Quais as distros Linux e os ambientes gráficos mais utilizados no Brasil?

Se tem uma tarefa que poderia receber o codinome de “missão impossível” é catalogar o Linux, mas nós vamos tentar captar uma amostra aqui no blog para conhecermos melhor o nosso público e os seus gostos também.

Pesquisa de usuários Linux do Brasil


Não é a primeira vez que a gente tenta fazer este levantamento, afinal, é sempre interessante fazer comparações para ver se as coisas mudam ao longo do tempo, mas desta vez vamos ir um pouco mais além para sabermos como o Linux é utilizado pelo nosso público.

No dia 8 de Fevereiro de 2015, eu publiquei o seguinte vídeo do canal do blog no YouTube, talvez seja interessante você dar uma olhada, ele contém o resultado na nossa pesquisa na época:
Para fins comparativos, no dia 22 de Novembro deste ano eu comecei uma nova enquete sobre o mesmo tema no nosso grupo no Facebook, ele ficou em destaque por alguns dias e tivemos pouco mais de 1000 votos em todas as categorias, temos logo abaixo o TOP 10 interfaces gráficas segundos os integrantes do nosso grupo no Facebook:
Top 10 interfaces do Linux
A proposta da enquete simplesmente pedia para que as pessoas marcassem a interface gráfica de preferência, independente da distribuição Linux que utilizasse.
Para refinar um pouco mais a nossa pesquisa e não limitar somente aos nossos leitores frequentes e integrantes que fazem parte do nosso grupo, vamos publicar a enquete aqui.
Contamos com a sua participação de duas formas. Primeiro de tudo, resposta de forma honesta as perguntas, não é necessário se identificar, e segundo, compartilhe essa enquete para outras pessoas, outros grupos, distros diferentes, fóruns que você participe, a ideia é atingir o maior número de pessoas possível, sejam elas leitoras do blog ou não.
Caso você não consiga acessar o formulário, clique aqui. Assim que tivermos um número significativo de votos, vamos fazer um vídeo falando sobre o assunto e compilando o resultado para vocês.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.