O coronavírus pode causar mudanças positivas no mercado?

Os impactos do coronavírus no mercado

Em tempos de pandemia de coronavírus, vemos notícias das mais diferentes áreas: desde mercados ficando sem comida e papel higiênico nas prateleiras, até empresas aproveitando este momento de distanciamento social para distribuir seus produtos.

O Google anunciou que até dia 1 de julho de 2020, a sua ferramenta de videochamadas para empresas Hangout Meets estaria disponível gratuitamente para todos.

Estamos vendo várias empresas seguindo este caminho de liberar alguns produtos de maneira gratuita para os clientes, como o 1Password, que retirou o limite do período de testes da versão Business do software, e empresas de telecomunicações liberando canais de TV à cabo ou aumentando a velocidade tanto da internet fixa quanto móvel, embora essas tenham sido sido obrigadas pela Anatel.

Apesar de parecer ser uma boa ação por parte das empresas de disponibilizar seus produtos de maneira gratuita, na verdade esta estratégia não passa de uma questão de oferta e demanda do mercado.

Quanto mais pessoas estão em casa por conta da quarentena, mais elas precisam de ferramentas para trabalhar diretamente de casa, ou de entretenimento para passar o tempo. Com o produto sendo ofertado gratuitamente, é o suficiente para conquistar novos usuários e futuramente lucrar com eles.

Lógica da escassez

A Dobra, uma empresa do Rio Grande do Sul que produz carteiras e outros produtos de um material parecido com papel, lançou um vídeo em seu IGTV falando sobre a lógica da escassez versus a lógica da abundância.

Um exemplo atual do que é a lógica da escassez é o que estamos vivendo atualmente nos supermercados: quando pensamos que não haverá um determinado produto para todos, logo instaura-se o medo de que o produto irá acabar, criando uma competição para estocá-lo, fazendo com que ele esgote e que se torne cada vez mais caro, fazendo com que de fato este produto não esteja mais acessível para todos.

A lógica da abundância

Por outro lado, a lógica da abundância é o exato oposto: com a lógica de que haverá um determinado produto para todos, as pessoas colaboram para produzir este produto, aumentando o fluxo e diminuindo o custo, sendo assim mais acessível.

Um ótimo exemplo disso é o Linux, que conta com comunidades colaborando no desenvolvimento e sendo disponibilizado de maneira gratuita para qualquer um.

Home-office

Este distanciamento social tem forçado muitas empresas a trabalhar em home-office. Por um lado, isto pode ser algo prejudicial, já que para um regime home-office funcionar bem, é necessário todo um planejamento na maneira de trabalho da equipe, porém, a longo prazo, muitas empresas podem dar conta de que é um formato de trabalho que pode funcionar tão bem quanto presencial.

Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco. Não se esqueçam de lavar a mão corretamente, higienizar seu ambiente, e fique dentro de casa o máximo possível. Quanto menos pessoas contraírem este vírus, mais fácil se torna a erradicação do mesmo.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste