O ONLYOFFICE é uma suíte de escritório multi-plataforma desenvolvida pela empresa letoniana Ascensio System SIA. Disponível gratuitamente, ele é uma ótima opção de suíte office, para quem deseja migrar do Microsoft Office.
Além de uma suíte office com editor de textos, planilhas e slides, o ONLYOFFICE conta com uma versão chamada de Workspace, que possui ferramentas de e-mail, chat instantâneo, calendário, e outras funções úteis para empresas.
Recentemente, o software chegou em sua versão 6.1, trazendo várias novidades tanto em suas funções quanto em sua compatibilidade com novos hardwares. Prepare sua bebida favorita e vamos conferir as novidades dessa versão.
Melhorias no ONLYOFFICE Planilhas
Em várias empresas, a aplicação de planilhas é uma das mais utilizadas, seja por uma única pessoa ou por uma equipe, pensando nisso, a equipe do ONLYOFFICE trouxe algumas melhorias nesta aplicação.
Exibição de folha para planilhas colaborativas
Algo bastante comum ao trabalharmos em planilhas colaborativas é o grande fluxo de informações que são alteradas, e isso pode atrapalhar alguns membros da equipe.
Pensando nisso, a versão 6.1 traz a “exibição de folha”, onde você pode criar um filtro que irá alterar apenas a visão de seus dados, sem afetar os colaboradores da planilha. Isso pode ajudar bastante ao trabalhar em grandes planilhas.
Além disso, é possível nomear essas exibições e salvá-las para uso posterior, estando disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso a seu arquivo. Essa função está disponível na guia “ver”.

Edição de dados em gráficos
Outro recurso bastante utilizado por usuários em uma aplicação de planilhas são os gráficos, e a versão 6.1 trouxe melhorias para os mesmos, permitindo reorganizar e editar facilmente séries e categorias de dados.

Melhorias no ONLYOFFICE Docs
A aplicação de edição de documentos não poderia ficar de fora e também recebeu várias melhorias e recursos. Confira algumas mudanças.
Trabalhando com referências
O ONLYOFFICE Docs agora permite trabalhar com novos tipos de referências, que podem ser bastante úteis para quem está realizando um trabalho acadêmico ou de pesquisa.
Notas finais
Nesta nova versão, é possível criar e editar, trocar e excluir notas finais, além de converter suas notas de rodapé em notas finais e vice-versa. Essa função está disponível na aba “Referências” > “Notas de rodapé”.

Referências cruzadas
Referências cruzadas, permitem criar links para outras partes do documento, seja um gráfico, tabela, marcador, capítulo, etc. A função está disponível na aba “Referências” > “Referência cruzada”

Contagem de linhas
A nova versão do ONLYOFFICE pode contar automaticamente o número de linhas disponíveis no documento e exibi-lo ao lado de cada linha do texto. Isso pode ser útil em alguns casos como por exemplo, se referir a uma linha específica em um contrato.
A função pode ser encontrada na aba “Layout” > “Números de linha”.

Melhorias na revisão
Os três editores ganharam melhorias de revisão, que podem ser bastante úteis para alguns usuários.
Em documentos e planilhas, você também pode escolher se deseja usar a correção automática à medida que digita. Além disso, é possível editar as opções de correção automática matemática para equações e funções.
Para ativar a função, basta ir em: Arquivo, configurações avançadas, revisão.
A partir desse menu, é possível alterar todas as configurações de revisão disponíveis.
Suporte para processadores Apple
A Apple anunciou há algum tempo que seus computadores irão utilizar processadores ARM com chip M1 desenvolvidos pela própria empresa. Isso pode atrapalhar o funcionamento de várias aplicações que foram desenvolvidas para processadores Intel.
O ONLYOFFICE irá funcionar nesses processadores, sendo executado através do Rosetta 2, um software que traduz as aplicações desenvolvidas para processadores Intel para os Macs M1.
Segundo o site do projeto, no próximo lançamento teremos uma edição nativa do software para os processadores Apple baseados em ARM.
Você utiliza o ONLYOFFICE? O que achou das novidades da aplicação? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo.