Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa é lançado, e conta com novidades para GPUs híbridas

Linux Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa

O tão aguardado dia chegou. A nova versão do Ubuntu chegou trazendo várias melhorias e novidades que já estavam no “radar” da equipe do Ubuntu.

No dia de hoje (23), é o lançamento do Ubuntu 20.04 LTS com o codinome Focal Fossa, com 5 anos de suporte (até 2025) ou podendo chegar a 10 anos se você assinar algum plano empresarial.

Novidades

As novidades que chegam ao Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” são bem pertinentes e trazem muitas novidades nas tecnologias embarcadas na distribuição.

Podemos começar pelo trio Kernel 5.4 + Gnome 3.36 + Xorg 1.20.8. Com eles, várias melhorias em compatibilidade com hardwares e performance foram melhoradas e trouxeram uma experiência mais agradável ao usuário, principalmente para quem é da “turma das híbridas”, que vou comentar mais adiante.

Quem recebeu atualização também, foi o tema Yaru, que agora se adapta melhor nas novas formas que o Ubuntu 20.04 trouxe. São os temas Light, Dark e Standard.

Outra coisa que recebeu um grande upgrade foi a inicialização do sistema, o boot splash, que agora “puxa” as informações da BIOS,  assim trazendo a logo da fabricante e do Ubuntu.

Animação de como seria o Boot Splash. Exemplo utilizando uma Maquina Virtual

Outras novidades incorporadas, foram:

  • Suporte ao ZFS;
  • Nova tela de Login;
  • Modo “Não perturbe”;
  • A opção de “Suspender” foi adicionada ao Menu Status;
  • Suporte a Escala Fracionada adicionada
  • A Ubuntu Software Store agora é baseada na Snap Store;
  • Feral Game Mode vindo por padrão no sistema.

Sobre as Híbridas

Bom, acho que a galera como eu vinha sofrendo em poder utilizar de forma correta a tecnologia, que consiste resumidamente em utilizar a GPU dedicada da NVIDIA só quando fosse necessário em algum programa, como a Steam, Lutris, DaVinci Resolve e afins. Fizemos alguns artigos falando disso, que você pode conferir aqui e aqui.

Qual o meu veredito sobre essa situação? Sim galera, o tal “calvário” chegou ao fim. Testei por uma semana a implementação e agora posso dizer que podemos utilizar os nossos notebooks híbridos da forma como foram projetados. Tem ainda algumas melhorias e ajustes, isso é normal, mas como mencionei logo acima, a tríade Kernel 5.4 + Gnome 3.36 + Xorg 1.20.8 possibilitou isso. Agora torço que outras distros tomem o mesmo caminho e implementem isso, não deixando os seus usuários “a ver navio”.

Outra coisa interessante que vi, foi que a Canonical disponibilizou os resultados de uma pesquisa que ela fez sobre as preferências dos usuários, que você pode conferir aqui e que vamos “destrinchar” ela em uma artigo bem bacana para vocês 😀😉.

Para baixar o Ubuntu 20.04 LTS “ Focal Fossa”, basta acessar aqui.

Em caso de dúvidas acessem o nosso fórum, o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Talvez Você Também Goste
GOG chega ao Brasil e a todo vapor
Continue lendo

GOG chega ao Brasil e a todo vapor

Pois é galera; parece que a GOG está descobrindo o mercado brasileiro. Para quem curte games (e isso é uma coisa que a maioria curte muito), a empresa de jogos clássicos, GOG, anunciou que está chegando ao Brasil e partindo para o arrebento com tudo.