Linux MintNotícias

Desenvolvedores do Linux Mint anunciam renovação na Central de Aplicativos da Distro

Os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram que o Linux Mint 18.3, que ainda será lançado, deverá trazer uma versão renovada do “Gerenciador de Aplicativos”, isso deverá trazer um visual moderno para a aplicação.

O relatório de desenvolvimento mensal do Linux Mint trouxe algumas novidades interessantes sobre o futuro da distribuição. Atualmente nós temos o Linux Mint 18.2 como a última versão estável lançada, o próximo upgrade deverá ocorrer apenas depois de Outubro, ou seja, temos um bom tempo para esperar ainda, mas é possível que valha muito a pena!

Mais coisas deverão aparecer com o tempo, mas até o momento, o Linux Mint 18.3 deverá receber melhorias em seu tema, especialmente em algumas aplicações específicas, como o Gestor de Fontes de repositórios, que agora suportará GTK3 e monitores de alta resolução. 

O ambiente gráfico Cinnamon receberá suporte para hibernação com placas de vídeo híbridas. A tela de login, que foi mudada recentemente para o LightDM, deverá receber ainda mais opções de personalização, como a possibilidade de fazer login automático, assim como a possibilidade de esconder a lista de usuários disponíveis. Os indicadores do painel agora podem ser habilitados e desabilitados também e mostram dicas do que fazer em cada ação, além disso, a tela de login irá ter suporte para a ativação do numlock na inicialização.

A nova Central de Aplicativos

É claro que todas as melhorias são bem-vindas, mas eu dou um valor especial a esta em específico. A Central de Aplicativos do Linux Mint, ou “Gerenciador de Aplicativos”, como está no sistema, é um dos melhores componentes do Linux Mint e merecia mais atenção.

Novo MintInstall Linux Mint 18.3
Novo conceito da Central de Aplicativos

Apesar de muito funcional, seu visual não mudava há muito anos e já estava ultrapassada, especialmente no quesito visual. Os desenvolvedores informaram que o Linux Mint 18.3 deverá introduzir uma versão renovada desta aplicação, com um novo Design, que lembra um pouco mais os conceitos de lojas de sistemas operacionais móveis, como o Android e o iOS, o design em si, segundo eles, foi inspirado também no GNOME Software, que costuma acompanhar as distros que usam o GNOME Shell.

Para se ter uma noção, aqui podemos comparar com aparência atual do MintInstall (Gerenciador de Aplicativos):

Linux Mint

A mudança pode parecer sutil, mas certamente fará diferença. Infelizmente a imagem anterior a esta última é a única até agora que eu consegui encontrar que mostra um pouco da nova Central de Aplicativos, eu realmente gostaria de ver como ficará o grid de aplicativos e as categorias, se teremos uma espécie de banner também, enfim, gostaria de ver o design por completo, assim como eu acho que você também gostaria, mas infelizmente nada foi liberado até o momento.

Além do design, é importante para o Mint, ter um cuidado maior na inclusão de novos pacotes no repositório, esse é um dos principais diferenciais do Deepin atualmente, além do visual, que parece ser a grande distro concorrente do Linux Mint para usuários domésticos.

O que você achou desta prévia? Você também achava que estava na hora de uma renovação? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo e assine o feed do blog também, assim quando tivermos novidades você receberá no seu e-mail no resumo diário.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!