A nova versão LTS do sistema operacional da Canonical acaba de ser lançada, e conta com diversas novidades que já abordamos aqui no blog. Eu experimentei o Ubuntu 20.04 Focal Fossa e segue nesta postagem as minhas impressões da nova versão.
Nova versão do GNOME
Uma das maiores novidades desta nova versão é a interface gráfica GNOME que chega na sua versão 3.36. Eu sou um pouco suspeito para falar do GNOME, já que é a minha interface favorita, possuindo um visual (quase) impecável, com atenção inclusive em pequenos detalhes.
A versão 3.36 conta com uma nova tela de login com um visual mais agradável, e ao invés de exibir uma tela de bloqueio e a tela de login separadamente igual nas versões anteriores, agora ao desbloquear, o painel de login simplesmente surge na mesma tela.
O GNOME também conta com diversas melhorias de desempenho que são bem perceptíveis, pois o sistema está bem mais fluido, e não percebi nenhum tipo de “engasgo”. Parece que a fama de ser uma interface pesada está cada vez mais próxima do seu fim.
Mudanças no visual
Uma das novidades mais perceptíveis é a mudança no tema e ícones. Apesar do tema não ter recebido mudanças agressivas, agora é possível através do painel de configurações alterar entre tema claro, padrão e escuro, facilitando a vida de quem não quer instalar o Gnome Tweaks.
Os ícones agora apresentam uma nova coloração, onde a cor principal é o cinza, com apenas detalhes em laranja e roxo. Apesar de deixar as pastas mais discretas, eu não gostei muito da combinação das cores.
Para onde foi a loja?
Calma, o novo Ubuntu não está sem uma loja de aplicativos. Mas a Gnome Software foi removida para dar lugar à Snap Store, que por ser baseada na própria Gnome Software, não apresenta muitas diferenças no visual. No Ubuntu, a Snap Store vai ser capaz de gerenciar snaps, aplicativos do repositório e atualizações de firmwares.
Aparentemente, a loja atualmente está com alguns bugs na sua página inicial, e não está abrindo arquivos .deb baixados da internet, mas espero que isso seja corrigido em breve através de atualizações.
Só terá problemas quem prefere utilizar flatpaks, que infelizmente terão que instalar a Gnome Software novamente, já que a Snap Store não possui suporte. Mas a própria Canonical disse em seu fórum que a Gnome Software vai continuar tendo suporte normalmente.
Jogando no Linux
No quesito jogos, tivemos alguns avanços. Agora o GameMode já vem instalado por padrão, o que pode ajudar a melhorar alguns FPS no seu jogo favorito (mas não espere nenhum milagre, é claro).
Uma ferramenta que infelizmente ainda não está disponível nos repositórios do Ubuntu e ainda exige a adição de um PPA é o Lutris, famoso gerenciador de jogos. Espero que eles se inspirem no Pop!_OS, que já conta com o Lutris disponível na loja de aplicativos.
Para quem pretende realizar a instalação do novo Ubuntu 20.04, pode seguir o artigo do Jedi que conta com 7 coisas para fazer assim que instalar o sistema. O Dio também lançou um vídeo mostrando as principais novidades e você pode conferir logo abaixo:
E você, o que achou do Ubuntu 20.04? Achou que faltou alguma novidade na nova LTS? Deixe nos comentários!
Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!
Até a próxima!