Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana a gente tem boas novidades para os fãs do lado KDE Plasma da força, contamos um pouco sobre o Zeenix, o “Steam Deck brasileiro”, um Linux que funciona como um aplicativo para Android, novos projetos open source da Apple e mais!
Linux + Android = Lindroid
Já pensou em rodar uma distribuição Linux “tradicional” no seu smartphone? Embora existam algumas orientadas a este mercado, elas são poucas opções, geralmente com uma lista de compatibilidade bem reduzida.
Existe um novo projeto no mercado chamado Lindroid, que quer permitir rodar um Linux tradicional, assim como o que você pode ter no seu PC, mas como um aplicativo de celular. Basicamente, é uma distribuição Linux rodando em um contêiner, com acesso direto ao hardware, incluindo aceleração de vídeo.
Um dos desenvolvedores fez um paralelo de que é como se fosse um “Waydroid” reverso, e ele mostrou o Debian 12 rodando em um tablet Xiaomi Pad 6. O projeto continua em estágio muito inicial, mas para os mais curiosos, e que querem ajudar no desenvolvimento, o código já está disponível lá no GitHub.
Apple publica novos projetos de código aberto
Quando o assunto é código aberto, uma empresa que a gente definitivamente não pensa logo de cara, é a Apple. Mas curiosamente, ela publica uma série de projetos open source. O Swift, linguagem de programação utilizada nos aplicativos de iOS e macOS, e o WebKit, motor do navegador Safari, e inclusive do GNOME Web, são alguns exemplos.
Recentemente, a Apple atualizou o seu repositório no Hugging Face, e adicionou mais 20 novos projetos de código aberto. Para quem não conhece, a Hugging Face é uma plataforma focada em hospedar projetos de inteligência artificial.
As publicações têm objetivos variados, mas entre eles você pode encontrar ferramentas para classificar imagens, para fornecer estimativas sobre profundidade e até para segmentação semântica. Como já deve ter dado para perceber, são proposta consideravelmente técnicas, mas caso você queira conferir, está tudo disponível publicamente.
KDE Plasma 6.1 lançado
O KDE Plasma trouxe uma nova versão, a 6.1. Esse é o primeiro lançamento após o Plasma 6, vindo para trazer uma série de correções, melhorias, e como sempre, novas funcionalidades.
Uma das coisas que os usuários mais gostam no Plasma, é a sua possibilidade de customização, e no 6.1 isso está ainda melhor. O Edit Mode recebeu algumas modificações visuais, deixando mais claro o que está acontecendo, para evitar qualquer tipo de edição acidental.
Em sessão Wayland, o Plasma 6.1 conta uma funcionalidade de aplicativos persistentes, assim como existia no XOrg. Isso quer dizer que se você tiver uma sessão aberta com vários aplicativos abertos em lugares diferentes da tela, quando você desligar e ligar o computador de novo, o sistema lembrará exatamente quais aplicativos estavam abertos, e a posição deles na tela.
Para quem utiliza um teclado com iluminação RGB compatível, agora você poderá sincronizar o accent color do seu sistema, com a cor do RGB do seu teclado.
Como sempre, para receber essas novidades, tudo depende da distribuição que você estiver utilizando. Em distros mais bleeding edge, é possível receber a atualização nos próximos dias, isso se já não tiver recebido, mas em outras distribuições com lançamentos pontuais, como o Kubuntu, você terá que esperar pelo próximo lançamento.
Beta do Linux Mint está chegando
Um projeto que logo deve receber grandes novidades é o Linux Mint. O beta da distro ainda não foi anunciado, mas está bem próximo, já que foram iniciados os testes das ISOs do sistema.
Caso o teste tenha um resultado positivo, o caminho estará liberado para que a equipe do sistema libere a versão beta do Mint 22. Se não, farão as correções necessárias e gerarão uma nova ISO de testes.
De qualquer maneira, é bem provável vejamos algum tipo de anúncio nas próximas semanas, e o Mint 22 promete ser uma grande atualização. Vamos aguardar.
Flathub passa de 2 bilhões de downloads
O Flathub, loja de aplicativos em flatpak, está cada vez fazendo mais sucesso. Recentemente, a loja passou da marca de 2 bilhões de downloads!
Além disso, outros números interessantes para apontar: no momento, eles contam com mais de 2600 aplicativos disponíveis, e o Brasil está em terceiro lugar entre os países mais populares da plataforma, com mais de 187 milhões de downloads, superado apenas pelos Estados Unidos e Alemanha.
Quando acessamos o gráfico de categorias, fica muito claro o motivo desse sucesso todo: a categoria mais popular é a de jogos, e isso se deve ao fato do Steam Deck vir de fábrica com o Flathub ativado.
Tectoy Zeenix
Falando em Steam Deck, em breve teremos uma alternativa ao console da Valve fabricado em terras brasileiras. A Tectoy, empresa super popular nos anos 90 pelo Mega Drive, anunciou que entrará nesse mercado, e lançará dois PCs gamers portáteis: o Zeenix Lite, e o Zeenix Pro.
A versão lite conta com um processador Athlon 3050e, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD, tendo como foco jogos mais leves e cloud gaming. Já o Zeenix Pro, vem com um Ryzen 7 6800U, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD.
Se você está sentindo alguma familiaridade com o visual, é porque o Zeenix de fato é uma versão brasileira do AYN Loki, um PC portátil famoso da China. Ainda não sabemos o preço do Zeenix no Brasil.
Jogo em promoção na semana
Em busca de um jogo para relaxar? A recomendação de hoje é para você!
A Little to the Left é um jogo de quebra-cabeça onde você precisa separar, empilhar e organizar uma série de coisas diferentes, em um ambiente bem aconchegante. Para quem curte deixar tudo organizado em padrões, esse jogo é perfeito!
O título está com 40% de desconto no Steam, custando R$ 25, mas corre que a promoção acaba hoje! Ele roda no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, e está com um ranking Platina no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!