Mozilla Firefox 75 lançado e com suporte ao Flatpak na versão final

Mozilla Firefox 75

O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares para se acessar a internet, ficando sempre no topo das listas, que são geralmente lideradas pelo navegador do Google, o Google Chrome.

A nova versão do navegador da Mozilla, foi lançado nesta terça-feira (7), em um anúncio oficial em seu blog, onde mostrou algumas das novidades presentes na versão 75.

A primeira vista, podemos ver que através da barra de endereço é possível acessar de forma rápida sites que fixamos na página inicial, como por exemplo o Google, Facebook, YouTube e Twitter. Isso para mim, facilita e muito em nosso dia a dia, ainda mais se você acessá o mesmo site toda hora. Basta você fixar o site na página principal (Home) do Mozilla Firefox.

Outra função adicionada na barra de endereço, foi a possibilidade em usar os mecanismos de buscas mais conhecidos, como o do Google, o Bing da Microsoft, o DuckDuckGo, a Wikipedia e Twitter.

Outra novidade bem bacana, é em relação à segurança. Agora o Mozilla Firefox irá armazenar localmente, em cache, todos os certificados Web PKI Certificate Authority conhecidos pela Mozilla. Isso trará uma melhor compatibilidade com servidores configurados de forma incorreta o seu HTTPS, aumentando assim a segurança na hora de navegar pela internet.

Foi incluso o suporte completo do WebGL e o VA-API quando você estiver em um sessão com o Wayland.

A novidade mais aguardada para esta versão 75, é o lançamento do Mozilla Firefox em flatpak, que já estava em beta conforme mencionamos neste artigo.

Agora a versão em flatpak está disponível de forma oficial e na versão Stable (Estável). Se a sua distro não tem suporte ao flatpak, temos um tutorial aqui no blog ensinando e se precisar complementar algo, tem o tutorial próprio do flatpak. Feito isso basta digitar ou copiar e colar o comando a seguir no terminal ou se preferir, procurar por “Firefox” na sua loja e vê se aparece “Fonte: dl.flathub.org”.

flatpak install flathub org.mozilla.firefox

Depois de seguir as instruções no terminal e aguardar o término da instalação.

Para conferir a nota de lançamento por completo, você pode conferir aqui.

O download do Mozilla Firefox 75 você também pode fazer aqui e na versão em snap aqui. Você também pode esperar que a sua distro atualize os repositórios, assim aparecendo nos updates corriqueiros dela.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Talvez Você Também Goste
O que você ainda não entendeu sobre Linux
Continue lendo

O que você ainda não entendeu sobre Linux

Existe uma grande confusão ainda sobre "o mundo Linux", como a gente chama, e que eu acho necessário desfazer, ou ao menos tentar desfazer. A maior parte de vocês entende que Linux é um Kernel, mas talvez não entendam o que isso realmente significa. O último vídeo do Diolinux Responde, o quadro de perguntas e respostas do canal, recebeu um comentário que me fez querer fazer este material.
GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018
Continue lendo

GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018

O projeto GNOME é um dos maiores no mundo Linux, engana-se quem pensa que apenas o Gnome-Shell (interface gráfica) é sua única atuação. São diversos projetos que englobam em um vasto e rico ecossistema. Não obstante, empresas e colaboradores investem na Fundação GNOME. Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, dinheiro “ainda é o que move o mundo” e iniciativas open source, além da contribuição com código, necessita de recursos financeiros.