Lindroid: o projeto que quer rodar distros Linux no Android
Notícias

Lindroid: o projeto que quer rodar distros Linux no Android

Que o Android é a distro Linux mais famosa de todas, isso não e novidade, entretanto, a forma como o Google construiu o sistema não conversa bem com outras distros, nem com aplicações típicas do universo Linux. Então que tal rodar alguma distro Linux no Android como se fosse um aplicativo, para aproveitar todo o poder do terminal, abrir seu flatpak favorito ou até mesmo rodar um servidor móvel? Essa é a proposta do Lindroid!

O Lindroid está apenas começando

Em um recente anúncio, ficamos sabendo que dois desenvolvedores, Erfan Abdi e Luka Panio, estão criando um projeto denominado Lindroid, para rodar sua distro Linux favorita no Android, como se fosse um aplicativo. A distro roda num contêiner e acessa diretamente o hardware, inclusive a aceleração de vídeo, para apresentar o máximo desempenho durante o uso de aplicações.

Eles chamam a iniciativa de um “Waydroid reverso”, o Lindroid utiliza preferencialmente o Wayland com o Kwin como servidor gráfico, embora estejam trabalhando também no suporte ao Wayland.

Foi publicado no X, uma captura de tela de um tablet Xiaomi Pad 6 rodando o Debian 12, desmontando a tela do menu de configurações, que indica que todo o hardware está sendo reconhecido.

Lindroid: o projeto que quer rodar distros Linux no Android 1

Na publicação, ainda demonstraram capturas de telas de dispositivos móveis rodando o Ubuntu Touch, Droidian e o Plasma Mobile, com suporte a múltiplas telas e compatibilidade ao modo desktop do Android.

O Erfan declarou que embora ainda não tenha testado como está o desempenho do Wine e do Proton em seu projeto, ele pretende viabilizar o uso das camadas de compatibilidade de softwares de Windows no Linux.

Por enquanto, o projeto segue em estágio inicial, na fase de “funciona na minha máquina”, segundo Erfan, ainda é bem complicado conseguir rodar a aplicação, eles pretendem simplificar o procedimento, mas provavelmente publicarão uma documentação antes disso, de modo a cultivar uma comunidade capaz de ajudá-los. De toda maneira, o Lindroid demandará permissões profundas de acesso ao hardware, exigindo que o usuário faça o root do aparelho. 

Uma vez que o Android padrão não foi pensado para dividir os recursos computacionais com outros sistemas rodando em paralelo, pode ser uma boa ideia instalar uma versão mais minimalista.

A intenção é lançar o Lindroid sob o projeto LibreMobileOS, com o nome Ulmo, trazendo o Ubuntu como distro base. O projeto, inclusive, já foi apresentado num evento da Volla Phone, uma fabricante de smartphones com foco em privacidade, amigáveis ao Linux.

Conheça mais sobre o Volla Phone, neste artigo que publicamos ainda no início do projeto!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!