Versão Flatpak chegando
FlatpakNotíciasSistemas operacionais

Mozilla Firefox ganha versão beta em flatpak

O navegador Mozilla Firefox vem ao longo dos últimos anos, surpreendendo com novidades muito bacanas, e fizemos uma cobertura sobre elas aqui no blog.

Agora parece que mais uma novidade está vindo por aí. O nosso parceiro Renato, do canal fastOS, postou lá no nosso fórum, um tópico com o link do bugzilla, falando que os engenheiros da Mozilla já estavam oferecendo uma versão beta do navegador Firefox.

Esse tópico do bugzilla tinha sido aberto há 2 anos e estava recebendo updates constantes sobre o estado em que se encontrava a versão flatpak do navegador. Até que o engenheiro Mihai Tabara, publicou um comentário hoje, dia 9 de fevereiro de 2020, que a equipe do Firefox tinha conseguido criar a versão flatpak com sucesso e publicaram no canal beta do Flathub.

wwoAwdKOQKK0CYXm8JOnfEArGkj7tNay3VBE2eE9mgT3VFlmp9ORIZjA2aOSyoJ7SdLR7fLhcbOjOR0qsLFtithp8Zq9aAc6BC SvXeeTA PWZShnyKqqUhy2LyqthAk0YoVNjvr

Por padrão, ele já vem com alguns codecs importantes habilitados, como:

  • H.264;
  • WebM com suporte ao VP8 e VP9;
  • MP3 e AAC suportados;
  • WebM com suporte ao Vorbis e Opus;

Além de ter o DRM habilitado também, facilitando a execução de alguns serviços como Netflix, Amazon Vídeo, Twitch, YouTube entre outros.

HNJMnnFqpkGTjyPNPHoogd2UO5LeQ9I51M8a8YgKsKNwaNCSwN40fYQ m9821XTOxRRRUl3esd7AELppwYGJrepN9RFfSSO t6LRu Oa8LQ8qzBtrLrYuh7J00 tBhNRtku3iXm0
mVLcgAfEbqmmNerTIZMDtwOL4nb fX9ZADw8 jrb82aKRZB4eYWMx4yhqhO7pIuBPeEGX0TSPVKMq JfxwCjOijIH0wTQX5YZBI6mqfCcaU8F 0pJzdK NA6sUUKoOr PgFXgD8

Ainda segundo Mihai Tabara, eles vão continuar trabalhando nele no “trem” beta da versão 75 do Firefox e querem disponibilizar o mais breve possível no canal Stable do Flathub, assim tendo uma interface UI de instalação do Flathub.

Como instalar o beta 

Se você estiver disposto a testar a versão beta, pode realizar de duas maneiras. A primeira é através deste link https://flathub.org/beta-repo/appstream/org.mozilla.firefox.flatpakref, que dependendo da sua distribuição, quando você acessar ele já vai abrir o método de instalação, que geralmente é via a loja de software. A segunda é através do seguinte comando no terminal:

flatpak install --user https://flathub.org/beta-repo/appstream/org.mozilla.firefox.flatpakref

Espero você até a próxima, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust