Confira 20 aplicativos Linux que utilizamos para você adotar em 2024
Hoje listamos alguns dos principais aplicativos Linux que a equipe Diolinux utilizou em 2023 e deverá continuar em 2024. Conheça cada um deles, são ferramentas que você pode incorporar em seu dia a dia, que facilitam o trabalho, ajudando no conforto e produtividade
Aplicativos Linux que adotamos em 2023
Há alguns anos, mostramos dezenas de aplicativos Linux para fazer de tudo um pouco, confira nossa playlist completa! A lista dos principais aplicativos que temos utilizado não é tão grande, mas separamos entre os velhos conhecidos e aqueles que adotamos recentemente.
Papéis de parede animados com Hidamari
Nesse ano, conhecemos um aplicativo chamado Hidamari, de wallpaper animado, uma excelente forma de customizar o sistema operacional visualmente. Embora ele consiga utilizar praticamente qualquer vídeo, demos algumas dicas para obter a melhor experiência, com pouco impacto no desempenho.
Free Download Manager, um gerenciador de downloads
Outro aplicativo que utilizamos com mais frequência, um clássico da Internet, o Free Download Manager. Com os navegadores gerindo downloads de diversas formas, afora softwares para trabalhar com torrent, não é mais tão comum baixar coisas usando gestores de downloads externos.
Ele tem vários recursos avançados, desde controle remoto, suporte para arquivos comuns e torrents. Os downloads com ele são muito rápidos, graças a forma com que o FDM baixa os arquivos, quebrando eles em pedaços menores. Um software open source muito legal, que vale a pena conhecer, especialmente se você baixa muitas coisas.
Integração fácil entre dispositivos, com LocalSend
O LocalSend faz praticamente o mesmo que o AirDrop da Apple, permite o compartilhamento fácil de arquivos que estejam em computadores e smartphones na mesma rede, sendo multiplataforma, é ideal para trocar arquivos quando você roda vários sistemas diferentes.
Aplicativos Linux que utilizamos há mais tempo e recomendamos
Uma unanimidade na equipe, é utilizar como navegador de internet, o Chrome. Apesar de testar vários navegadores diferentes e ter o Firefox como navegador secundário, o Chrome é, sem dúvidas, o principal. Os serviços do Google são frequentes em nosso fluxo de trabalho, embora fiquem aquém em relação à privacidade, mas não temos problemas quanto a isso. Quando precisamos de privacidade, sabemos onde recorrer.
Para músicas, Spotify
Spotify é um aplicativo capaz de mudar completamente a relação com a música, e para melhor. Conseguimos descobrir muitos artistas novos e interessantes com as listas curadas do Spotify e o algoritmo de descoberta.
Ele tem uma ótima integração com o Android, funcionando como controle remoto para caixas de som, tipo Alexa e Google Nest, além de um grande companheiro de viagens.
Produzindo conteúdo com OBS Studio
Um aplicativo essencial para o projeto Diolinux é o OBS Studio, utilizamos para tudo um pouco quando o assunto é capturar conteúdo. Temos feitos poucas lives, mas para quase todos os vídeos, capturamos algumas tomadas com ele.
Embora instalamos os sistemas para fazer testes num computador de verdade e mostrar detalhes da interface, muitas vezes, para ilustrar, é mais fácil usar máquinas virtuais no PC de trabalho.
Para cada tipo de máquina virtual, um software diferente
Para virtualizar sistemas, utilizamos geralmente o GNOME Boxes e o Virtualbox. É mais comum o GNOME Boxes para testar distros Linux em geral, ele é extremamente prático, com poucos cliques já funciona.
No Virtualbox, rodamos o Windows para algum software que só funcione nele ou que, por algum motivo, rode melhor. Por vezes, utilizamos para virtualizar servidores, as configurações de rede são acessíveis e fáceis de configurar.
Autenticação de dois fatores
Para gerir autenticação em dois fatores e senhas, a dupla sempre presente é o Authy e Bitwarden, uma solução é proprietária, outra, open source, ambos funcionam muito bem, depois de tanto tempo, nenhum falhou.
Um terminal mais produtivo
Na hora de trabalhar com o terminal, escolhemos o Tilix, um emulador com algumas abas e divisórias que deixam o trabalho mais dinâmico. Se você passa muito tempo no terminal, vale a pena testar, é uma ferramenta muito legal.
Capturas de tela avançadas
O Flameshot permanece um dos melhores aplicativos para capturas de tela, podendo capturar a tela inteira, regiões específicas, e ainda facilita o processo de fazer desenhos, colocar setas, ou o que for necessário para ilustrar alguma coisa.
Editores de texto
Geralmente, escrevemos pelo Google Docs, quando precisamos abrir algum documento Office local, usamos o ONLYOFFICE ou o LibreOffice, mas para texto simples, como para revisar vídeos, ou fazer anotações temporárias, o gedit, nada de muito especial, ele já veio com o sistema operacional, tem uma interface limpa, funciona para o básico, com algumas funções úteis, como o contador de caracteres.
Edição de imagem e vídeo
Estes são clássicos que sempre vale a pena relembrar. Para as nossas artes, utilizamos principalmente o Gimp, eventualmente, o Inkscape. Como editores de vídeo, gostamos muito do DaVinci Resolve, apesar de recorrermos frequentemente ao KDEnlive, que, aliás, tem uma excelente ferramenta para capturar frames como se fossem fotografias.
Conte para a gente quais softwares você mais usa e recomenda para adotar em 2024. Pelos comentários, você interage não apenas conosco, mas com toda a comunidade do fórum Diolinux Plus!