Mais novidades chegando no Flatpak 1.6
FlatpakNotícias

Mais novidades chegando no Flatpak 1.6

O desenvolvimento do flatpak está avançando em ritmo acelerado. Não tem muito tempo desde que fizemos um artigo listando todas as novidades da versão 1.5 do software. Tão pouco tempo depois, já temos notícias sobre o que está sendo preparado para a versão 1.6.      

Caso você não saiba o que é esse tal de flatpak, este e este artigos podem te “dar uma luz” sobre o quê estamos falando.  

Antes de lhes dizer quais são as novidades, para que todos possam entender do que se trata, é necessário conhecermos o “Portals”. Trata-se de uma API de alto nível, responsável por conceder acesso a recursos de software e hardware para aplicações funcionando em “sandbox”. Como é o caso dos flatpaks. Uma das principais características do Portals é não conceder nenhuma permissão por conta própria, assim sempre permitindo que o usuário tome a decisão de permitir ou não o acesso a determinado recurso.  

O Portals já está presente no flatpak, não sendo uma novidade da versão 1.6. Todavia, os aprimoramentos que mencionarei abaixo estão diretamente ligados a ele. Agora vamos às novidades:  

Secret Portal

Trata-se da implementação de um Portal para informações sigilosas. Este Portal proverá uma senha mestra para a aplicação em “sandbox”, que será usada para proteger informações confidenciais sobre o app, como senhas de usuário, por exemplo. Essas informações serão armazenadas em um arquivo encriptado dentro da “sandbox”. Essa senha mestra será armazenada no chaveiro do sistema, permitindo assim que o usuário possa desbloqueá-la através da senha que definiu para o chaveiro.  

Antes da implementação dessa funcionalidade, os conteúdos secretos das aplicações eram protegidos diretamente pelo chaveiro do sistema, sendo essas informações eram deixadas para trás quando a aplicação era desinstalada. Agora, o chaveiro do sistema manterá apenas a chave de criptografia do arquivo dentro da “sandbox”, desta forma quando a aplicação for desinstalada, o arquivo criptografado contendo as informações será excluído também.  

O “Secret Portal” já está implementado para funcionar com o GNOME Keyring. Desenvolvedores de outros ambientes gráficos são bem vindos a contribuírem com a implementação em seus gerenciadores de senhas.  

Os interessados podem conferir uma palestra sobre o assunto (em inglês), ministrada pelo próprio criador do “Secret Portal”, Daiki Ueno.  

Updates automáticos

Atualmente os aplicativos instalados em flatpak precisam ser atualizados manualmente. O que pode ser feito através de utilitários como a GNOME Software, KDE Discover, ou via linha de comando. Através da nova implementação, cada aplicação poderá descobrir se há alguma atualização disponível na “remote” da qual foi instalada, assim solicitando ao flatpak que execute este update de forma automática. Algo ligeiramente similar às atualizações automáticas de apps realizadas pela Google Play, no android.  

Como esse processo será feito através de um Portal, o usuário poderá escolher entre ativar ou não essa funcionalidade.  

Portais de monitoramento

Para executar estas novas funções, será necessário que os Portais estejam rodando em background o tempo todo, sempre que uma aplicação em flatpak estiver sendo executada. Para isso, o Portal precisa de informações do compositor sobre quais janelas estão abertas. Esta funcionalidade já está implementada para o GNOME Shell. Desenvolvedores de outras DEs são mais que bem vindos a contribuir com a integração de tal funcionalidade.  

Aqui você pode conferir o post original completo (em inglês).  

Vejo que o Flatpak está crescendo em um ritmo bastante rápido. Não faz muito tempo, desde que ouvi falar do formato pela primeira vez, e hoje em dia já existem distros completamente focadas na utilização do mesmo. Como o Fedora Silverblue, por exemplo.  

Você utiliza aplicações em Flatpak? O que acha de todas as novidades sobre Flatpak que tem surgido ultimamente? Conte-nos nos comentários.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!