O Google é um dos maiores mecanismos de pesquisa disponíveis no mercado e vêm trabalhando bastante em trazer novas formas de pesquisar por conteúdos, como, o Google Lens que permite aos usuários realizar pesquisas através de elementos disponíveis em uma imagem, ou que apenas estejam sendo apontados para a câmera.

A empresa possui diversas tecnologias baseadas em inteligência artificial e visão computacional, tanto que o Google Lens pode extrair diversas informações através de uma simples imagem.

Uma das maiores limitações que o aplicativo possui é o fato de poder ser executado apenas através de um dispositivo móvel, porém, isso está prestes a mudar, já que existem planos para trazê-lo para o desktop.

O melhor dos dois mundos

A pesquisa por texto do Google é bastante útil e poderosa, visto que muitas das vezes nem precisamos saber exatamente o que estamos pesquisando para que os resultados corretos apareçam, porém, sempre há como melhorar.

O Google Lens oferece aos usuários uma capacidade de pesquisa ainda maior, reconhecendo diversos elementos disponíveis em uma imagem e mostrando-os de forma individual.

A pesquisa por imagens não faz isso?

Você provavelmente deve estar pensando “porque implementar o Google Lens se já existe a pesquisa por imagem?” e bem, embora pareça a mesma coisa, existe uma grande diferença entre os dois recursos.

A pesquisa por imagens do Google apenas consegue encontrar imagens semelhantes a que você está pesquisando, enquanto o Lens faz uma busca mais detalhada na imagem, buscando por objetos e textos.

Suas pesquisas ainda mais inteligentes

O Google Lens vêm recebendo diversas melhorias nos últimos meses e segue trazendo cada vez mais recursos, como, realizar perguntas de acompanhamento. Um exemplo seria digitalizar a imagem de uma camisa e buscar por meias com estampa semelhante.

Temos um artigo no blog falando um pouco sobre algumas das melhorias que o buscador do Google irá receber em breve para deixar suas pesquisas ainda mais eficientes.

Google Lens, em breve no seu computador

Sem dúvida nenhuma, essa integração irá agradar a diversos usuários que utilizam a ferramenta de pesquisa e segundo a empresa, o Google Lens chegará ao iOS e ao Desktop em poucos meses.

O que você acha desse upgrade na pesquisa do Google? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste