Smartphones focados em privacidade

Smartphones focados em privacidade

Já não é mais novidade que os smartphones são fundamentais para o nosso dia a dia, através deles realizamos conferências, nos comunicamos com pessoas de todo o mundo, fazemos compras, gerenciamos nosso dinheiro e muitas outras coisas.

Para um pequeno computador, ele sabe muito sobre nós e isso gera uma questão, “Será que temos privacidade?”. Pensando nisso, existem inúmeros projetos com o intuito de criar telefones com sistemas operacionais móveis focados em privacidade, como o Pinephone por exemplo.

Prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre a eFoundation.

Como funcionam os smartphones da eFoundation?

A eFoundation, uma empresa que fornece smartphones sem aplicações do Google, para usuários preocupados com seus dados. 

Os smartphones da eFoundation utilizam o /e/OS um sistema operacional de código aberto bastante semelhante ao Android, que não contém aplicativos do Google Pré-instalados, da mesma forma que o projeto LineageOS.

Por não conter as aplicações do Google, o sistema garante a privacidade dos usuários, já que algumas aplicações do Android coletam dados em segundo plano como localização, informações bancárias, entre outros.

E meus aplicativos Android?

Caso você esteja preocupado com suas aplicações de Android como WhatsApp, navegador de internet e aplicativo da empresa, fique calmo, pois as aplicações Android ainda rodam de forma semelhante graças ao MicroG, um software que permite aos aplicativos usarem as API’s do Google, mesmo em um sistema customizado.

Privacidade em smartphones Samsung?

Ao observarmos a eSolutions Shop, vemos que ela possui alguns modelos de celulares disponíveis para venda, como o Fairphone 3 e 3+, os modelos S9, S9+ e S8 da Samsung e o GS290 da Gigaset.

Todos esses modelos trazem o /e/OS embutido ao invés do Android padrão, além de garantia de 1 a 2 anos e garantia de atualizações do sistema operacional por pelo menos três anos. Além dos smartphones, também são vendidos acessórios, como carregadores e capas protetoras para alguns modelos vendidos.

Vale dizer que essa empresa é europeia e ao menos por enquanto não possui planos de exportar para o Brasil.

Como utilizar o /e/OS em outros smartphones?

Como dito acima, a empresa ainda não exporta seus produtos para o Brasil, porém, por ser baseado em código aberto, nada te impede de testar o /e/OS em seu smartphone.

O /e/OS pode ser baixado de forma gratuita através do site da eFoundation, para ser instalado em seus 138 dispositivos compatíveis.

Você já testou o /e/OS? Gostaria de adquirir um smartphone da eFoundation? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste