Como saber se um jogo de Windows roda no Linux

Como saber se um jogo de Windows roda no Linux

Nas últimas 3 semanas o mundo de games deu um reviravolta sem precedentes, com o anúncio da Valve com o projeto Proton e assim trazendo a compatibilidade dos jogos de Windows para Linux à distância de um clique.

Se você não  acompanhou essa novidade, fizemos um vídeo no canal explicando melhor o projeto e também como configura-lo:

Com essa tremenda novidade surgiu a dúvida de como saber quais jogos estão ou não rodando via Steamplay, para evitar que compras sejam feitas e os games não rodem, desconsiderando a lista já pré estabelecida pela Valve. Em um primeiro momento foi feita uma planilha no Google Docs pela comunidade, mas ela tomou tamanha relevância que já não estava suportando o número de reports que estava recebendo, e aí que criaram um site para facilitar isso. O nome do site é Steam Play Compatibility Reports.

Hoje, segundo o site, já contamos com aproximadamente 4300 jogos reportados e aproximadamente 2050 jogos com a classificação máxima de compatibilidade, a Platinum.

Agora vem uma dica “de ouro”, uma ferramenta muito útil dentro do site e que pode facilitar a vida de muita gente que está chegando no mundo Linux para jogar.

No canto superior direito, você pode observar que existe um campo com os dizeres “Enter Steam ID…”, e é aí está o “pulo do gato”. Se a sua biblioteca de jogos estiver no modo que todos possam ver, ou seja, ela tá Pública, essa ferramenta vai lhe ajudar e muito. Vou usar a minha conta como exemplo nos prints.

Como saber se um jogo de Windows roda no Linux

Depois de colocar o seu ID da Steam, pressione Enter e espere carregar. A tela seguinte será essa

Como saber se um jogo de Windows roda no Linux

Alguns jogos podem aparecer como “Awainting reports” (algo como aguardando validação dos reports).

Essa dica é muito útil para quem estiver no processo de migrar para Linux e quer ver se o seu jogo favorito já está rodando. Outras opções interessantes é que você pode incluir os filtros de “include native”, “Untested” e “Free” e assim aumentar a gama da pesquisa.

Como saber se um jogo de Windows roda no Linux

Conte aí nos comentários o que você achou dessa dica e também diga se você já está usando o Steamplay.

Um forte abraço e até a próxima.

Talvez Você Também Goste
As extensões resolverão a "falta de desktop" no GNOME?
Continue lendo

As extensões resolverão a “falta de desktop” no GNOME?

Enquanto ambientes gráficos como KDE Plasma e Cinnamon Desktop estão ampliando cada vez mais as opções voltadas para o desktop, o GNOME vai na contramão desse movimento e abandona esse conceito, ao menos de forma nativa. A promessa é que essas funcionalidades voltem através de uma extensão chamada "Desktop Icons", além de toda uma família de extensões disponíveis que acrescentam funcionalidades, mas será que isso se resolve com uma extensão?