Como o seu próprio nome já sugere, o Vivaldi é um navegador que sempre se destacou por possuir um “quê” artístico. Uma aplicação bastante customizável que a cada nova versão busca inovar, tanto em visual quanto em funcionalidades. Além disso, um dos principais objetivos do projeto sempre foi ser um software que respeita a sua privacidade.
A versão 5.0 do Vivaldi está chegando com novidades em todos esses, que sempre foram os diferenciais do software.
O novo editor de temas do Vivaldi
Conforme já abordamos em maior profundidade aqui no blog Diolinux, o Vivaldi permite que você crie o seu próprio tema, edite qualquer um daqueles que já vêm instalados com o navegador, ou, até mesmo, agende um horário para que um tema seja aplicado automaticamente.

Como se não fosse personalização suficiente, na versão 5.0, os desenvolvedores do Vivaldi levaram essa funcionalidade a outro nível, com as seguintes novidades:
- Não é mais necessário editar o tema e a imagem de fundo separadamente. A nova versão do Editor de Temas acabou de receber uma funcionalidade que permite adicionar uma imagem de fundo na mesma página em que você edita o seu tema;
- Visualizar, ativar e remover temas acabou de ficar muito mais fácil! No Vivaldi 5.0, basta um clique sobre o tema escolhido para que o mesmo seja ativado. Para apagar os temas que você criou, basta um clique sobre o botão com o ícone de “-”;
- Agora, através da função “preview”, é possível prever um número muito maior de detalhes sobre como um tema irá ficar;
- Todos os usuários do Vivaldi agora poderão compartilhar os seus temas com a comunidade, bem como baixar e utilizar os temas criados por outras pessoas;
- Foram adicionados dois novos botões abaixo da lista de temas pré-instalados. Um deles é um atalho para que você adquira o tema selecionado, o outro é um link para uma página onde você poderá baixar temas que foram criados por outros usuários.
Além disso, em geral, o editor de temas se tornou um software muito mais completo, com opções para realizar ajustes finos em cada tema, como: adicionar cantos arredondados, transparências e muito mais.
A nova barra lateral de tradução
O Vivaldi possui o seu próprio serviço de tradução, o Vivaldi Translator, que é baseado no serviço de tradução LingvaNex. O principal objetivo deste tradutor é ser eficaz, sem invadir a privacidade dos usuários com coletas de dados.
O “Translator” acabou de receber um “upgrade” na forma com que é implementado no navegador Vivaldi, com a adição de uma barra lateral e algumas novas funcionalidades.
Além da funcionalidade tradicional de traduzir páginas inteiras, agora também é possível checar a tradução de pequenos trechos de texto copiando e colando-os na barra lateral.
Além disso, também foi adicionada uma opção que mostra a tradução imediatamente ao selecionar um trecho de texto, sem que haja a necessidade de um clique sequer.
Outras melhorias na versão para desktop
Além do que já foi mencionado, a nova versão do Vivaldi também recebeu um novo modo de visualização dos downloads através de uma janela “pop-out”.

Diversas melhorias “debaixo do capô” foram feitas a fim de otimizar o desempenho geral do software e o painel do tradutor ganhou a funcionalidade de exibir o histórico com todas as traduções que você realizou através do mesmo.
Novidades na versão do Vivaldi para Android
A versão do Vivaldi para Android não ficou “esquecida no churrasco”, e os desenvolvedores trouxeram novidades bastante interessantes focadas nos usuários de dispositivos móveis.
Abas, abas e mais abas
Com o lançamento da versão 5.0, o Vivaldi acabou de se tornar o primeiro navegador para dispositivos móveis a oferecer a exibição de abas em dois níveis diferentes. Sem dúvidas, uma ótima notícia para pessoas que costumam utilizar o navegador com muitas abas abertas ao mesmo tempo.
Para ativar a segunda linha de abas, basta tocar e segurar sobre o botão de “abrir nova aba” e selecionar a opção “nova linha de abas”.

Um número maior de abas abertas pode significar um aumento na “poluição visual” do aplicativo. Tendo isso em mente, a equipe de desenvolvimento adicionou mais duas novas funcionalidades ao Vivaldi, sendo elas: “mostrar o botão de fechar apenas na aba ativa” e “exibir aba como um favicon” (que reduz o espaço ocupado por cada aba ao tamanho do ícone do site visitado).

Por fim, a versão para Android do navegador recebeu uma opção que ativa o modo escuro em qualquer página da internet (semelhante a extensão DarkReader, para o Google Chrome), e otimizações nos tamanhos dos seus botões e menus para telas maiores, como tablets.
Muito bom, mas não é para mim
Apesar de eu nunca ter sido o público-alvo do Vivaldi, sou um grande admirador do trabalho realizado pela equipe que desenvolve o software. Mesmo assim, ter muitas opções de personalização não é o tipo de coisa que me atrai, como usuário, hoje em dia.
Você gosta do Vivaldi? A proposta de ser um navegador rico em personalização e com um grande foco em privacidade agrada você? Comente abaixo sobre quais são os seus pensamentos sobre o software.
O Vivaldi pode ser encontrado para Linux, Windows ou macOS no seu site oficial, bem como nas lojas de aplicativos oficiais do Android e iOS.
Isso é tudo pessoal! 😉