Testamos a XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2), um display interativo para Linux
Embora a maioria dos periféricos funcione corretamente no Linux, muitos dependem do sistema operacional da Microsoft sendo assim, essa é uma preocupação quando os pinguins vão comprar algum equipamento. Mesas digitalizadoras e displays interativos são bons exemplos que temos que tomar cuidado ao adquirir, pois são equipamentos caros, que frequentemente dependem de algum software da fabricante.
Testamos a XP-Pen Artist Pro 14, um Display interativo para Linux, Windows, macOS e até mesmo o Android e contamos sobre como foi a nossa experiência.
O que a XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2) oferece?
A XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2) é um equipamento profissional para artistas, especialmente ilustradores, sendo assim, ela apresenta uma tela com alta qualidade e fidelidade de cores, 99% sRGB, com resolução 1920×1200 pixels. O acabamento do produto é muito bem feito, oferecendo sensação de ser resistente, de relance, pode parecer que as bordas são enormes, mas com o uso, notamos ser anatomicamente pensado para apoiar o pulso.
O Display interativo ainda vem com uma caneta inteligente XP Pen num estojo especial, incluindo pontas reserva. Apesar de existir equipamentos com resolução maior, a XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2) oferece boa precisão nos traços.
Ao adquirir, devemos ficar atentos ao computador onde utilizaremos o equipamento. Caso não tenha uma porta USB-C com saída de vídeo inclusa, deve escolher a Artist Pro 14 com o cabo 3 em 1, com duas entradas USB e um HDMI.
Uma grande vantagem da XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2) é o software do fabricante que permite configurar e calibrar a tela e a caneta. Ele é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais, incluindo o Linux, empacotado em tar.gz, .deb ou .rpm, ou seja, pode ser utilizado em qualquer distro.
No software, ainda conseguimos configurar o controle de atalhos sem fio, outro acessório extra excelente para quem busca produtividade, que permite criar botões de atalho para diversos programas, inclusive de código aberto, como o GIMP, Blender e Krita. Enquanto você desenha com uma mão, pode ir escolhendo a ferramenta e aplicando zoom pelo controle de atalhos com a outra.
Mesmo em momentos em que você não está trabalhando, a XP-Pen Artist Pro 14 (Gen 2) pode ser útil, pois além de ser uma tela secundária de ótima qualidade, sua sensibilidade ao toque pode servir em certos jogos, como o OSU!
Essa é uma excelente escolha para quem busca um equipamento profissional que, embora não seja barato, pode ser adquirido por um preço mais acessível do que a concorrência, entregando muita qualidade, podendo aproveitar nosso cupom DIOLINUX com 5% desconto! Certamente é um produto que merece figurar a nossa página de ofertas.
Se você deseja trabalhar em projetos de desenho, mas não necessariamente com uma tela, confira a mesa digitalizadora da XP-Pen que testamos!