Android 14 trará nova identidade visual à marca
Android

Android 14 trará nova identidade visual à marca

Ultimamente, o Google vem reduzido a importância de novas versões do seu sistema operacional mais popular, o Android, uma vez que grande parte dos novos recursos têm chegado também em versões mais antigas do sistema, mediante atualizações intermediárias. Entretanto, uma novidade que chama atenção no Android 14 é a nova identidade visual da marca.

O que encontraremos no Android 14

Tratamos sobre grande parte das novidades do Android 14 quando foi liberada a primeira beta, desde então, as principais adições se relacionam a novas ferramentas e regras para desenvolvedores, como a permissão SCHEDULE_EXACT_ALARM, que passa a ser negada por padrão. Também, dentre as opções de acessibilidade, teremos o escalonamento não linear em 200% para textos com fontes pequenas.

As notificações em tela cheia se limitarão a aplicativos que provêm chamadas e alarmes e haverá uma nova permissão de acesso parcial a fotos e vídeos, onde o usuário poderá selecionar os arquivos que serão disponibilizados.

Além disso, algumas outras adições:

  • Usuários Android Auto, poderão participar de chamadas de áudio no Zoom e Webex;
  • Os Widgets “At Glace” foram redesenhados, além de oferecerem mais informações sobre seus eventos, viagem ou clima;
  • A carteira Google Wallet está sendo atualizada para ficar mais fácil adicionar um código de barras ou QR Code importando alguma imagem;
  • O Lookout oferecerá descrições mais precisas sobre o ambiente e respostas mais inteligentes às perguntas do usuário.
Widget At Glance
Widget At Glance redesenhado. Imagem: Google

Nova identidade visual

A partir do Android 14, o logotipo do Google se apresentará um pouco diferente. Jason Fournier, gerente de marca do Google, descreve que aproximou a tipografia da utilizada no próprio logo do Google. Dessa forma, encontramos traços mais arredondados e minimalistas, além da primeira letra maiúscula. Ademais, conforme novas tendências, o mascote adquiriu um aspecto tridimensional, agora com variações de cores e formas para serem utilizadas em datas especiais. 

Nova identidade visual
Novo logotipo e algumas variações do mascote. Imagem: Google

A inspiração para a novidade é o Material Design, presente nos produtos da empresa, além da diversidade cultural e criativa promovida pela tecnologia.

Esta não é a primeira refatoração da identidade visual do Android, desde o lançamento do sistema, a evolução foi considerável. A última revisão ocorreu em 2019, com o lançamento do Android 10, na época, promoveram um vídeo interessante demonstrando a evolução da arte.

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre as principais novidades do mundo da tecnologia e do Linux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!