Minhas primeiras impressões do Ubuntu 20.04

Primeiras impressões da nova LTS

A nova versão LTS do sistema operacional da Canonical acaba de ser lançada, e conta com diversas novidades que já abordamos aqui no blog. Eu experimentei o Ubuntu 20.04 Focal Fossa e segue nesta postagem as minhas impressões da nova versão.

Nova versão do GNOME

Uma das maiores novidades desta nova versão é a interface gráfica GNOME que chega na sua versão 3.36. Eu sou um pouco suspeito para falar do GNOME, já que é a minha interface favorita, possuindo um visual (quase) impecável, com atenção inclusive em pequenos detalhes.

A versão 3.36 conta com uma nova tela de login com um visual mais agradável, e ao invés de exibir uma tela de bloqueio e a tela de login separadamente igual nas versões anteriores, agora ao desbloquear, o painel de login simplesmente surge na mesma tela.

O GNOME também conta com diversas melhorias de desempenho que são bem perceptíveis, pois o sistema está bem mais fluido, e não percebi nenhum tipo de “engasgo”. Parece que a fama de ser uma interface pesada está cada vez mais próxima do seu fim.

Mudanças no visual

Uma das novidades mais perceptíveis é a mudança no tema e ícones. Apesar do tema não ter recebido mudanças agressivas, agora é possível através do painel de configurações alterar entre tema claro, padrão e escuro, facilitando a vida de quem não quer instalar o Gnome Tweaks.

Os ícones agora apresentam uma nova coloração, onde a cor principal é o cinza, com apenas detalhes em laranja e roxo. Apesar de deixar as pastas mais discretas, eu não gostei muito da combinação das cores.

Novos ícones de pasta
Novos ícones de pasta

Para onde foi a loja?

Calma, o novo Ubuntu não está sem uma loja de aplicativos. Mas a Gnome Software foi removida para dar lugar à Snap Store, que por ser baseada na própria Gnome Software, não apresenta muitas diferenças no visual. No Ubuntu, a Snap Store vai ser capaz de gerenciar snaps, aplicativos do repositório e atualizações de firmwares.

Aparentemente, a loja atualmente está com alguns bugs na sua página inicial, e não está abrindo arquivos .deb baixados da internet, mas espero que isso seja corrigido em breve através de atualizações.

Nova loja de aplicativos do Ubuntu
A interface da loja continua a mesma

Só terá problemas quem prefere utilizar flatpaks, que infelizmente terão que instalar a Gnome Software novamente, já que a Snap Store não possui suporte. Mas a própria Canonical disse em seu fórum que a Gnome Software vai continuar tendo suporte normalmente.

Jogando no Linux

No quesito jogos, tivemos alguns avanços. Agora o GameMode já vem instalado por padrão, o que pode ajudar a melhorar alguns FPS no seu jogo favorito (mas não espere nenhum milagre, é claro). 

Uma ferramenta que infelizmente ainda não está disponível nos repositórios do Ubuntu e ainda exige a adição de um PPA é o Lutris, famoso gerenciador de jogos. Espero que eles se inspirem no Pop!_OS, que já conta com o Lutris disponível na loja de aplicativos.

Para quem pretende realizar a instalação do novo Ubuntu 20.04, pode seguir o artigo do Jedi que conta com 7 coisas para fazer assim que instalar o sistema. O Dio também lançou um vídeo mostrando as principais novidades e você pode conferir logo abaixo:

E você, o que achou do Ubuntu 20.04? Achou que faltou alguma novidade na nova LTS? Deixe nos comentários!

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste