seu workflow, visto que ao clicar em um link com o manipulador de conteúdo, você poderá utilizar suas próprias aplicações PWA instaladas ao invés de abrir uma nova aba do navegador.

Muito além do Microsoft Edge

Embora essa novidade tenha chegado ao Microsoft Edge primeiro, como o navegador passou a utilizar a base Chromium, este recurso já está disponível para outros navegadores baseados no Chromium, como o Google Chrome, Vivaldi e Brave.

Além disso, você já pode usufruir deste recurso do Microsoft Edge no Windows, Linux e macOS.

Você utiliza o Microsoft Edge? O que achou desta novidade? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    ONLYOFFICE Docs 8.0: Novos Recursos para Formulários PDF, RTL e Gráficos em Planilhas 

    VídeoAplicativos

    Conheça Paisa, um poderoso aplicativo de controle financeiro

    VídeoAplicativos

    Calibre, um poderoso gerenciador e leitor de e-books para seu computador