O Notion é um aplicativo de anotações bastante conhecido no mercado por ser uma solução gratuita e poderosa, que te permite fazer desde uma simples anotação até mesmo criar um caderno de estudos completo.

Ele é uma das soluções mais completas do mercado e possui diversos recursos, como integrações com outros sites e softwares, tornando-o uma ferramenta de anotações muito prática para uso pessoal e empresarial, visto que pode ser acessado por equipes.

No artigo de hoje, você irá conhecer uma ferramenta de código livre chamada Slashy, que visa oferecer comandos personalizados para o Notion e torná-lo ainda mais poderoso.

Conheça o Notion

Desenvolvido pela Notion Labs Inc, o Notion é uma aplicação que fornece diversos componentes, como suporte a notas, bases de dados, quadros “Kanban”, wikis, agendas e lembretes.

Ele inicialmente é um aplicativo de anotações, porém, conforme o conhecimento dos usuários é possível ligar estes componentes e criar sistemas de gerenciamento de conhecimento tornando-o um workspace completo.

Possuindo versões para macOS, Windows, Android, iOS e um WebApp o Notion pode ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente de seu sistema operacional, sendo uma solução ideal para empresas ou pessoas que desejam ser extremamente organizadas (certo Raul?).

Slashy, uma forma de turbinar sua experiência

Caso você já esteja acostumado com o Notion, deve saber que os comandos são executados através da tecla “barra” (em inglês Slash) e inspirado no nome da tecla, o Slashy é um complemento que te permite criar comandos para seu Notion.

O primeiro passo para utilizá-lo é instalar a extensão através da Chrome Web Store, Complementos do Edge ou Firefox Add-ons e logo após a instalação, você perceberá um novo ícone em seu Notion.

image 5

Por padrão, ele oferece dois novos comandos, que te permitem fazer um desenho na página e outro que te permite criar um vídeo ou gravar um áudio.

image 21

Embora estes comandos possam lhe ser úteis, o grande diferencial do Slashy é que você poder criar comandos personalizados, para automatizar algumas rotinas de trabalho ou adicionar um recurso desenvolvido através do Slashy SDK.

image 20

Você pode saber mais sobre o Slashy e descobrir alguns plugins customizados para ele, bem como a criação de seus próprios plugins através do site oficial do projeto.

Domine o Notion

Mesmo sem o Slashy instalado, o Notion é bastante poderoso e dominá-lo pode te ajudar a fazer ainda mais com esta ferramenta incrível.

Pensando nisso, temos um curso no Diolinux Play onde o Raul Craveiro te ensina a utilizar o Notion em seu dia-a-dia desde a criação de anotações, gerenciamento de bases de dados e até mesmo integração da ferramenta com serviços de automação como o IFTTT.

Para acessar este e outros cursos que temos em nossa plataforma, basta se tornar um membro Play no canal Diolinux por apenas R$ 20,00 (vinte reais), pense nisso como uma “Netflix” de conhecimento.

Você já conhece o Notion? Pretende implementar o Slashy em seu workflow? 

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
RawTherapee: editor de fotos raw de código aberto
Continue lendo

RawTherapee: editor de fotos raw de código aberto

Embora o Adobe Lightroom seja um dos mais conhecidos softwares de pós-produção fotográfica, existem opções ótimas para substituí-lo e o RawTherapee é uma delas, venha conhecer mais este software.
Como usar o Photopea a alternativa online ao Photoshop
Continue lendo

Como usar o Photopea a alternativa online ao Photoshop

O Adobe Photoshop é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de manipulação de imagens, mas no artigo de hoje, você conhecerá o Photopea, uma alternativa gratuita e online a solução da Adobe.
Pacote GIMP oficial aterriza na Microsoft Store
Continue lendo

Pacote GIMP oficial aterriza na Microsoft Store

O GIMP é um poderoso software de manipulação de imagens multiplataforma e recentemente, eles anunciaram um pacote oficial para realizar a instalação do software no Windows.