Já faz 30 anos que o kernel Linux foi publicado na internet e durante este tempo, diversos projetos lançaram sistemas operacionais que utilizam a tecnologia criada por Linus Torvalds.

Ao longo dos anos, as distribuições Linux foram ficando mais famosas e passaram a ser utilizadas não apenas para servidores, mas também para streaming de jogos e computadores pessoais.

Tanto o kernel Linux quanto os sistemas operacionais que o utilizam, possuem muito potencial para crescimento e parece que temos mais um Linus ajudando de forma involuntária.

O Linus que iniciou o Linux

Se você utiliza Linux, já deve ter ouvido falar de Linus Torvalds, criador e um dos principais mantenedores do kernel que dá base a centenas de distribuições existentes para download na internet.

O estudante de ciência da computação na Universidade de Helsinki iniciou no ano de 1991 um novo hobby, desenvolver um sistema operacional mais potente que o Minix, abrindo seu código-fonte para que mais pessoas pudessem contribuir com o desenvolvimento.

O restante é história, o kernel Linux passou a ser a base de diversos sistemas operacionais existentes no mercado, utilizado em desktops, servidores e até mesmo dispositivos móveis.

Caso você queira saber um pouco mais sobre a história do Linux, temos um artigo completo no blog que irá sanar sua curiosidade.

Linus Sebastian, um grande influenciador

Linus Sebastian é um produtor de conteúdo para a internet bastante conhecido por seu canal de tecnologia no YouTube o Linus Tech Tips

Recentemente, ele publicou um quadro chamado Daily Driver Challenge, onde ele e Luke, outro produtor de conteúdo para seu canal deveriam migrar para alguma distribuição Linux, utilizando-a por 30 dias, sem a ajuda de alguém que já  utilizasse o sistema.

Bem, eu nunca pensei que usar alguma distribuição Linux fosse tão complicado até assistir aos vídeos onde Linus cita diversos “problemas” que podem ser encontrados por um usuário iniciante, desde a escolha do sistema até a instalação de alguns softwares.

Os problemas encontrados por Linus e as soluções que estão chegando

Ao longo dos dias, Linus foi enfrentando alguns problemas que existem no mundo Linux para desktops que chegaram rapidamente aos ouvidos dos desenvolvedores e mantenedores de sistemas operacionais, interfaces e aplicativos. Muitos deles já estão trabalhando em solucionar alguns destes problemas que podem afetar o usuário comum.

Resolvendo um problema antigo

Um dos primeiros problemas encontrados por Linus está relacionado a procura de um sistema operacional, com tantas opções com propósitos diferentes disponíveis no mercado, encontrar a “melhor distro Linux” é uma tarefa difícil.

Após escolher o Pop!_OS como sistema operacional, ele encontrou um problema relacionado ao gerenciador de pacotes APT, que ao tentar instalar uma dependência do pacote “steam” que está legado há tempos, removeu toda a interface gráfica do Pop!_OS.

Após uma péssima experiência com o Pop!_OS, Linus optou por dar uma chance ao Manjaro KDE e curiosamente não quebrou o sistema.

Fedora para streamers, uma iniciativa interessante

Uma das tarefas que deveriam ser executadas por Linus e Luke no sistema do pinguim era realizar uma livestream de algum jogo e essa não é uma tarefa difícil, tanto que nós provamos que tem como fazer lives no Linux através da Twitch do Diolinux.

Devido aos hardwares proprietários que Linus possui, ele precisou de uma máquina virtual com o Windows 10 para realizar algumas configurações em sua mesa de som e iluminação, visto que eles não possuem softwares compatíveis com Linux.

Pouco tempo depois, a equipe do Fedora anunciou o projeto “Live Streaming Compatibility Initiative” (Iniciativa de compatibilidade de live streamings) que visa fazer parcerias com fabricantes de equipamento de streaming, aumentando a compatibilidade e desempenho dos mesmos com o sistema do pinguim.

Temos um artigo no blog falando mais sobre essa iniciativa e dizendo como você pode colaborar com ela.

Os 12 trabalhos de Linus

Chegou a vez de Linus enfrentar a interface KDE e assim como Hércules, realizar 12 trabalhos, onde deveria mostrar que está “manjando do Manjaro”, porém, ele se deparou com diversos problemas ao longo do caminho.

Durante o processo de cópia de arquivos para um pendrive através do Dolphin, Linus se confundiu com a interface e não encontrou a barra de progressão da cópia, o que fez com que ele não concluísse a tarefa, mesmo após tentar algumas vezes.

Algo similar aconteceu com o gerenciador de arquivos compactados Ark, quando Linus tentou compactar um arquivo, mas não encontrou a barra de progressão e tentou realizar a compactação por várias vezes.

A equipe do KDE já adicionou várias “issues” ao projeto relacionadas aos problemas encontrados por Linus que devem ser resolvidos nas próximas versões da interface gráfica e o projeto GNOME está avaliando algumas mudanças que podem ser realizadas.

Você está acompanhando o Daily Driver Challenge? O que acha das colocações do Linus? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Top 3 leitores de E-book para LinuxO formato de arquivo e-book está em alta no mercado por ser totalmente versátil para leitura em vários dispositivos e no artigo de hoje, você irá conhecer 3 leitores de e-book para Linux.
Continue lendo

Top 3 leitores de E-book para Linux

O formato de arquivo e-book está em alta no mercado por ser totalmente versátil para leitura em vários dispositivos e no artigo de hoje, você irá conhecer 3 leitores de e-book para Linux.