Trabalhar com programação vem ficando bastante popular nos últimos anos, cada vez mais vemos novos cursos e capacitações, inclusive gratuitos para que ainda mais pessoas possam entrar neste mercado que sempre está demandando novos profissionais.

Existem diversos editores de código poderosos para que os desenvolvedores tenham uma opção cada vez mais viável e confortável para trabalhar, como o Sublime Text, Atom e o VS Code da Microsoft, um dos queridinhos dos programadores.

Se você deseja começar seus estudos e seus projetos de desenvolvimento, mas não tem um hardware poderoso para isso, o VS Code pode ser o seu novo aliado nesta jornada, já que agora ele conta com uma versão Web.

Agora disponível em seu navegador

Muitas vezes, ao trabalhar com desenvolvimento é necessária realizar uma alteração no código de última hora e você pode não estar próximo de sua máquina principal de trabalho para terminar esta mudança.

Bem, isso não será mais um problema já que agora você terá acesso a uma versão leve que roda diretamente de seu navegador sem que haja a necessidade de instalação do software, basta abrir o site e começar a escrever.

Esse é o primeiro passo da equipe da Microsoft para que ela comece a realizar a sua visão original de construir uma ferramenta de desenvolvimento completa que possa ser executada totalmente através do navegador de internet.

Desenvolva localmente com o poder da nuvem

Se você utiliza navegadores modernos como o Chrome e Edge que suportam a API de acesso ao sistema de arquivos do computador, é possível permitir que páginas da web tenham acesso aos arquivos existentes em sua máquina.

Essa integração permite a criação de alguns cenários interessantes para utilizar o VS Code para Web como uma ferramenta de desenvolvimento local sem a instalação de um software e pode ser utilizado para:

  • Visualização e edição de arquivos locais;
  • Criação de aplicativos com HTML, JavaScript e CSS em conjunto com as ferramentas de depuração do navegador;
  • Editar código em máquinas de baixa potência onde o VS Code não pode ser facilmente instalado (como Chromebooks, iPads e Smartphones Android).
image 69

Um toque interessante que a equipe trouxe para o software é que caso seu navegador não possua suporte a API de sistema de arquivos local, ainda será possível fazer o upload e download de arquivos individuais para você poder trabalhar através do navegador.

image 68

Uma experiência simples e leve

Como o VS Code for Web é executado através de um navegador, é nítido que teremos algumas experiências mais restritas se comparadas ao aplicativo para desktop.

Um belo exemplo, é a falta de recursos como o terminal e depurador, o que faz sentido, já que ao menos por enquanto, não é possível depurar um aplicativo em Rust ou Go diretamente do navegador.

Embora esses recursos estejam em falta, o VS Code for Web pode ser utilizado para editar o código de diversas linguagens populares, como C / C ++, C #, Java, PHP, Rust e Go.

Além disso, a experiência de codificação para linguagens utilizadas na web como JSON, HTML, CSS e LESS é quase idêntica ao que temos no VS Code para desktop, podendo se tornar até mesmo a ferramenta de trabalho principal para alguns desenvolvedores.

E quanto as minhas extensões

Se você costuma utilizar diversas extensões em seu ambiente de desenvolvimento, saiba que a maioria das extensões existentes para o editor de texto funcionam em sua versão para Web.

Extensões que executam o código Node.js ou que utilizem módulos muito específicos do sistema operacional aparecem nos resultados de pesquisa, porém, são marcadas como indisponíveis.

image 67

Vale dizer que a cada dia as extensões estão sendo atualizadas para funcionarem no navegador, então, fique de olho em sua extensão favorita.

Por que o VS Code for Web se temos o GitHub?

Há algum tempo, o GitHub anunciou uma versão do VS Code em sua interface para que os programadores pudessem realizar pequenas alterações no código e agora, temos o VS Code oficial para a Web, várias pessoas estão se perguntando se não se tratam dos mesmos projetos.

Enquanto o github.dev é uma instância do editor de código integrada aos repositórios do GitHub, o VS Code oferece suporte aos repositórios do GitHub e ao Azure Repos (que faz parte do Azure DevOps).

No VS Code, também é possível editar arquivos de forma local, sem que os arquivos estejam disponíveis em seu repositório no GitHub.

Usando o VS Code na Web

Você provavelmente deve estar curioso para testar essa nova ferramenta e iniciar seus estudos ou trabalhos na área de programação. Para isso, basta acessar o site vscode.dev e fazer a magia acontecer.

image 66

Você já conhecia o VS Code? O que acha da ideia de utilizar um editor de código na nuvem? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste