Sistemas operacionaisAplicativos

Ainda vale a pena usar o Spotify Web Player App para Linux?

Utilizado por mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo, o Spotify é um dos streamings de conteúdo mais famosos disponíveis atualmente, oferecendo a seus usuários conteúdos como músicas e podcasts, alguns deles exclusivos do serviço.

Ele está disponível para uso em várias plataformas, como Android, iOS, macOS, Windows, Linux e sistemas operacionais de televisores, além de possuir uma versão web que pode ser utilizada em qualquer navegador.

Há alguns anos, o Web Player do Spotify era uma das melhores opções para utilizar o serviço no Linux, mas será que atualmente ainda é interessante utilizar essa versão ao invés de algum aplicativo instalado no sistema? Vamos falar um pouco sobre isso no artigo de hoje.

O Spotify Web Player

Web Apps estão por toda a parte, seja em uma suíte de escritório, aplicativos para anotações e até mesmo reprodutores de mídia. Atualmente, este tipo de aplicação é tãoutilizado quanto aplicativos instalados localmente, seja para economizar armazenamento, ou centralizar várias tarefas no navegador.

Embora o Spotify possua instaladores para vários sistemas operacionais, inclusive uma versão oficial para Linux, através do formato de empacotamento Snap, vários usuários são adeptos da versão Web do reprodutor de mídia, seja por costume, ou conforto.

image 49

Um dos fatores que auxiliam no uso do software em sua edição para Web, é que a interface ser idêntica à versão instalável para computadores, inclusive, não há uma perda significativa de recursos como atalhos para alternar entre faixas e pausar a mídia reproduzida.

image 48

Acessar o WebApp do Spotify é uma tarefa relativamente simples, bastando apenas você possuir um navegador de internet instalado, acesse o site do Spotify Web Player e realize login em sua conta do serviço.

Instalando o Spotify localmente

O Spotify conta com versões oficiais que podem ser instaladas nos mais variados sistemas operacionais e podem conter algumas mudanças significativas, além de oferecer recursos indisponíveis no Spotify Web Player.

O aplicativo oficial do Spotify

O Spotify é oficialmente disponibilizado para Linux através da tecnologia Snap, esta foi uma escolha da própria desenvolvedora que visa entregar seu produto para as centenas de distribuições Linux presentes no mercado, uma vez que o suporte a este formato pode ser instalado em qualquer distribuição.

image 47

Por se tratar da aplicação oficial, ele oferece todos os recursos disponíveis no Spotify, como integração com o sistema através de atalhos e notificações, além do suporte a download de suas músicas e podcasts, recurso este indisponível no Web Player.

Você pode instalá-lo procurando pela loja de aplicativos de sua distribuição, caso a mesma suporte pacotes snap, ou utilizar o seguinte comando no terminal:

sudo snap install spotify

Spotify “oficial” em Flatpak

Como existem diversas pessoas que não curtem a tecnologia snap para utilizar seus softwares favoritos, a comunidade re-empacotou o Spotify no formato flatpak que está disponível para download através do repositório Flathub.

image 46

Ele é o mesmo aplicativo disponibilizado com a tecnologia da Canonical, contendo os mesmos recursos que a versão oficial apresenta, porém, como os flatpaks são mais maleáveis, é possível até mesmo customizar sua aparência através do Spicetify.

Você pode instalá-lo procurando pela loja de aplicativos de sua distribuição, caso a mesma suporte o formato flatpak, ou utilizar o seguinte comando no terminal:

flatpak install flathub com.spotify.Client

Spot, o spotify minimalista

Outra alternativa para você utilizar o Spotify em sua distribuição Linux é através do software Spot.

image 45

Ele é uma opção menos completa se comparada ao aplicativo oficial do Spotify, porém, é bastante competente cumprindo sua função principal, reproduzir as músicas, sem oferecer uma interface poluída aos usuários.

Temos um artigo no blog onde falamos um pouco mais sobre essa aplicação e o seu processo de instalação.

Com tantas opções para Linux, o Spotify Web Player ainda vale a pena?

Existem diversas opções de aplicativos do Spotify que podem ser instalados localmente, e isso nos leva a uma dúvida, será que ainda vale a pena usar o Spotify Web Player App para Linux? E como sempre, a resposta é depende.

Se você deseja manter um workflow cada vez mais minimalista, possui um hardware fraco, pouco espaço para armazenamento ou simplesmente não liga para o recurso de download de músicas offline, o Spotify Web Player será a solução perfeita para seu caso.

Bem, se você gosta de ter algumas músicas baixadas em seu computador e não goste de utilizar aplicações através do navegador, instalar uma aplicação local do Spotify pode ser o ideal para você.

Qual sua forma preferida de utilizar o Spotify? Já experimentou o Spotify Web Player? 

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    Aplicativos

    KeePassXC 2.7.7 suporta Passkeys e importa senhas de outros gerenciadores