As aplicações em Flatpak são utilizadas por diversos usuários ao redor do mundo e vêm sendo o formato padrão de distribuição de aplicativos para algumas distribuições Linux mais conhecidas disponíveis na internet.

Recentemente, Alexander Larsson desenvolvedor do famoso formato de empacotamento sandbox lançou a versão 1.12 do Flatpak, trazendo ainda mais melhorias e estabilidade para as aplicações.

Um novo recurso para pacotes Flatpak

Após oito meses do lançamento de sua última versão, o Flatpak 1.12 trouxe um novo recurso que visa melhorar o suporte para o Steam Linux Runtime, porém, o cliente de jogos não será o único aplicativo a se beneficiar disso.

Esse novo recurso traz melhorias para o controle de “sub-sandboxes” e irá permitir que a Steam lance seus jogos utilizando as runtimes de seu próprio contêiner, como, por exemplo, o diretório /usr

Melhorias para aplicativos TUI

Os aplicativos com interface de usuário baseada em texto (TUI), por exemplo, o GNU Debugger, também receberam algumas melhorias, como, o suporte para compartilhar seus diretórios /tmp, /dev/shm e até mesmo $XDG_RUNTIME_DIR com instâncias Flatpak que estejam utilizando o mesmo app-ID.

Além disso, a nova versão do Flatpak permite que você especifique o binário para usar durante as exportações e expõe o arquivo /etc/gai.conf para o aplicativo sandbox que você estiver utilizando.

Vale dizer também, que agora ele lida melhor com casos em que /var/tmp é um link simbólico e fornece informações sobre suporte e relatórios de vulnerabilidade de segurança além de poder, lidar com as falhas /etc/ld.so.cache.

Tudo isso e muito mais

Obviamente, além das melhorias e recursos citados acima, correções de bugs e de segurança também estão disponíveis na nova versão do Flatpak, dentre elas, uma vulnerabilidade que permitia que um aplicativo criasse sub-sandboxes para confundir os mecanismos de verificação.

O download do Flatpak 1.12 está disponível para os usuários através da página do projeto no GitHub e em breve deverá estar disponível para todas as distribuições que suportam o formato.

Você utiliza aplicativos flatpak? O que achou destas mudanças? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Utilizando o tema correto em aplicativos flatpak
Continue lendo

Utilizando o tema correto em aplicativos flatpak

Se você utiliza um tema de terceiros em seu desktop Linux, provavelmente já se deparou com aplicativos flatpak que continuam utilizando o Adwaita. Saiba como resolver isso de uma vez por todas.