Desenvolvedores do Linux Mint anunciam renovação na Central de Aplicativos da Distro

Desenvolvedores do Linux Mint anunciam renovação na Central de Aplicativos da Distro

Os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram que o Linux Mint 18.3, que ainda será lançado, deverá trazer uma versão renovada do “Gerenciador de Aplicativos”, isso deverá trazer um visual moderno para a aplicação.

O relatório de desenvolvimento mensal do Linux Mint trouxe algumas novidades interessantes sobre o futuro da distribuição. Atualmente nós temos o Linux Mint 18.2 como a última versão estável lançada, o próximo upgrade deverá ocorrer apenas depois de Outubro, ou seja, temos um bom tempo para esperar ainda, mas é possível que valha muito a pena!

Mais coisas deverão aparecer com o tempo, mas até o momento, o Linux Mint 18.3 deverá receber melhorias em seu tema, especialmente em algumas aplicações específicas, como o Gestor de Fontes de repositórios, que agora suportará GTK3 e monitores de alta resolução. 

O ambiente gráfico Cinnamon receberá suporte para hibernação com placas de vídeo híbridas. A tela de login, que foi mudada recentemente para o LightDM, deverá receber ainda mais opções de personalização, como a possibilidade de fazer login automático, assim como a possibilidade de esconder a lista de usuários disponíveis. Os indicadores do painel agora podem ser habilitados e desabilitados também e mostram dicas do que fazer em cada ação, além disso, a tela de login irá ter suporte para a ativação do numlock na inicialização.

A nova Central de Aplicativos

É claro que todas as melhorias são bem-vindas, mas eu dou um valor especial a esta em específico. A Central de Aplicativos do Linux Mint, ou “Gerenciador de Aplicativos”, como está no sistema, é um dos melhores componentes do Linux Mint e merecia mais atenção.

Novo MintInstall Linux Mint 18.3
Novo conceito da Central de Aplicativos

Apesar de muito funcional, seu visual não mudava há muito anos e já estava ultrapassada, especialmente no quesito visual. Os desenvolvedores informaram que o Linux Mint 18.3 deverá introduzir uma versão renovada desta aplicação, com um novo Design, que lembra um pouco mais os conceitos de lojas de sistemas operacionais móveis, como o Android e o iOS, o design em si, segundo eles, foi inspirado também no GNOME Software, que costuma acompanhar as distros que usam o GNOME Shell.

Para se ter uma noção, aqui podemos comparar com aparência atual do MintInstall (Gerenciador de Aplicativos):

Linux Mint

A mudança pode parecer sutil, mas certamente fará diferença. Infelizmente a imagem anterior a esta última é a única até agora que eu consegui encontrar que mostra um pouco da nova Central de Aplicativos, eu realmente gostaria de ver como ficará o grid de aplicativos e as categorias, se teremos uma espécie de banner também, enfim, gostaria de ver o design por completo, assim como eu acho que você também gostaria, mas infelizmente nada foi liberado até o momento.

Além do design, é importante para o Mint, ter um cuidado maior na inclusão de novos pacotes no repositório, esse é um dos principais diferenciais do Deepin atualmente, além do visual, que parece ser a grande distro concorrente do Linux Mint para usuários domésticos.

O que você achou desta prévia? Você também achava que estava na hora de uma renovação? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo e assine o feed do blog também, assim quando tivermos novidades você receberá no seu e-mail no resumo diário.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Debian cria página para detalhar as suas derivações
Continue lendo

Debian cria página para detalhar as suas derivações

O Debian é uma das distribuições que mais originou outros projetos, só para citar alguns exemplos, podemos colocar em uma pequena lista o Kali Linux, Ubuntu, SteamOS, Tails, entre muitos, muitos outros! O Debian, não como "pai de todos", mas de muitos, decidiu catalogar os seus "filhos."